TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criação do Neoliberalismo

Seminário: A Criação do Neoliberalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  Seminário  •  1.805 Palavras (8 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 8

A Criação do Neoliberalismo.

O projeto Neoliberalismo foi criado por Hayek, e este projeto foi criado por conta de uma grande crise que se instalou no capitalismo repercutido no Estado de Bem-Estar Social. Em decorrência desta crise, formou-se a conjuntura que favoreceu a implantação do neoliberalismo que incentivou a especulação financeira em vez de investimento na produção. Segundo “(Chauí 1999 p.2) diz que o projeto Neoliberal explica a crise do capital a partir do poder excessivo dos sindicatos e dos movimentos operários que haviam pressionado por aumentos salariais e exigido o aumento dos encargos sociais do Estado”. A concepção neoliberal argumenta que o Estado de Bem-Estar Social tirava a liberdade das pessoas e a possibilidade de elas competirem. O neoliberalismo veio com sua essência teórica e política “a defesa de um sistema social organizado por meio da livre concorrência no mercado como garantidor da liberdade” (Montano, 2003, p.79). Hayek considera que o bem-estar das pessoas depende, em essência, de seus próprios esforços e decisões e não do esforço de toda sociedade por intermédio do Estado.

O neoliberalismo uma vez que o seu foco é o indivíduo, ele não prevê diretrizes em favor da organização sindical/ ou da mobilização social.

Porque foi criado o neoliberalismo?

Com base no pensamento de Keynes, a realidade da pós-Segunda Guerra Mundial criou algumas demandas sociais que foram atendidas pelo Estado de Bem-Estar Social ou Estados Providência veio em resposta aos problemas sociais da Europa; ele era responsável por regulamentar a “vida e saúde social, política e econômica” e por “garantir serviços públicos e proteção à população”.

Já (Andrade, 2006, p.67) diz que, o neoliberalismo é um projeto global, dirigido pelo Capital Financeiro Internacional, buscando dar fim ao chamado Estado de Bem-Estar, e que passou a operacionalizar seu programa com a ajuda de alguns líderes políticos de vários países. O projeto neoliberal regido pelo capital monopolista financeiro foi ganho força na medida em que recebia a adesão de lideranças econômicas e políticas internacionais. Essas lideranças começaram a propor em seus planos de governo (baseado em documentos e acordos com organismos internacional-FMI, BIRD etc.) mudanças na estrutura produtiva e política da sociedade, tais como a privatização de empresas estatais e serviços públicos e a desregulamentação das leis trabalhista (destaque nosso). O primeiro governante a aderir à proposta neoliberal foi Margareth Thatcher.O governo dessa líder do meio político inglês, eleita no final dos anos 1970,ela expôs seu governo à uma orientação neoliberal, em seguida o Presidente Ronald Reagan ,nos EUA aderiu o neoliberalismo; em 1983, por Schuter, na Dinamarca.Com essa abertura ao neoliberalismo houve uma reorientação nos Estados para intervir em favor das indústrias, banqueiros,empresários e todos aqueles ligados ao capital em favor da exploração do trabalhador e dos mercados dos países subdesenvolvidos.observando este texto,ele exclui qualquer possibilidade em relação aos trabalhadores.

Comenta (Andrade 2006, p.68) uma ação ínfima e pontual, em favor dos desvalidos, com políticas focalizadas e descontínuas (incertas), não mais querendo considerar as políticas sociais como direito social inscrito na maioria das modernas constituições democráticas.

Segundo pesquisa de Iamamoto e Carvalho em 2006, p.78.

O estado repassou para as igrejas, ONGs e outras entidades da sociedade civil as políticas sociais públicas que eram de sua atribuição, para isso, orienta as entidades para “desenvolver de forma focalizada,descentralizada políticas sociais que visassem a justiça social ou a redistribuição de renda”.

Cabe lembrar que no início do monopolismo (final do século XIX), o Estado chamou para si a responsabilidade de “atividade assistencial e de prestação de serviços sociais” Hoje a orientação neoliberal se dá em direção á retirada do Estado.

O Neoliberalismo e a Questão Social.

Iamamoto (2007, p.14), à expressão da Questão Social “o retrocesso ao emprego, à distribuição regressiva de renda e a ampliação da pobreza, acentuando, (agravando) as desigualdades nos extratos sócias econômicas”. Como foi dito o neoliberalismo não foca as expressões da questão social. Em vez de políticas universais as estratégias burguesas são realizadas a partir de: (1) corte nos gastos sociais; (2) privatização; (3) centralização nos gastos social públicos, em programas seletivos contra a pobreza; (4) descentralização. (Andrade 2006, p.68).

Iamamoto (2007, p.155). Dessa forma o que antes era percebido como objeto de políticas sociais universais passa a ser “objetos de ações filantrópicas e de benemerência (benemérito) e de programas focalizados de combate à pobreza; que acompanham a mais ampla privatização da política social pública”.

Neoliberalismo e relações de classe no Brasil.

De Armando Boito Jr. (crítica 17.p.65 a 171 04/07/06) Quadro mais geral em que se inserem as formas de adesão, resistência e/ou de tensionamento das classes sociais em relação à política em questão. Sustentasse que tanto as relações em classe quanto a de poder político se alteraram com o avanço do neoliberalismo. No campo da formulação sobre os impactos do neoliberalismo em relação à burguesia destacam-se dois balanços. O de viés neodesenvolvimentista (que vê na desindustrialização das economias latino-americanas o grande mal a ser enfrentado) e o que se identifica nessas medidas nessas medidas é um favorecimento para o conjunto da burguesia nacional, sem atentar para os conflitos entre seguimentos desta classe. Avaliando ambos como equivocados, o autor propõe a tese conforme a qual ‘... “O neoliberalismo a hegemonia política do grande capital nacionais e estrangeiros associados ao capital financeiro internacional”. A idéia mais polêmica desse artigo, todavia, diz respeito à relação entre o neoliberalismo e os trabalhadores: alguns setores dessa classe se apresentam como base social do neoliberalismo. Em primeiro lugar, aponta-se para a aliança da alta classe média (assalariados mais bem remunerados e profissionais liberais) com o bloco no poder. Porém, entre os próprios trabalhadores de baixa renda “... o neoliberalismo logrou obter uma base social, e isso a despeito de essa política contrariar frontalmente os interesses mais elementares da grande massa da população”. Tal êxito teria se dado em função do neoliberalismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com