TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual TCC UCSAL

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.908 Palavras (16 Páginas)  •  2.346 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

        

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

FACULDADE DE DIREITO

MANUAL PARA CONSTRUÇÃO DO TRABALHO

DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC

Salvador

2015

1-Introdução

Prezado acadêmico.

Você está diante de uma das mais importantes tarefas da Universidade: construir conhecimento. Ela importa em sua vida pessoal enquanto sua contribuição acadêmica dentro e fora da universidade, exigindo de você um pensar e agir pulsantes.

Não sem razão, o excesso de formalismo nos retira a capacidade criativa ao exigir um padrão a ser seguida em determinados procedimentos. Por outro lado, um modelo a ser seguido, desde quando ele expresse uma comunicação universalizante para os atos a serem praticados, é, para além de saudável, imperativo para alcançar o objetivo comunicacional.

Eis o objetivo da exigência acadêmica para que todos vocês construam sua pesquisa de conclusão de curso dentro das normas exigíveis pelo MEC (baseada nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT). Sua pesquisa é o elo entre você e a comunidade científica, para que juntas pensem o sujeito dentro do seu contexto e realizem as transformações necessárias que lhe acorrem.

O presente arquivo não se pretende satisfativo, mas serve ao propósito de organizar sua pesquisa dentro dos padrões mínimos para que seu objeto pesquisado entre na pauta dos debates jurídico-científicos e contribua, porque previamente aquilatada a justificativa da investigação, para o profícuo debate no campo jurídico.

Aconselhamos que você, com a cooperação do (a) seu (sua) professor (a)-orientador (a), inicie sua pesquisa com o formato previamente desenhado, evitando que tal tarefa fique para final do seu curso, juntamente com a revisão, tornando assim o trabalho desgastante.

Boa pesquisa!

2- Trabalho Científico- Esquema sintetizador (PARTE I)

      2.1  Modalidades: Artigo, monografia, dissertação de mestrado e tese de doutorado.

2.2  Elementos comuns:

       2.2.1. Linguagem clara, sem rebuscamento, porém acadêmica;

       2.2.2  Estrutura:

               a) Margem: superior e esquerda: 3 cm

                            inferior  e direita: 2 cm

               b) Espaçamento: entre linhas da redação será de 1,5 (Ctrl + 5), e entre os itens do texto, dois espaçamentos de 1,5.

                   -Exceção: citações com mais de 03 linhas; referências ao final do trabalho (dois espaços simples entre cada citação); legendas de ilustrações; indicação da natureza do trabalho; ficha catalográfica; tabelas.

                c) Fonte: 12 (para o texto) e 10 (para rodapé, legendas e tabelas) e 11 (para citações, natureza do trabalho).

                d) Parágrafos justificados (sem espaçamento entre eles)

                e) Tabulação para a primeira linha: 1,25 cm; para as citações será de 4 cm da margem esquerda, computando a partir de 1,25 cm.

                f) Numeração: inicia-se contando desde a folha de rosto, mas só numera a partir da primeira folha do texto (exclui-se também a primeira folha da introdução).

               g) Os títulos dos capítulos, seções e subseções devem ser digitados e alinhados à esquerda, obedecendo à numeração progressiva e separados por um espaço de caractere;

         2.3. Referências/Citações

                a) Conceito;

                b) Espécies.

      - Quanto ás Referências

  • Completa: utilizada atualmente mais na listagem bibliográfica; de preferência no rodapé do texto; se até quatro autores, é preferível colocar o nome de todos, se mais, consigna-se o nome de um e acresce a expressão et allii (Humberto Eco defende que seria mais elegante colocar AAVV- vários autores – para evitar preferências); se a obra é coletiva (ex: uma compilação de textos), mas com organizadores, a referência deve iniciar com o nome deles, seguido da abreviatura (org.); nome do autor, título da obra, cidade, editora, ano da publicação e páginas referidas no texto (dados indispensáveis); tradutor, edição, coleção, nº de páginas da obra (dados dispensáveis). Sendo revista, jornal ou capítulos de livro, coloca-se o título do texto, nome do veículo (destaque), e toda a referência para a identificação (fascículo, número, ano, mês, dia);
  • Autor-data: é a mais utilizada no momento; pode constar no texto ou no rodapé; nome do autor seguido de vírgula, ano da publicação e outra vírgula para indicar a página com p. e/ou pp. Caso o nome do autor conste no curso do texto, este será consignado em letra minúscula e, em parênteses, o ano de publicação seguido de vírgula, e a página consultada, Mas, optando por colocá-lo dentro do parênteses, o nome do autor será com letra maiúscula e, mais uma vez, seguido do ano e a página consultada).

Ex 1:

O processo de flexibilização das relações de trabalho tem resultado em precarização do vínculo e da remuneração do trabalho em saúde (GIRARDI, 1991, p. 57).

Ex 2:

Pires (1998, p. 87) analisa os elementos constituintes do processo de trabalho em saúde da e apresenta a seguinte configuração:

Quanto ás Citações:

- Direta: indica-se estritamente quando só a construção do autor for indispensável ao texto; pode ser:

  • Curta: até três linhas, no próprio curso do texto; fonte 12, com as aspas                     duplas, ou com fonte 11, sem aspas;
  • Longa: mais de três linhas, recuo de 4 cm a partir do 1,25 da margem esquerda, fonte 11, sem aspas, espaço simples.

Ex:

1.2. Direito Penal, Criminologia e Política Criminal no Brasil

(...) Radbruch dizia que não precisamos de um Direito Penal melhor, mas de algo melhor do que o Direito Penal. Indiferente à discussão sobre a natureza punitiva (retribuição) ou corretiva (prevenção) da prisão, ou ao controle da prisão por juízes, psiquiatras, administradores ou guardas, Foucault conclui: é preciso constituir algo diferente.[1]

              Anote-se ainda, que a fala do autor pode ter um corte, quando você deverá indicar pelo símbolo [...]; um comentário seu acerca de tal fala [], ou mesmo quando o autor ou você quer dar ênfase a algum trecho (vindo esse em negrito), quando se deve colocar a expressão grifo nosso ou grifo do autor ao final da citação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (250.8 Kb)   docx (426.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com