TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O NOVO PAPEL DA LIDERANÇA E DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

Por:   •  28/8/2019  •  Monografia  •  5.822 Palavras (24 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL- SENAI[pic 2][pic 3]

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

FRANCIÉLLE CRISTINI MARTINS DA SILVA

O NOVO PAPEL DA LIDERANÇA E DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

CACOAL- RO

2014


FRANCIÉLLE CRISTINI MARTINS DA SILVA[pic 4]

O NOVO PAPEL DA LIDERANÇA E DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

Projeto de Pesquisa do Curso Técnico em Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI Cacoal, apresentado à Instituição em Pesquisa Científica na área técnica de Gestão.

CACOAL- RO

2014


SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        4

2 REFERENCIAL TEÓRICO        6

2.1 LIDERANÇA        6

2.1.2 Teorias sobre liderança        7

2.1.3 Teoria de Tolstoi        7

2.1.4 Teoria de Kouzes e Posner        7

2.1.5 Teoria Genética        8

2.1.6 Teoria dos Traços        8

2.1.7 Teorias sobre estilos de Liderança        9

2.1.8 Teorias Situacionais da Liderança        11

2.2 MOTIVAÇÃO        15

2.2.1 Teorias da necessidades        16

2.2.2 Teoria dos dois fatores        18

2.3 O NOVO PAPEL DA LIDERANÇA E DA MOTIVAÇÃO        19

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

4. METODOLOGIA        23

5. CRONOGRAMA        23

REFERÊNCIAS        24


FRANCIÉLLE CRISTINI MARTINS DA SILVA

O NOVO PAPEL DA LIDERANÇA E DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

Trabalho científico apresentado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI, Escola de Cacoal, como requisito na obtenção do diploma de título Técnico em Administração.

Prof. Orientador: Balduíno Nóbrega

BANCA EXAMINADORA

_____________________________

Prof. Orientador: Balduíno Nóbrega

_____________________________

Prof. (a)

_____________________________

Prof. (a)

Cacoal – RO

16 de dezembro de 2014.

1.INTRODUÇÃO

Ao se falar em liderança a primeira impressão que vem à mente é algo do tipo exigir, ordenar e impor caracterizando a liderança autocrática que por muito tempo dominou a forma de liderar nas organizações, mas devido aos avanços tecnológicos e mudanças na forma de dirigir uma empresa, a liderança se tornou um diferencial na acirrada corrida por conquista de mercado pelas organizações, devido a essa grande concorrência o líder passou a ser cobrado cada vez mais, não somente fazendo seu papel de cobrar, dirigir e manter a empresa como também passou a ser exigido dos líderes que eles motivassem e influenciasse seus colaboradores a exercer sua função não como uma forma de obrigação, mas sim de forma espontânea e prazerosa para se trabalhar. (CHIAVENATO, 2000)

Durante muito tempo a liderança ficou restrita somente ao ambiente organizacional, ou seja, os líderes preocupavam-se em sua maioria só de exercer sua função como chefe e controlador, buscando unicamente o desenvolvimento de suas empresas, porém hoje buscam essa interação com o mundo a fora, com as mudanças que acontecem no mercado e principalmente hoje o líder passou a desempenhar a função de motivador.

Com os avanços da tecnologia, houve um grande aumento de competitividade entre as empresas havendo a necessidade de mudar o ambiente de trabalho, nessa mudança o líder preocupou-se em criar um ambiente onde seus colaboradores se sentissem motivados e importantes na empresa sendo que a motivação ganhou espaço cada vez mais assumindo um papel de auxiliadora na relação entre o líder e seus liderados.

Em novos tempos a visão do papel de líder foi transformada ao longo dos anos, o que no passado o líder era tido como uma pessoa autoritária sendo respeitado por várias vezes devido ao medo vindo dos seus funcionários, hoje o líder é tido como uma pessoa transformadora capaz de motivar e engajar novas ideias e novos hábitos e que estimula a cooperação entre seus colaboradores e principalmente aquele que escuta as ideias vindas de seus funcionários. (LOPES, et al, p.1 e 2)

Com essas constantes mudanças no mundo, as empresas sofreram grandes transformações causando impactos na maneira de se dirigir uma empresa. A motivação que antes quase era vista na empresa, hoje se faz necessário existir no mundo empresarial, o que tornou ela importante para o mundo dos negócios.

Sob essas perspectivas a presente pesquisa se justifica pelo o fato de que as organizações buscam cada vez mais líderes capacitados para motivar sua equipe e que possa contribuir para a formação de futuros líderes.

Hoje a liderança deixou de ser restrita a função de mandar e exigir dos colaboradores de sua organização pensando a ser vista como um meio que contribuirá para o crescimento da empresa sendo que um verdadeiro líder tem deverá saber motivar a sua equipe para o exercício de suas funções e em pleno século XXI a motivação ganhou grande importância assumindo o papel de propulsora para a produtividade e consequentemente para a lucratividade das organizações sendo assim qual é a relação entre liderança e motivação? Como ser um líder capacitado? Como motivar seus colaboradores? A essas perguntas é que a presente pesquisa pretende responder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)   pdf (408.7 Kb)   docx (166 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com