TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MÉTODO DUPONT E TERMÔMETRO DE INSOLVÊNCIA

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.894 Palavras (8 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Nessa atividade foram analisadas técnicas que nos permitiu avaliar a empresa Natura Cosméticos S.A. nas seguintes áreas: rentabilidade, fluxo de caixa, lucratividade e longevidade no mercado.

As empresas desenvolvem algumas atividades financeiras que precisam ser registradas. Estes registros demonstram a vida da empresa e possibilitam uma análise completa de sua situação. A administração desses dados é responsabilidade do administrador financeiro, que coleta, estrutura, analisa e gera informações essencias para o processo de tomada de deciões.

A análise das Demonstrações Financeiras é um importante instrumento que os administradores devem utilizar, avisando otimizar os resultados e criar novas situações para a empresa.

Através das diversas junções de técnicas podemos avaliar com maior precisão quais as melhores decisões para uma empresa se tornar mais rentável nos dias de hoje.

Etapa 3

 MÉTODO DUPONT E  TERMÔMETRO DE INSOLVÊNCIA.

 

O sistema Dupont tem sido por muitos anos, usado pelos administradores financeiros como uma estrutura para analisar as demonstrações financeiras e avaliar a situação financeira da empresa. Inicialmente, o sistema Dupont reúne a margem líquida, a qual mede a lucratividade sobre as vendas, com o giro do ativo total, que indica o quão eficientemente a empresa utilizou seus ativos na geração das vendas, ou seja, O conceito principal do método Dupont é demonstrar a eficiência do uso dos ativos da empresa. A vantagem considerável do sistema DuPont é que ele permite à empresa desdobrar seu retorno sobre o patrimônio líquido em três componentes: lucro sobre vendas (margem líquida), eficiência no uso dos ativos (giro do ativo total) e uso da alavancagem (multiplicador de alavancagem financeira). O retorno total para os proprietários pode ser então, analisado à luz dessas importantes dimensões.

Termômetro de Kanitz é um instrumento utilizado para prever a possibilidade de falência de empresas. A sua utilização tem sido, via de regra, relativa a empresas isoladas. Procura-se analisar se determinada empresa tem possibilidade ou não de falir, principalmente a curto prazo. Na aplicação do termômetro de Kanitz deve-se observar o seguinte:

o modelo é claramente destinado à indústria e comércio, não devendo ser aplicado indiscriminadamente a qualquer empresa;

há necessidade de que as demonstrações financeiras reflitam a realidade financeira da empresa;

o modelo não deve ser considerado de maneira isolada, mas outros indicadores também deverão ser tomados para que haja maior eficiência da análise.

Giro do ativo

É um indicador econômico muito utilizado no mundo capitalista é a taxa de retorno sobre investimento; para analisar a lucratividade da empresa que se dá pelo giro dos ativos da empresa.

Margem de lucro

É uma forma de identificar a rentabilidade de uma companhia é utilizar a análise de margem de lucro; assim identificamos quanto cada produto deixou de  margem para a empresa e saber qual foi o lucro incluso no preço de venda.

Análise do Giro X Margem

A análise da rentabilidade cruza as duas fórmulas, assim identificamos o retorno do ativo; ou seja, verificamos a rentabilidade do ativo utilizando a margem e o giro

2012:

Passivo Operacional: -

Passivo Financeiro -

Patrimônio -

2013

Passivo Operacional -

Passivo Financeiro -

Patrimônio -

Fórmula: Ativo Líquido = Ativo Total – Passivo Operacional

2012: Ativo Líquido = …. - … =

2013: Ativo Líquido - … - … =

Fórmula:

Giro: Vendas Líquidas

Ativo Líquido

2012:

2013:

Fórmula:

Margem: Lucro Líquido

Vendas Líquidas

2012: …. = (x100=... %)

2013: ...= (x100= ...%)

Fórmula:

Rentabilidade do Ativo (Método Dupont = Giro x Margem)

2012: … x ...= (x100 = .%)

2013: ...x … = (x100= ..%)

MODELO STEPHEN KANITZ

Escala para medir a possibilidade de insolvência

Fórmula: Lucro Líquido x0.5

Patrimônio Líquido

2012: …... = 0.05=0.01

…...

2013: …. = ….x0.05=0.01

…..

Fórmula 2: Ativo Circulante + ANC x 1.65

Passivo Circulante + PNC

2012: …. +...=...= 1.87 x 1.65 =

… + …. …

2013: … + … = .. = 1.69 x 1.65 =

… + … ….

Fórmula 3: Ativo Circulante - Estoque x 3.55

Passivo Circulante

2012: … - .. = … = … x 3.55 = ..

...... …

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com