TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento Ágil

Por:   •  24/5/2022  •  Artigo  •  3.036 Palavras (13 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 13

GERENCIAMENTO ÁGIL: O Scrum além dos projetos de software

Resumo

A capacidade de reagir rapidamente às mudanças no ambiente de negócios depende da agilidade da organização. Basicamente, agilidade é o equilíbrio ideal entre as necessidades de estabilidade e o nível adequado de flexibilidade. Diante disso, o gerenciamento ágil de projetos (APM) tornou-se uma rota viável para o ambiente de negócios globalizado. Nesse sentido, este trabalho visa apresentar a utilização da metodologia Scrum de desenvolvimento ágil em diferentes projetos e evidenciar sua efetividade em diferentes ramos. O artigo conclui que, enquanto alguns estudiosos consideram o APM e o gerenciamento de projeto tradicional como antagônicos, um número significativo deles argumenta que os dois são complementares, e que embora a prática ágil tenha começado na área de desenvolvimento de software, e continue tendo ampla aplicação lá, todos os princípios são aplicáveis a outros tipos de projetos.

___________________________________________________________________

  1. Introdução

De acordo com uma abordagem tradicional de gerenciamento de projetos, os gerentes de projeto têm procurado planejar e antecipar todos os detalhes e necessidades possíveis antes da realização do projeto. Mas no ambiente de hoje de rápidas mudanças, em que a competição é global e as oportunidades são dinâmicas, a disciplina de gerenciamento de projetos precisa tornar as mudanças aceitáveis ​​para gerenciar projetos dinâmicos com sucesso (CIRIC et al., 2019).

A capacidade de reagir rapidamente às mudanças no ambiente de negócios depende da agilidade da organização. Embora tenha surgido como um conceito para desenvolvimento de software e projetos de TI, a agilidade hoje representa uma das vantagens competitivas básicas das organizações contemporâneas. Basicamente, agilidade é o equilíbrio ideal entre as necessidades de estabilidade e o nível adequado de flexibilidade. Diante disso, o gerenciamento ágil de projetos (APM) tornou-se uma rota viável para o ambiente de negócios globalizado (LOIRO et al., 2019).

O início do APM está associado ao Agile Manifesto, documento publicado em 2001 que reúne valores e princípios ágeis para o desenvolvimento de software. Enquanto que tradicionalmente os gerentes de projetos têm uma gestão estruturada e planejada, evitando mudanças de planos, o pressuposto do APM é se adaptar e responder às mudanças inevitáveis, foco na inovação contínua, adaptabilidade do produto, melhor tempo para o mercado, adaptabilidade de pessoas e processos, qualidade e resultados confiáveis. Ou seja, o APM depende mais da adaptação do processo e da metodologia de gerenciamento de projetos ao problema a ser resolvido (LOIRO et al., 2019).

O Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software muito popular, com ênfase na entrega de partes do projeto, ou produto, e ajustes rápidos conforme necessário  (CIRIC et al., 2019).

Como muitos outros tipos de projetos compartilham muitos dos desafios que o Scrum resolveu no desenvolvimento de projetos de software, o número de gerentes de projeto e especialistas em negócios que recomendam a implementação do APM para gerenciar projetos e equipes fora desta indústria está crescendo. O APM fornece às organizações a capacidade de lidar com o desenvolvimento dinâmico e as mudanças no ambiente de negócios e, portanto, é importante explorar a aplicabilidade do APM além do desenvolvimento de software e projetos de TI (LOIRO et al., 2019).

Diante disso, o objetivo deste trabalho é apresentar a utilização da metodologia Scrum de desenvolvimento ágil em diferentes projetos e evidenciar sua efetividade em diferentes ramos.

  1. Gerenciamento ágil de projetos

O gerenciamento ágil de projetos (APM), ou "métodos ágeis", consiste em uma abordagem de gestão de equipe e uma estrutura de produtividade que suporta o progresso contínuo e incremental nas prioridades de trabalho, mesmo diante de constantes mudanças. O APM tem suas origens nos processos ágeis de desenvolvimento de software, como XP, Cristal, Scrum etc., que são metodologias de trabalho baseadas na adaptabilidade a qualquer mudança como meio de aumentar as chances de sucesso de um projeto (HIDALGO, 2019).

O APM ganhou popularidade nos últimos anos, principalmente na indústria de software (Scrum Alliance, 2016), mas está progressivamente invadindo outros domínios (CIRIC et al., 2019). No final da década de 1990, as equipes de desenvolvimento de software começaram a aplicar métodos ágeis para a melhoria dos processos de programação, tornando-os mais contínuos e incrementais com base em princípios ágeis como adaptabilidade, autonomia pessoal e em grupo, modularidade e colaboração auto-organizada, conforme definido no Manifesto Ágil (Beck et al., 2001). O manifesto foi uma reação às fraquezas e rigidez das metodologias populares de produção de software baseadas em planos rígidos. Segundo Hidalgo (2019), a prática do APM inclui: o uso do conceito de "visão de projeto"; ferramentas e processos simples de comunicação; planejamento iterativo; desenvolvimento de atividades por meio de equipes autodirecionais; e frequentemente aplicando atividades de monitoramento e atualização do plano de projetos.

O APM é extremamente positivo para os empreendimentos quando aplicado corretamente. Ele traz vantagens para os clientes internos e externos, impacta em como o negócio é visto e tem a ver até com a atuação do gerenciamento. Segundo Loiro et al. (2019), os benefícios do APM são:

  1. Aumento do controle da qualidade: Enquanto que na gestão tradicional só há avaliação no início e no final do projeto, no APM é possível acompanhar tudo de maneira muito mais ampla graças às entregas incrementais. Eventualmente, isso significa uma qualidade maior, já que os problemas são identificados e resolvidos com facilidade.
  2. Diminuição de riscos: Com um controle maior, há menos probabilidades de que o projeto saia do caminho planejado, além de que há ampla adaptação às mudanças e às diferentes necessidades, o que aumenta as chances de que o projeto ofereça os resultados esperados.
  3. Ampliação da satisfação do cliente: Com entregas incrementais e comunicação robusta, a gestão ágil tem mais chances de atender às exigências dos clientes, tanto com o cumprimento de questões essenciais, como prazo e orçamento, quanto com a capacidade de se adaptar às necessidades,  inclusive àquelas que surgem durante o processo.
  4. Elevação do valor agregado: Projetos executados com o APM tendem a custar menos porque retrabalhos dificilmente serão exigidos, além de que a adaptabilidade do projeto evita gastos desnecessários. Além disso, também são finalizados com mais rapidez, uma vez que o desenvolvimento é iterativo e incremental, o que garante ainda que o resultado final atende bem às expectativas do cliente.

Apesar da crítica de alguns autores de que os princípios ágeis do manifesto são insuficientemente fundamentados e que as práticas e princípios do APM são somente adequado para pequenas equipes e não para projetos maiores, a maioria dos artigos revisados por pares e outros estudos empíricos destacam os benefícios da adoção de métodos ágeis. O uso crescente do APM se dá, principalmente, devido ao potencial de otimização da capacidade operacional do trabalho em equipe em ciclos curtos de implementação e à influência positiva exercida na dinâmica da equipe. Alguns outros benefícios documentados da adoção de métodos ágeis relacionam-se com a visualização e compartilhamento de progressos em tarefas, maximizando assim as possibilidades de sucesso em projetos em ambientes complexos e multidisciplinares (LOIRO et al., 2019; MORANDINI et al., 2021).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (305 Kb)   docx (207.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com