TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Neoliberalismo

Por:   •  6/4/2019  •  Monografia  •  5.633 Palavras (23 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 23
  1. INTRODUÇÃO

As últimas décadas do século XX foram marcadas por grandes mudanças no Brasil e no mundo, essas mudanças refletiram diretamente na nossa economia, saúde, educação e também no mercado de trabalho.

A Globalização e a Revolução Tecnológica foram as principais responsáveis por essas mudanças, com todos os países interligados e o surgimento de novas tecnologias de informação, esses processos causaram transformações irreversíveis na sociedade.

A Revolução Tecnológica teve início na década de 1970, trazendo novas tecnologias de informação e comunicação e mudando o cenário econômico. O avanço da tecnologia fez com que o comércio, as finanças e as economias dos países ficassem cada vez mais interligados.

As empresas passaram a investir fortemente na exportação de seus produtos e a adotar modelos organizacionais mais flexíveis a fim de obter grande competitividade no mercado internacional. A partir desse momento, o conhecimento e o domínio de informações se tornaram importantes matérias primas para o mercado, agregando grande valor as organizações.

Com todas essas transformações no mercado e produção, os governos tiveram que retomar velhas políticas econômicas, que davam uma maior liberdade para o crescimento das empresas e oferecer um cenário mais adequado para os empresários. Porém, um liberalismo sob observação regulatória e fiscalizatória do Estado na tentativa de precaver os problemas enfrentados pelo capitalismo smithiano.

Portanto, durante esse período o neoliberalismo foi uma tentativa de devolver o crescimento econômico mundial sem cometer os excessos do liberalismo clássico de Adam Smith. Em seu tempo, Smith ganhou grande destaque com suas teorias, como exemplo “a mão invisível do mercado”. Esta teoria se baseia na não intervenção do Estado na Economia. Defendia a tese que o mercado poderia se equilibrar sozinho, e assim ter uma competição mais justa, sem regras.

Porém, nos anos de 1920 essa ideologia não surtiu os efeitos esperados e o mercado se desequilibrou totalmente, causando grandes problemas para os países que adotaram essa ideologia após o crash da Bolsa de Valores de Nova Iorque em 1929.

Após o fracasso do liberalismo, os Estados Unidos e seus aliados capitalistas passaram a adotar as teorias de John Maynard Keynes, o keynesianismo trouxe aos países um período de pleno emprego e crescimento acelerado, adotando a política de Estado de Bem Estar Social, também conhecido como “anos dourados” do capitalismo.

Na década de 1970, devido à crise do petróleo surgiu o neoliberalismo, uma política que defendia o capitalismo, porém não dispensava o poder do Estado, trazendo a liberdade ao capitalismo, tornando o cenário apto ao crescimento econômico, porém sob a regulação e fiscalização do Estado, na tentativa de não cometer os mesmo erros cometidos durante o liberalismo clássico.

Como em outros países, o Brasil também adotou o neoliberalismo com as transformações desta época, além disso, o país passava por uma grande crise econômica, resultando em grande desestabilização econômica e elevados índices de inflação.

A política neoliberal se iniciou no Brasil em 1990, durante o governo do presidente da república Fernando Collor de Mello (1990-1992), a partir desse período o país passou por grandes mudanças no mercado de trabalho, na geração de empregos, no ramo empresarial e na administração em geral, pública e privada.

Collor colocou em prática as medidas do Consenso de Washington, iniciando um processo de abertura do mercado brasileiro às importações, fato ampliado a partir do Plano Real em 1994, quando o país alcançou uma maior estabilidade financeira e também deu início a grandes privatizações, a fim de arrecadar mais dinheiro e gerar um maior volume de impostos para o governo.

Portanto, o final no século XX no Brasil foi marcado por mudanças substanciais nas relações de trabalho, com o aumento do desemprego e do mercado informal.

A partir de tantas mudanças, geradas pela globalização, novas tecnologias surgiram e a ocorreu uma ascensão do capitalismo transformando o mundo em um grande mercado de possibilidades e armadilhas. Essas transformações geraram grandes transformações no mercado e nas relações de trabalho, no modo de produção, nos meios de comunicação e na administração pública e privada.

1.1 Justificativa/contribuições da Escolha do Tema

A proposta desta pesquisa é identificar as causas e efeitos do neoliberalismo no mercado de trabalho brasileiro e mostrar as principais mudanças ocorridas a partir das políticas neoliberais.

Durante o período do neoliberalismo, o país e o mundo passaram por mudanças que afetaram toda sua população de modo definitivo, novos modelos foram criados, afetando a cultura, educação, economia e o mercado de trabalho, que passou por uma reformulação em sua estrutura, a taxa de desemprego cresceu absurdamente e a população teve que criar soluções para se manter no mercado de trabalho, como migrar para o setor de serviços, comércio e abrir seus próprios negócios.

Os trabalhadores que optaram por continuar nas indústrias tiveram que aumentar seus conhecimentos, buscando cursos de capacitação para melhorarem seus

currículos e continuarem competitivos no mercado de trabalho. Nas empresas é possível observar fenômenos como a terceirização e a subcontratação de funcionários, além da flexibilização da jornada de trabalho e o aumento da participação das mulheres no mercado.

 Todas essas mudanças fizeram com que as pessoas e os governos mudassem suas atitudes em relação ao mercado de trabalho, a globalização trouxe a competição para o mundo, com ela a informação se tornou um dos mais importantes capitais nas empresas. Este tema é de suma importância para todos, pois grande parte dos nossos esforços para continuar no mercado de trabalho, é resultado das transformações econômicas que aconteceram durante as três últimas décadas do século XX, pois exerceram uma grande influência nas alterações do mercado de trabalho brasileiro.

1.2 Problema de Pesquisa

As políticas neoliberais mudaram rapidamente o cenário do mercado de trabalho brasileiro e fizeram grandes mudanças pelas quais até hoje se sente as consequências. Esta pesquisa busca responder as seguintes questões: quais foram as influências das políticas neoliberais no mercado de trabalho brasileiro? Como a população se adequou neste novo cenário?

1.3 Objetivos

1.3.1 Objetivo Geral

Esta pesquisa busca identificar quais as influências das políticas neoliberais no mercado de trabalho brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)   pdf (225.7 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com