TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Processos

Por:   •  16/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.559 Palavras (11 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

  Metodologia para Gestão de Processos de Negócios - BPM 

 MGPN Rev.00

Elaboração: Escritório de Processos

Aprovação: Diretor Superintendente

Em vigor a partir de:

Controle de revisão

Revisão

Data

Item

Descrição das alterações

00

1

Emissão Inicial

Elaborado por:

Visto:

Verificado por:

Visto:

Aprovado por:

Visto:

Data

SUMÁRIO

1.        OBJETIVO        3

2.        INTRODUÇÃO        4

3.        DEFINIÇÕES        5

4.        FERRAMENTA DE APOIO AO MAPEAMENTO E AO REDESENHO DOS PROCESSOS – VISIO E POWER POINT        6

5.        METODOLOGIA PARA MAPEAMENTO E REDESENHO DE PROCESSOS        6

6.        EQUIPES DE PROCESSOS        9

7.        CICLO DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO        10

8.        CADEIAS DE VALOR DAS ATIVIDADES DE BPM        10

8.1.        PROCESSOS RELACIONADOS A PLANEJAR AÇÕES DE BPM        10

9.        HIERARQUIA DE PROCESSOS        13

10.        ESTRUTURA DA DOCUMENTAÇÃO DE PROCESSOS        14

11.        COMO LEVANTAR E MODELAR PROCESSOS        15

  1. Objetivo

O documento “Metodologia BPM” tem por objetivo estabelecer o padrão de arquitetura para a gestão de processos de negócio do SEBRAE-MG.

É recomendável que o documento seja revisado em período apropriado e estabelecido pela Equipe de Processos, visando atualizar as modificações introduzidas na forma de atuação da gestão dos processos de negócio.

A metodologia sugerida permitirá estruturar os trabalhos, que serão desenvolvidos pela gestão de processos de negócio, promovendo a busca permanente da qualidade.

Como forma de organizar a base de processos da instituição criou-se uma arquitetura que contempla a estruturação da base da gestão de processos, o padrão de modelos, o padrão de objetos e os detalhamentos necessários para o negócio do SEBRAE-TO.

  1. Introdução

A Metodologia para Gestão de Processos propõe uma forma sistemática para implementação dos objetivos estratégicos do SEBRAE-MG, visando promover o alinhamento da estratégia do SEBRAE-MG às Unidades, por meio do desdobramento dos indicadores estratégicos em resultados para as Unidades.

Diante deste contexto, a expectativa é que com a análise, revisão adequada e melhoria dos processos, a estratégia do SEBRAE-MG tenha alcançado todos os níveis da empresa.

O uso desta metodologia possibilita a reflexão de maneira estruturada sobre as práticas do dia a dia, facilitando a compreensão por todos da instituição. A premissa básica é que impere um clima de confiança organizacional, estimulado pela compreensão e comunicação.

A implementação de melhorias e inovações nos processos cria condições para que o SEBRAE-MG se adapte com maior eficiência e agilidade, proporcionando respostas rápidas e inovativas.  Para tanto, é necessário o engajamento individual das pessoas, a partir do conhecimento que se deseja de cada colaborador em termos de performance de execução. Todos precisam saber como atingir o objetivo global, através de suas tarefas individuais, proporcionando um ambiente de colaboração.

O conceito de Gestão de Processos (também entendida por “BPM - Business Process Management”) tem implicações que ajudam a colocar os principais temas de processos em perspectiva, onde podemos entender que é uma prática de gestão que fornece ao ambiente de processos do negócio governança, objetivando a melhora na agilidade e na performance operacional.

Para que as pessoas saibam como fazer é necessário treinamento e educação, não há desenvolvimento de processos se não houver o desenvolvimento das pessoas. Através da formação e desenvolvimento de facilitadores em Gestão de Processos e a divulgação desta metodologia, pretende-se desenvolver a competência no assunto e alcançar a motivação de seus colaboradores, para que a visão de uma administração mais ágil e pró-ativa seja consolidada com uma gestão integrada, moderna e racional, respeitando os valores organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (503.1 Kb)   docx (190.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com