TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Novo papel dos recursos humanos nas organizações

Por:   •  27/8/2018  •  Resenha  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  1.041 Visualizações

Página 1 de 2

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão De Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

Introdução a Moderna Gestão de Pessoas

Keven Araújo Silva[1]

        Uma análise descritiva é o que se apresenta a seguir, cujo texto fonte foi o Capítulo I do livro “Gestão De Pessoas: O NOVO PAPEL DOS RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES”, de autoria de Idalberto Chiavenato, graduado em Filosofia/Pedagogia com especialização em Psicologia Educacional pela USP, em Direito pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV, mestre (MBA) e Doutor (Ph.D.) em Administração pela City University of Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos.

        Usando de uma linguagem pratica e acessível, Idalberto Chiavenato aborda aspectos importantes da relação entre as pessoas e as organizações e como uma é dependente da outra. Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações estão mudando os seus conceitos e alternando as suas práticas gerenciais. Em vez de investirem diretamente nos produtos e serviços, elas estão investindo nas pessoas que os entendem e que sabem como cria-los, desenvolve-los, produzi-los e melhora-los. Em vez de investirem diretamente nos clientes, elas estão investindo nas pessoas que os atendem e os servem e que sabem como satisfaze-los e encantá-los.

        Neste capitulo ele enfatiza que as organizações são construídas de pessoas e dependem delas para tingir seus objetivos e cumprir suas missões. Para alguns, muitos dos objetivos pessoais jamais poderiam ser alcançados apenas por meio do esforço pessoal isolado. As organizações surgem para aproveitar a sinergia dos esforços de várias pessoas que trabalham em conjunto. A Gestão de Pessoas é uma área muito sensível no que diz respeito às organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura que existe em cada organização, a estrutura organizacional adotada, as características do contexto ambiental, o negócio da organização, a tecnologia utilizada, os processos internos e uma infinidade de outras variáveis importantes.

        Com certeza a obra de Chiavenato é de grande valia não somente para os profissionais e acadêmicos de Psicologia, como também para o público que deseja conhecer mais sobre o papel da Gestão de Pessoas nas Organizações. O Autor consegue alcançar o objetivo de enriquecer o conteúdo com exemplos explicativos. Enfim, o contexto da gestão de pessoas é representado pela interdependência das organizações e das pessoas.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com