TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Escopo em Projetos - Viagem à Paris

Por:   •  21/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 6

Planejamento do escopo do projeto viagem a Paris

etapa 1

Documentação dos requisitos do projeto

Controle de versões

Versão

Data

Autor

Notas da revisão

1.0

14/02/2020

Janaina Azevedo

Objetivos da documentação dos requisitos

Os requisitos é um componente presente no produto ou serviço, e a partir dos requisitos é que o gerente do projeto irá iniciar seu trabalho, devendo sempre ser cumprido para que atinja o sucesso do projeto e sempre devem ser documentados porque demonstram as necessidades do cliente e das partes interessadas.

Tem como objetivo ajudar o gestor com técnicas para concluir um projeto com sucesso, ter controle do que deve ser feito ou o que esta sendo feito, ou seja, os requisitos são a base para futuras decisões do projeto, e devem ser expressados de forma clara, detalhada, consistente, compreensível, mensurável e rastreável.

Para o PMBOK, “O controle do escopo do projeto, assegura que todas as mudanças solicitadas e ações coletivas ou preventivas recomendadas sejam processadas através do processo Realizar o Controle Integrado de Mudanças” (PMBOK 6° edição).

Ou seja, também é importante para controlar as mudanças quando ocorrem no escopo, monitorando para evitar aumento nos custos e recursos, este controle é obrigatório para todos os projetos.

Segundo o PMBOK, “A documentação dos requisitos é usada para detectar qualquer desvio no escopo acordado para o projeto ou produto” (PMBOK 6° edição).

Requisitos documentados

ID

Requisito

Proprietário

Fonte

Prioridade

Status

Data

Código

Descrição

Solicitante do requisito

Documentação do requisito

Relevância do requisito

  • ativo;
  • cancelado;
  • adiado ou
  • aprovado.

NC1

Grupo de 100 pessoas com destino à Paris.

Agência de viagens e Gerente de Projetos

TAP

M

Ativo

14/02/2020

NC2

20 dias disponíveis no início de julho/2020

Agência de viagens e Gerente de Projetos

TAP

M

Ativo

14/02/2020

RT1

Contratação de Gerente de Projetos que siga as ferramentas e ténicas do PMBOK 2013

Clientes e partes interessadas

ATA

M

Ativo

14/02/2020

RF1

Realizar visitas à museus, monumentos históricos, igrejas e lojas

Clientes e partes interessadas

TAP

M

Ativo

14/02/2020

RF2

Avaliação de Satisfação

Gerente de projetos

ATA

S

Ativo

14/02/2020

N3

Investir no máximo R$25.000,00      (por pessoa).

Clientes e partes interessadas

TAP

M

Ativo

14/02/2020

Aprovações

Participante

Assinatura

Data

etapa 2

Documentos de especificação do escopo do projeto

Técnicas

As técnicas servem para auxiliar o gerente de projetos para criação do escopo e para que o projeto se inicie de forma acertiva, evitando dúvidas ou falta de informações. Então escolhi como técnicas utilizar: Reuniões; Opinião especializada e Análise de dados (Análise de custo-benefício). 

Justificativa

Reuniões: Nas reuniões é onde desenvolvemos o plano e identificamos as necessidades dos clientes coletando informações, e entendemos seus reais objetivos com essa viagem, assim podemos alcançar com mais facilidade o sucesso no projeto.

Opinião especializada: Essa ténica consiste em uma contratação de indivíduos com expertise na área de viagens internacionais com os requisitos informados pelos clientes

Análise de custo-benefício: É uma análise financeira, que mede os pontos fortes e fracos das alternativas disponíveis, com intuito de definir a melhor alternativa para elaborar o projeto. Irá ajudar o Gerente de Projetos à escolher se o planejado é a melhor opção para o custo do projeto.

Controle de versões

Versão

Data

Autor

Notas da revisão

Descrição do projeto (incluindo o produto)

O projeto tem como realização de sonhos que é patilhado por um grupo de 100 amigos (1) onde todos querem conhecer Paris. A viagem terá duração de 20 dias, será no início do mês de julho de 2020, preço individual de aproximadamente R$ 25.000,00 (2), contará com roteiros e serviços já definidos (3), hotéis padrão 4 estrelas, cotações para contratação de fornecedores, deve ser controlado por um gerente de projetos que siga as ténicas e práticas do PMBOK 2013 (4), será feito visitas à museus, monumentos históricos, igrejas e lojas, deverá ter uma reunião e confraternização para troca de recordações e momentos, e para responderem uma avaliação de satisfação (5).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (286.9 Kb)   docx (814.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com