TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciando Projetos Produtos Acrum

Por:   •  3/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

atividade individual        

Matriz de atividade individual

Estudante:

Disciplina: Gerenciando projetos e produtos com Scrum

Turma:

Questão1

A Mayden foi capaz de obter benefícios rapidamente por meio do Scrum. Que razões você considera terem sido fundamentais para o sucesso dessa transição?

Há vários fatores que contribuíram para o sucesso descrito no estudo de caso da empresa Mayden. O primeiro deles, parte do reconhecimento do CEO de que a empresa não foi pelo caminho que oferecia aos clientes e não teve o sucesso esperado. A partir desta reflexão, podemos apontar outros fatores, tais como: o engajamento de membros da equipe; o entusiasmo para adotar o Scrum fomentado constantemente por um suporte técnico disponível e pela utilização de um coach; o incentivo para que membros da equipe buscassem por conta própria formações, informações e formas de implementação do Scrum; a constante utilização direcionada da forma correta de se utilizar o Srum, sem deixar que fossem alteradas etapas de sua estrutura de implementação e em sua rotina; o compromisso de todos os envolvidos com o processo de mudança; fornecimento de treinamento com suporte e, por fim, a utilização de um coach para todos os fatores apresentados anteriormente.

Questão 2

A Mayden optou por sprints de duas semanas. Que critérios normalmente são utilizados para decisão sobre o tamanho de sprints?

Inicialmente, para a definição de sprint é necessária uma reunião que define quais as metas que serão alcançadas a cada sprint. Dependendo da meta, o tempo de sprint é definido. No caso da Mayden, em específico, o tempo menor para cada sprint proporcionou maior dinamismo nas interações, visualização das entregas que auxiliaram a motivar ainda mais a equipe para seguir na metodologia proposta na Scrum.

Em reunião de planejamento, os desenvolvedores definem as metas e, em equipe, são definidas as tarefas para cada etapa. A partir do tempo estimado para definir as tarefas que compõem cada etapa do projeto o tempo de sprint é delimitado.

Questão 3

No caso, vimos que "Eldridge tinha experiência em manufatura enxuta e viu uma série de semelhanças significativas que ajudaram a apoiar a sua rápida aceitação do Scrum." Pesquise um pouco mais sobre o tema e explique o que Eldridge quis dizer com isso. Quais seriam as semelhanças do Scrum com a manufatura enxuta?

Segundo o estudo de caso, a Mayden é uma empresa que oferece serviços para melhorar as entregas de seus clientes que, no caso, encontram-se no setor de saúde. Devido à sua proposta e ao perfil de atendimento de seus clientes, eles precisam estar em constante diálogo com eles. Nesse sentido, seria esperado que, antes de conhecerem, se apropriarem e se proporem a usar a metodologia Scrum, eles se apoiassem na Manufatura enxuta (Lean Manufacturing). Isso é factível de reflexão pelo fato de ambas as formas de organização de entregas de projetos se basearem no foco no cliente, trabalho em equipe e em busca de aprimoramento contínuo de trabalho. Além disso, ambas as metodologias buscam redução de erros e redundâncias nas entregas com monitoramento frequente e acertos nas tarefas que garantem as entregas de cada etapa do projeto.

Questão 4

Algumas pessoas que atuam como coaches ágeis sugerem que não há necessidade de haver gerentes de projetos e argumentam que alguém que atuasse como scrum master (ou mesmo product owner) faria esse trabalho. Outras, por sua vez, sugerem que o fato de o Scrum não abordar o gerenciamento de projetos não elimina a necessidade de gerentes de projetos. Com qual dos posicionamentos você concorda? Justifique a sua resposta.

Tratando-se da implantação de Scrum em empresas e/ou projetos, a presença de um coach é fundamental para garantir a motivação e engajamento da equipe em aderir, implementar e visualizar as entregas geradas pela adoção do Scrum no projeto. O gerente do projeto atuaria em outras frentes, visualizando o todo, delimitando as entregas e fazendo a interlocução com o cliente que o deixariam com possíveis impossibilidades de atuar como coach do time.

Tratando-se de uma equipe que já conheça o método Scrum ou que tenha elementos que o conheçam de forma profunda, a presença de uma pessoa para desempenhar somente a função de coah torna-se dispensável, pois os resultados das entregas e o compartilhamento de experiências dentro do time farão este trabalho.


Questão 5

Se você fosse o agile coach mencionado por Cullingford, como montaria o plano de implantação do framework Scrum na sua empresa como um todo? Explique detalhadamente, utilizando algum modelo de escalada ágil para exemplificar. Justifique a razão da sua escolha.

Primeiro, dividiria o processo de implementação do Scrum realizaria um teste dividindo-o em 4 (quatro) etapas: Etapa de preparação, etapa de implementação do projeto Teste, etapa de avaliação do teste implementado com escalada do processo e etapa de continuidade e melhoria. Cada etapa está especificada abaixo:

ETAPA DE PREPARAÇÃO

  1. Buscar o comprometimento da liderança: é importante ter o comprometimento da alta direção da empresa e/ou do gerente do projeto de forma que esta pessoa compreenda e apoie a implementação do Scrum.
  2. Composição do time Scrum: Definição de quais pessoas irão desenvolver o papel do Scrum Master (articulador de todo o time), do Product Owner (gerente de todo o projeto) e quem são os membros do time de desenvolvimento.
  3. Formação do time em Scrum: Realização de treinamentos Scrum para toda a equipe e as partes interessadas. Assim seria possível a compreensão de todo o processo pela equipe garantindo que trabalhem de forma mais coesa.
  4. Seleção do projeto teste: Seleção de um projeto de tamanho pequeno ou médio para servir como teste para a implementação do Scrum objetivando a compreensão da equipe sobre o Scrum e buscando adesão, comprometimento e entusiasmo do time em aderir à proposta a partir dos resultados atingidos no projeto teste.

ETAPA DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO TESTE

  1. Início do Projeto Piloto: Após definição dos papéis de cada membro da equipe, o projeto selecionado para Teste é iniciado.
  2. Reuniões Diárias: Realização de reuniões diárias para o acompanhamento do progresso.
  3. Definição de Backlog do produto do projeto Teste: Criação e priorização um backlog de produtos, ou seja, quais são as metas a serem atingidas, em colaboração com o Product Owner.
  4. Elaboração do Sprint: Realização de reuniões de planejamento de sprint com o objetivo de definir o trabalho a ser realizado e o número de Sprints.
  5. Definição do tempo dos Sprints: Divisão do projeto Teste em sprints de 2 a 4 semanas cada.
  6. Revisões de Sprint: Após cada sprint, conduziria uma revisão para demonstrar o trabalho concluído. Isso auxilia no engajamento.
  7. Retrospectivas de Sprint: Realização de retrospectivas de cada etapa para identificar melhorias contínuas.

ETAPA DE AVALIAÇÃO DO TESTE IMPLEMENTADO COM ESCALADA DO PROCESSO

  1. Avaliação do projeto Teste: Avaliação dos resultados do projeto Teste e coletas de feedback.
  2. Adaptação do Processo: Com base no feedback, realização de ajustes no processo Scrum conforme necessário.
  3. Escalada Ágil do processo: Em reunião com o time, identificaria outros projetos adequados para escalada no uso do Scrum.
  4. Treinamento Adicional e compartilhamento de conhecimentos: Treino de novas equipes Scrum para os projetos em escalada e incentivo à troca de informações e melhorias práticas entre as equipes.

ETAPA DE CONTINUIDADE E MELHORIA

  1. Acompanhamento Contínuo: Manutenção do acompanhamento constante das equipes Scrum e dos projetos em execução.
  2. Melhorias Contínuas: Promoção de uma cultura de melhoria contínua por meio de retrospectivas regulares e a implementação de mudanças positivas.
  3. Expansão Gradual: À medida que a empresa se familiariza com o Scrum, utilizaria a metodologia para outros projetos e departamentos, sempre ajustando conforme necessário.
  4. Estabelecimento e monitoramento de Métricas de Desempenho: Seleção e utilização de métricas ágeis, com velocidade, para medir o progresso e a eficácia das equipes Scrum.

A adoção do framework Scrum em uma empresa pode ser justificada por várias razões: Entrega mais rápida ao cliente; Alta adaptação à mudança; Ênfase na transparência e visibilidade de todo o processo; Promoção de engajamento da equipe; Auxílio na identificação e redução de riscos; O método incentiva a melhoria contínua; Priorização de trabalho garantindo o foco no valor; Promove colaboração efetiva na equipe; Auxilia na obtenção de maior e mais constante satisfação do cliente e Melhor gerenciamento de recursos.

Referências bibliográficas

https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/lean-manufacturing-manufatura-enxuta/ Acesso em: 12 out. 2023.

https://www.linkedin.com/pulse/semelhan%C3%A7as-entre-lean-manufacturing-e-%C3%A1gil-com-scrum-colossetti/?originalSubdomain=pt Acesso em: 14 out. 2023.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (190.4 Kb)   docx (804.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com