TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MÉTODO SIMPLEX NA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  3/9/2020  •  Exam  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

O momento atual exige que se mude o foco dos estudos de liderança para a geração Z, uma geração que se iniciou e se estabelece em um mundo onde as mudanças estão ocorrendo em um ritmo muito rápido, o que exige que os líderes se concentrem nessas incertezas e tentem fornecer mais significado, clareza e direção.

Essas diferenças geracionais sempre afetaram todos os aspectos do comportamento organizacional e da liderança, desde a cultura organizacional até a motivação e o desempenho dos funcionários. Mais cedo ou mais tarde, a Geração Z se tornará a maioria da força de trabalho e os gerentes precisam ajustar seu estilo de liderança às características desta geração para garantir o sucesso futuro dos negócios.

O fator determinante para se ter sucesso na liderança de equipes da Geração Z, é entender os fatores e valores que movem essas equipes e o contexto no qual eles desenvolveram seus valores.

A Geração Z é a primeira geração nascida no mundo da tecnologia e as rápidas mudanças tecnológicas significam que a tecnologia desempenha um papel intrínseco em todos os aspectos da vida e do trabalho para essa geração, então os líderes precisam abraçar essa tendência e aproveitar essa fluência tecnológica. As ferramentas de comunicação e novas formas de interação, incluindo mensagens instantâneas e plataformas colaborativas, fazem parte das rotinas de trabalho dessa nova força de trabalho. No entanto, embora essas sejam ferramentas essenciais para gerenciar a Geração Z, elas não são mais suficientes para liderar e desenvolver equipes.

Os funcionários da Geração Z procuram uma conexão individual e completa e feedback de seus líderes o que revela uma preferência por comunicações cara a cara no trabalho e por colaborar com um pequeno grupo ao invés de trabalhar autonomamente. As equipes exigem que os gerentes estejam à vontade com a tecnologia mais recente, tanto quanto com o desenvolvimento de conexões diretas com indivíduos para estabelecer confiança. Com a geração Z entrando no mercado de trabalho, as relações entre gerente e funcionário serão mais importantes do que nunca.

Como esses funcionários são ambiciosos e motivados, é normal que esperem ser promovidos rapidamente e para liderar com sucesso essa equipes é preciso que se deseonvolva um ambiente que incentive o crescimento pessoal e profissional como base para a promoção. A promoção de uma cultura de aprendizagem ao longo da vida pode ajudar os líderes a construir conexões significativas com suas equipes.

Contribuição para a sociedade, causas de sustentabilidade, educação, etc., são fatores motivacionais cruciais para as equipes dessa geração e somente empresas com uma cultura de impacto social positivo serão capazes de alavancar suas habilidades com sucesso.

Líderes com visão de futuro devem compreender e apreciar as diferenças geracionais e a necessidade de um estilo diferente de liderança ao trabalhar com a Geração Z. Para manter suas equipes motivadas, os líderes devem estar instantaneamente disponíveis e mostrar compromisso com o desenvolvimento de seus funcionários, estando envolvidos na corrida para fazer a diferença no mundo.

Referências:

Robert Half, Gen Z Characteristics Employers Need to Understand. Disponível em: 03 de Agosto de 2018;                   https://www.roberthalf.com/blog/management-tips. Acesso em: 01 de setembro de 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com