TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketplace e a Democratização de Consumo Para o Povo Brasileiro

Por:   •  12/4/2021  •  Resenha  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina: Transformação Digital-0920-0_2

Turma: 02

Nome: Erivan Glaucio Fleury da Costa Soares

Módulo: (ROL – 02)

Resenha Crítica sobre a Reunião On-line

Para fazer essa Resenha Crítica você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar um resumo de no máximo uma página e meia contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL com uma análise crítica e ainda apresentando exemplos, relatos ou experiências e conhecimentos próprios relacionados a temática da reunião.

Marketplace e a democratização de consumo para o povo brasileiro.

A rol-02 apresenta uma visão sistêmica do avanço dos trabalhos desenvolvidos nas novas plataformas de negócios – trazendo conceitos, como geração de valor e o efeito de rede, hoje comumente gerenciados por indicadores como engajamento, acessos, click views e interações.

O advento das redes de comercialização e sua relação com o título escolhido, busca a criação de nexo envolto em minha própria experiência de consumo, como um cliente ativo morador de Manaus – No norte de nosso país.

É relevante pontuar este fato, pois em uma nação de proporções continentais como a nossa, a acessibilidade a conteúdos e bens de consumo era diretamente ligada as dificuldades logísiticas envolvidas nas próprias condições de mercado. Por vezes, sabíamos de novidades e opções de tecnologias, bens e serviços somente através das viagens de vizinhos, amigos ou parentes – que tinham contato com tais “novidades” e traziam para Manaus, seja através dos próprios itens ou por revistas e jornais.

Com a acessibilidade gerada através da democratização das tecnologias de redes, mesmo que restritas à limitações de hardwares da região, era possível acessar os portais de notícias e começar a consumir as novas experiências até então restritas aos grandes centros ou ao famoso eixo Sul-Sudeste do país.

No processo natural de evolução e oportunidades de mercado, gostaria de pontuar o surgimento do mercado livre (plataforma de marketplace).

Em minha região, pela primeira vez poderíamos ter acesso a aquisição de bens (hardware / software / modaa / acessórios veiculares e tantos outros) que até estão estávamos tolidos em possibilidades de comercialização, sofrendo nas mãos dos varejistas locais e suas margens exorbitantes de lucros.

Ao aproximar vendedores e consumidores em um ambiente amigável e de fácil interação, pude adquirir bens sonhados – apontados em reviews e resenhas – ainda arcando com os custos logísiticos inerentes a morar no norte, porém com valores bem mais factíveis dentro da realidade até então conhecidas.

“A receita das vendas pela internet no país chegou aos R$ 35,8 bilhões no último ano, com mais de 100 milhões de pedidos feitos, número impressionante e que representa um crescimento de 17% em relação ao ano de 2013. No total, o Brasil soma 61,6 milhões de e-consumidores únicos, que são aqueles que já fizeram pelo menos uma compra online. Já os que tiveram a primeira experiência com o comércio na rede chegaram à 10,2 milhões”. 

Site – Chiptronic

(https://chiptronic.com.br/blog/vendas-pela-internet-registram-alto-crescimento-no-brasil - acessado em 03/10).

Penso no tema como de fato, a democratização de consumo, permitindo com que mais pessoas tivessem acesso a mercados impares ou restritos na década de 90 (noventa) e/ou de anos anteriores.

Hoje, de maneira sólida, posso afirmar com base em minhas próprias experiências que com a constante evolução da área e mais especificamente atrelando os tópicos de geração de valor e acesso sob demanda, estou em processo de formação em uma instituição de renome -FGV, onde consolida: Material didático, aulas modulares com professor X, ROL (salas de discurssão e construção de conceitos) com outro professor/tutor, Artigos e vídeos sobre os temas sob ótica de outros profissionais. Todos dentro da mesma plataforma. Estamos vivendo um processo ainda em construção de democratização de conhecimento e educação.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (231.6 Kb)   docx (775.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com