TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MANUAL TCC

Por:   •  5/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.503 Palavras (15 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SILVA, Kátia Aoki da. Inclusão de Autistas nas aulas de Educação Física. 2019. Número total de folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Cidade, Ano.

RESUMO

Este estudo tem por objetivo mostrar a dificuldade que o professor de Educação Física tem na inclusão de alunos com deficiências em suas aulas, tendo como ênfase os alunos com transtornos do espectro autista (TEA), pois eles apresentam dificuldades em suas habilidades sociais e de linguagem, cabendo aos professores criar possibilidades de inclusão nas mais variadas atividades físicas da escola e também analisar as práticas de atividades físicas que podem ser utilizadas para tal fim. A pesquisa caracterizou-se como bibliográfica desenvolvida por meio de pesquisa exploratória, baseadas em artigos científicos e livros de diversos autores. O resultado da pesquisa realizada mostra as dificuldades que os alunos com TEA têm nas aulas de Educação Física escolar e mostra a realidade a qual os professores enfrentam no seu dia a dia, trazendo estratégias para que se possa amenizar o problema através de atividades, fazendo com que estes tenham uma maior interação com os demais alunos. Conclui-se que é possível incluir alunos diagnosticados com transtornos do espectro autista nas aulas de educação física, havendo assim a necessidade de capacitação dos professores para atuarem com estes alunos e também uma maior estrutura das escolas para atender as necessidades destes.

Palavras-chave: Autismo, Inclusão, Educação Física.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

1.1        TEMA DO PROJETO        6

1.2        JUSTIFICATIVA        7

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        7

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        7

1.5        OBJETIVOS        8

2        REVISÃO DE LITERATURA        8

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        12

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA        12

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

6        REFERÊNCIAS        13

  1. INTRODUÇÃO

          A Educação Inclusiva está se fazendo cada vez mais presente nas escolas regulares, mas como sabemos, pessoas com necessidades especiais não tinham acesso as escolas de ensino regular, sejam públicas ou privadas e eram somente atendidas em entidades especificas e com pessoas habilitadas para lidar com este tipo de situação. E é neste cenário que surge a Educação Inclusiva.

A Educação Inclusiva vem se expandindo de forma gradativa. Para Zimmerman e Strieder (2010) “a Educação Inclusiva deseja compreender e aceitar o outro na sua singularidade, implica mudança de perspectiva educacional e abre horizontes para o desenvolvimento de sociedades inclusivas”.  

De acordo com o manual de saúde mental DSM-5, que é um guia de classificação diagnóstica, diversas condições foram fundidas e passaram a receber um único diagnóstico como Transtorno do Espectro Autista. São elas: transtorno autista, transtorno desintegrativo da infância, transtorno generalizado do desenvolvimento não-especifico (PDD-NOS) e síndrome de asperger. Procurar a referencia

Desta forma, pacientes com Espectro Autismo leve, TEA Asperger e outros transtornos, passaram a integrar esse significado TEA, que consiste em uma condição geral para grupos de desordens complexas de desenvolvimento de cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento.

          A Educação Física é fundamental para o processo de inclusão, mas para que isso aconteça, o docente precisa aceitar o desafio, utilizando-se de métodos e formas de ensino, para vencer obstáculos e auxiliar no desenvolvimento das potencialidades dos alunos com TEA.

         Este processo de inclusão fomenta a preocupação com os docentes que trabalham com alunos autistas e também em relação a inclusão destes alunos em escolas regulares.

       O professor de Educação Física possui instrumentos significativos para que a Inclusão se torne efetiva, pois pode utilizar elementos que estimulem e melhorem a qualidade de vida dos alunos, possibilitando as pessoas com autismo uma vida em sociedade.

      O projeto de pesquisa se destina a Educação infantil series finais do Ensino Fundamental.

      Este estudo tem como situação problema: A dificuldade encontrada na inclusão de alunos com TEA nas aulas de Educação Física escolar e de que maneira estes alunos podem ser incluídos nas aulas.

O estudo tem como tem como objetivo geral mostrar as estratégias que podem ser utilizadas para a Inclusão de alunos de Autismo na prática das aulas de Educação física escolar.

            A Educação Física é de suma importância neste processo de Inclusão.

            A tarefa do professor de Educação Física é bastante complexa, pois exige que ele faça com que o interesse de ambos os grupos seja comum, não deixando de atender a individualidade de cada um. E cada vez mais a necessidade de se praticar a Inclusão está ligada a nós profissionais (SOLER, 2005).

             A criança autista tem dificuldade em se relacionar com outros indivíduos, evitando o contato visual, se mantendo distante, demonstrando a falta de interesse pelas pessoas (HENRIQUES 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (179.5 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com