TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Resultados

Por:   •  24/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.831 Palavras (20 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 20

3 IDEIA CENTRAL DO TEMA

A importância do gerenciamento de resultados é permitir ao profissional administrativo a capacidade de resolver problemas do dia a dia, reduzir as sobrecargas dos supervisores e gerentes, garantir resultados em seus processos, cumprir prazos, serviços de qualidade e trazer melhorias para a organização.

Desta forma, o tema é seguido pela seguinte expressão "arrumar a casa", ou seja, melhorar o seu gerenciamento da rotina do trabalho no dia-a-dia, que consiste em fazer com que as pessoas exerçam suas funções da melhor maneira possível, utilizando um método de padronização perfeita, evitando que ocorram anomalias. Para um bom gerenciamento é necessário existir uma padronização, saber lidar e eliminar as anomalias e monitorar os resultados.

O padrão é um instrumento utilizado para a execução de trabalhos, para que cada um tenha condição de assumir a responsabilidade pelos resultados de seu trabalho.

As anomalias são eventos que fogem do normal dentro de uma organização, ou seja, não agregam valor. Podemos entender como anomalias, a quebra de um equipamento, refugos, retrabalhos, insumos de especificação, reclamações de clientes, vazamentos de qualquer natureza, paradas de produção por qualquer motivo, atrasos nas compras, erros nas faturas, erros de previsão de vendas, etc.

Para monitorar os resultados de um processo, deve-se estabelecer um plano de ação, através do método PDCA, começando por aquilo que está causando mais problemas.

4 GERENCIAMENTO DE RESULTADOS NA VISÃO DE FALCONI

4.1 COMO CRIAR INDICADORES

4.1.1 Entenda seu trabalho

4.1.1.1 O que é uma empresa

Empresa é uma organização de seres humanos que trabalham para facilitar a sobrevivência dos outros seres humanos, em última instância esta é a missão de todas as empresas.

Falconi (2002) explica que a única razão pelo qual você trabalha é porque alguém precisa do resultado do seu trabalho. No final das contas, nós todos trabalhamos para ajudar-nos mutuamente a sobreviver.

Para atender a necessidade de sobreviver, o ser humano ser organiza em indústrias, hospitais, escolas, etc. Sendo assim o objetivo do trabalho humano é atender as necessidades daqueles que precisam do resultado do seu trabalho.

Falconi (2002) afirma que o trabalho humano satisfaz necessidades de pessoas, ele agrega valor. Agregar valor é agregar satisfação ao seu cliente. O cliente só paga por aquilo que, na sua percepção tem valor.

O cliente aprecia as características do produto, acredita-se então que o número aumentado de características de um produto aumenta o valor agregado.

4.1.1.2 Como é conduzido o trabalho dentro de uma empresa

Conduzido por pessoas dentro de uma organização hierárquica exercendo funções e ocupando posições em cargos.

É dividido em quatro tipos de função: operação, supervisão, gerenciamento e direção. Estas quais são classificadas em duas categorias: funções operacionais e funções gerenciais.

Falconi (2002), explica que a organização hierárquica pode e deve mudar:

1. Pelas modificações do mercado;

2. Pelo crescimento dos seus empregados, por meio da educação e treinamento;

3. Pela influência da tecnologia da informação;

4. Pelas mudanças mercadológicas;

5. Pela influência da cultura local;

6. Pela influência das pessoas, etc.

Para se adaptar a fatores internos e externos a organização hierárquica deve mudar constantemente ao longo de sua vida, mas as funções ainda serão as mesmas. Pode variar o tempo gasto de cada função ao longo dos anos, porém todas as funções sempre existirão.

4.1.1.3 Qual o tipo de trabalho em cada função

Falconi (2002), explica que gerenciar é estabelecer novos padrões, modificar os padrões existentes ou cumprí-los. A padronização é o cerne do gerenciamento.

Gerenciar é atingir metas, para atingir metas de melhoria é necessário determinar novos padrões ou modificar padrões existentes. Para conseguir atingir metas padrão é necessário cumprir os padrões existentes.

Funções operacionais ocupam a maior parte do tempo das pessoas de uma empresa e são centradas na padronização. Falconi (2002), defende que não pode haver nada mais importante.

Se há muitas anomalias, as pessoas gastam o tempo com intenção de combater a situação anormal, atrapalhando o foco de atingir metas. A empresa entregue as anomalias, não agrega valor ao produto.

Funções de gerenciamento, supervisão e operação tem como ação eliminar as anomalias. Falconi (2002), explica que Anomalias, são quebras de equipamento, qualquer tipo de manutenção corretiva, defeitos em produto, refugos, retrabalhos, insumos fora de especificação, reclamações de clientes, vazamentos de qualquer natureza, paradas de produção por qualquer motivo, atrasos nas compras, erros em faturas, erros de previsão de vendas, etc. Em outras palavras: são todos os eventos que fogem do normal.

Anomalias não agregam valor, pelo contrário agregam custos para empresa, por isso a importância de eliminar anomalias (custos), para a empresa conseguir aumentar sua produtividade. Reduzindo as anomalias, trabalhos que não agregam valor são diminuídos. A ação de diminuir as anomalias está como papel principal do nível gerencial da empresa.

Falconi (2002) defende que a produtividade, e a competitividade são alcançadas por meio do conhecimento. Nada substitui o conhecimento.

Existem dois conhecimentos importantes:

1. Conhecimento gerencial;

2. Conhecimento técnico do trabalho.

A pessoa que exerce uma função que exige conhecimento, esta cresce como ser humano, agregando valor. Na função de operador, quanto mais conhecimento este obter, menos anomalias ocorrerão, menos trabalho para a supervisão.

Sendo assim, a supervisão terá mais tempo para analisar novas metas, uma vez que o trabalho do operador estiver padronizado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (253.1 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com