TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO – CAMPUS SÃO ROQUE

Por:   •  24/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.613 Palavras (7 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO – CAMPUS SÃO ROQUE

Jonatan Rosa Ferreira

Ética do sistema financeiro: um estudo sobre os empréstimos consignados feitos por instituições bancárias terceirizadas.

São Roque

2021


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO – CAMPUS SÃO ROQUE

Jonatan

Ética do sistema financeiro: um estudo sobre os empréstimos consignados feitos por instituições bancárias terceirizadas.

Projeto apresentado na Graduação em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do campus de São Roque como requisito para ser aprovado na disciplina Metodologia do Trabalho Científico – MTCA6. Sob orientação do Prof. Dr. José Hamilton Maturano Cipolla

São Roque

 2021

Sumário

1.        Introdução        1

2.        Delimitação do Tema        1

3.        Justificativa        1

4.        Problema        2

5.        Hipótese        2

6.        Objetivos        2

6.1.        Objetivo geral.        2

6.2.        Objetivos específicos        3

7.        Referencial Teórico        3

7.1. Administração financeira.        3

7.2. Mercado financeiro.        3

7.3. Instituições financeiras.        4

8.        Metodologia        4

8.1.        Pesquisa de dados Secundários        5

9.        Considerações Finais        5

REFERÊNCIAS        6

  1. Introdução

Este trabalho visa analisar as responsabilidades das instituições sobre o empréstimo consignado realizados indevidamente para os aposentados e pensionistas, onde que irá abordar as questões como, a ética sobre o serviço oferecido, as responsabilidades sobre o serviço realizado indevidamente por terceiros que acabam lesando os aposentados e pensionistas.

  1. Delimitação do Tema

        

Este trabalho pretende abordar questões ligadas ao tema empréstimos consignados proporcionados aos aposentados ou pensionistas. Tal tema será abordado dentro das teorias da Administração focadas na gestão financeira.

  1. Justificativa

De acordo com o PROCON houve um aumento de 374% de reclamações contra o crédito consignado no ano de 2020, onde que as principais reclamações estão relacionadas a cobrança indevida, onde a maioria das reclamações foi por ter feito captação de clientes sem autorização (ASSESSORIA, 2020a).

O Procon-SP relata que houve um aumento nas demandas sobre o crédito consignado, o principal problema levantado sobre o assunto foi a cobrança indevida na comparação do ano de 2019 para 2020, onde que as reclamações tiveram um alta de 887%, comparando os anos relatados (ASSESSORIA, 2020b).

Em vista desses números de demandas no Procon, esse trabalho acredita ser relevante para a sociedade bem como para pesquisadores do tema, estudantes de administração, levantar as questões éticas sobre os empréstimos feitos sem consentimento dos aposentados e pensionistas, através dos conhecimentos da administração.


  1. Problema

Segundo pesquisa do Procon, houve um aumento de queixas contra crédito consignado, registrando um crescimento exponencial, cujos empréstimos feitos de maneira não regular teve aumento proporcional, no ano de 2020 (ASSESSORIA, 2020 a).

Este trabalho tem indícios de que alguns grandes bancos, por questões de custos operacionais e ou para ter maior capilaridade dos seus negócios, adotaram políticas de terceirização para a concessão de empréstimos consignados.

Sendo assim este trabalho busca averiguar quais as responsabilidades éticas dos bancos em empréstimos consignados, quando o aposentado ou pensionistas está sendo lesados por empresas prestadoras de serviços terceirizados?

  1. Hipótese

Este trabalho acredita que se levantar dados e historiá-los de modo a entender a participação dos diversos autores poderá encontrar uma avaliação para a questão ética relativa aos empréstimos consignados por terceirizados desta maneira levanta a seguintes hipóteses:

H1: as instituições financeiras foram éticas nesse processo

H2: as terceirizadas foram éticas nesse processo

H3: Ambas, terceirizadas e instituições financeiras incorreram negativamente em questões éticas.

  1. Objetivos

 

  1. Objetivo geral.

Este trabalho, tem como objetivo verificar se aplicando-se conhecimentos das teorias da administração pode-se esclarecer quais as responsabilidades éticas dos bancos, em respeito as fraudes sobre os aposentados e pensionistas, nos empréstimos consignados.

  1. Objetivos específicos

- Buscar bibliografia sobre administração financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com