TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mapeamento Gerencial

Por:   •  26/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ATIVIDADES:

Vocês deverão responder às questões abaixo e envia-las através do portfólio – ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN virtual. Em caso de dúvidas, envie mensagem para o e-mail, alex.fuza@unigran.br.

OBS: Somente as respostas enviadas pelo portfólio serão aceitas e avaliadas.

PRAZO DE ENVIO: ESTA ATIVIDADE DEVERÁ SER ENVIADA ATÉ ÀS 24 HORAS DO DIA 29/03/2019.

●ATENÇÃO - ENVIE AS QUESTÕES JUNTO COM AS RESPOSTAS.

ATIVIDADES DA AULA 1 À 4

  1. O que se entende por organização linear?

Organização linear seria uma espécie de organização simples, que tem como base a unidade de comando. Nesse caso existe uma única e absoluta autoridade que comanda os subordinados. Nesse modelo não existe divisão da autoridade. A tomada de decisões é centralizada e existem linhas formais de comunicação e o aspecto piramidal está em evidência.

  1. Quais as diretrizes que podem ser usadas para comprovar a qualidade da modelagem?

- A compreensão dos processos atuais da empresa.

- O exame de como a operação pode ser melhorado, para atingir o resultado desejado.

  1. Cite e comente 03 (três) dificuldades em implantar novos processos na organização:

- Resistência a mudanças: Em alguns casos existe na organização uma resistência muito grande a mudanças. Alguns membros como gestores, administradores, colaboradores como um todo podem achar que as mudanças não são necessárias, que sempre foi feito o trabalho daquele jeito, todo mundo já está acostumado e não existe a necessidade da implantação de algo novo. É fato que mexer no ‘status quo’ é algo bem complicado na maioria das vezes. Cultura organizacional é algo que pode estar muito enraizado em toda a estruturação da organização.

- Falhas de comunicação: Algumas vezes as informações acabam não chegando a todas as pessoas envolvidas nos processos da organização ou essas informações pode chegar incompletas ou distorcidas, o que acaba gerando medo, insegurança por parte dos colaboradores. Não existe habitualmente uma plena sinergia entre os departamentos da empresa, o que por si pode acabar dificultando a comunicação eficaz e dessa forma diminuindo a eficiência da implantação de novos modelos de processos.

- Falta de patrocínio da alta administração: Problema muito comum nas organizações. Frequentemente o nível estratégico da empresa não demonstra o apoio necessário para implantar novos processos. Isso pode ocorrer por diversos motivos entre eles falta de conhecimento sobre o assunto, medo de investir em algo que pode não gerar o retorno esperado, questões políticas empresariais entre outros aspectos.

  1. Sobre o desempenho de processos, cite e comente:
  1. Tempo: Está relacionado à duração do processo. O empo de ciclo tem a função de determinar o tempo que leva desde o início de um processo até o seu término em termos de produto gerado por esse processo.

Exemplo: Tempo de preenchimento de um pedido; tempo de entrega a partir da data de compra.

  1. Custo: Custo é definido como um valor associado ao processo, podendo assumir diferentes perspectivas de acordo com a situação. Tanto pode determinar o valor de um recurso necessário para operacionalizar um processo, quanto pode determinar o valor que é perdido no processo por não ter alcançado o resultado esperado.

Exemplo: Custo de produção, custo de mão-de-obra, custo de hora parada de produção...

  1. Qualidade: Ela é geralmente expressa como a diferença entre o resultado real e o resultado esperado.

Exemplo: Nível de satisfação do cliente, erro ou taxa de defeito de um determinado produto, confiabilidade de produto e ou serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com