TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MIX DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS .....................................................................................8

4REFERÊNCIAS.........................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

O trabalho proposto objetiva aprofundar os conhecimentos relativos aos estudos interdisciplinares do quinto semestre, pleiteando a elaboração do estudo de caso: “Com novo CEO, Microsoft tem que encarar mundo pós PC”.

Conforme verificado no estudo de caso, uma derrocada advinda da falta de uma posição mais atualizada e competitiva com o mercado de tecnologia. Uma resposta eficaz e eficiente precisava ser dada, pois perder espaço em um ambiente tão oscilante muitas vezes pode ser irreversível, para tanto uma mudança na direção e na gestão foi preciso, abrindo os horizontes da empresa para o mundo da tecnologia móvel.

A nova gestão tem a missão de recolocar a empresa no mercado, de forma visionaria e inovadora utilizando-se de meios propícios para tal, sendo um deles a exploração do marketing. Seja na vertente estratégica que engloba a produção e a venda do produto, incluindo o estudo de mercado, a escolha do mercado-alvo, a concepção do produto, a fixação do preço, a escolha dos canais de distribuição e a elaboração de uma estratégia de comunicação e produção. Ou na vertente operacional, que trata as operações de marketing posteriores à produção tais como a criação e desenvolvimento de campanhas de publicidade e promoção, a ação dos vendedores e de marketing direto, a distribuição dos produtos e merchandising e os serviços pós-venda. 


  1. DESENVOLVIMENTO

O estudo de caso aplica um relato de Staten, da Forrester que afirma que "Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo". Entretanto, como mais da metade da receitada empresa vem de clientes corporativos, em maioria resistentes a mudanças radicais, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição.

Assim torna-se fundamental superar os desafios no ambiente que a empresa atua, pois é factual que tal ambiente é mutável e turbulento, a descontinuidade dos modelos antigos e a competência em ler e interpretar a realidade serão as maneiras de se manter vivo e competitivo no mercado.

A Microsoft é uma empresa gigante que demorou a perceber e reagir com força igual as suas concorrentes, para conquistar um mercado de tecnologia móvel é preciso aceitar que a descontinuidade é o caminho, pois é até contraditório ser fiel ao antigo no mundo tecnológico, pois ele é o que mais avança em direção ao novo.

Uma orientação pertinente pode ser retirada do conceito de Kotlher, que abrange os horizontes e supera as barreiras pragmáticas no que tange as ações envolvendo o marketing, que não se limita apenas à propaganda e publicidade.

Conceitua-se marketing como uma orientação da administração baseada no entendimento de que a tarefa primordial da organização é determinar as necessidades, desejos e valores de um mercado visado e adaptar mais efetiva e eficiente que seus concorrentes.

 Kotler (1988, p. 31) define produto como sendo “tudo aquilo capaz de satisfazer a um desejo.” Esse desejo coloca o homem em estado de alerta e lhe direciona a procurar a sua satisfação. Portanto, o produto é apenas um instrumento para resolver aquele desconforto provocado pelo desejo. O produto, por conseguinte, não se restringe apenas aos bens físicos, mas abrange pessoas, lugares, organizações e ideias, e ele sempre aparece em contraposição a algum desejo ou necessidade humana.

Kotler tratava a comunicação como o canal onde as empresas buscam se informar, convencer e lembrar os consumidores a respeito dos seus produtos e as marcas que elas comercializam. A comunicação é a expressão, à voz da entidade que dará inicio ao dialogo e o relacionamento com o seu público.

O atrelamento de todas as ferramentas do mix de comunicação (propaganda, promoção de vendas, assessoria de imprensa e relações públicas, marketing direto, venda pessoal e eventos e patrocínios) tornou-se fundamental para conquista de diversos pontos de contato com o público, que trata primordialmente de:

MIX DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING

Propaganda

Qualquer forma paga de apresentação e promoção não pessoais de ideias, mercadorias ou serviços por um anunciante identificado.

Promoção de vendas

Variedade de incentivos de curto prazo para estimular a experimentação ou a compra de um produto ou serviço.

Eventos e Patrocínios

Atividades e programas patrocinados pela empresa e projetados para criar interações relacionadas à marca.

Relações Públicas e assessoria

de imprensa

Variedade de programas elaborados para promover ou proteger a imagem de uma empresa ou produto.

Marketing Direto

Utilização de correio, telefone, fax, e-mail ou Internet para se comunicar diretamente com clientes específicos e

potenciais ou lhes proporcionar uma resposta direta.

Vendas Pessoais

Interação pessoal com um ou mais compradores potenciais com vistas a apresentar produtos ou serviços, responder a perguntas e tirar pedidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com