TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Objetivo da Atividade Prévia: A Atividade Prévia

Por:   •  1/4/2022  •  Artigo  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]        [pic 2] 
[pic 3]

Participante:

(Nome completo)

JULIANI ERVILHA BARBOSA DE CASTRO

Turma:

PGGN  Campinas – Turma 6

Professor(a):

Solange Gualberto da Mata Machado

Prazo para entrega:

 Até 08/03/2022 

Objetivo da Atividade Prévia:

A Atividade Prévia, realizada antes do início da disciplina, proporciona o contato com o conteúdo básico para acompanhamento das aulas. Tem o objetivo de nivelar o conhecimento necessário à participação de todos. Portanto, trata-se de uma atividade estratégica para potencializar o seu aproveitamento na disciplina.

Orientações:

A Atividade Prévia deve ser desenvolvida INDIVIDUALMENTE e publicada no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, em WORD, preferencialmente usando fonte tamanho 12 e espaço 1,5 entre linhas. A pontuação nesta atividade está condicionada ao cumprimento do prazo estabelecido, além da qualidade intrínseca do trabalho. Perderá o direito à pontuação o participante que não publicar a Atividade Prévia até a data limite.

Trabalhos plagiados, copiados de livros ou internet não são permitidos, ficando os participantes envolvidos com nota zero e sem a possibilidade de refazer a atividade.

TAREFA: 

  • Leia os textos abaixo indicados e responda as questões apresentadas. (textos em anexo)

Texto 1: Transformação digital: estratégia, execução e resultados além do tecnológico

Referência: TADEU, Hugo Ferreira Braga; ALVARENGA, João Vicente. Transformação digital: estratégia, execução e resultados além do tecnológico. DOM Contexto, p. 21-29, mar. 2021.

Texto 2: Acudir o presente e reconstruir o futuro

Referência: MARTINS, Humberto Falcão. Acudir o presente e reconstruir o futuro. Blog FDC, 10 jun. 2020.

 

Texto 3: Rotinas e inovação: os dois lados de uma mesma moeda!

Referência: MILAGRES, Rosiléia. Rotinas e inovação: os dois lados de uma mesma moeda! Blog FDC, 17 maio 2019. 

QUESTÕES:

  1.         O texto Transformação digital: estratégia, execução e resultados além do tecnológico apresenta uma proposta de artigo a partir da escolha dos principais elementos que poderiam auxiliar os líderes organizacionais em uma estratégia digital consistente, menos pautada em tecnologia e mais nos elementos necessários da gestão. Dentre os elementos destacados no texto qual se faz mais presente na organização que você atua ou atuou? Comente e exemplifique.

Fluência digital: Hoje temos a necessidade de desenvolver peças, produtos e sistemas mais ágeis, dinâmicos e ecologicamente corretos. Iniciativas de sustentabilidade para um mercado cada vez mais competitivo e com menos recursos naturais farão diferença em tomadas de decisão de todas as organizações, independente do seu porte. Trabalhamos com segmento que utiliza peças fundidas para componentes ferroviários; para tal, faz-se necessário a utilização de madeira de lei para confecção de moldes. Pensando no desmatamento, estamos migrando estes moldes de resinas confeccionados em impressoras 3D, o que confere mais agilidade no processo e não utiliza madeiras de lei.

  1.         O cenário atual (covid-19) exige que deixemos de lado velhos paradigmas e modelos de gestão pré-estabelecidos e passemos a analisar contextos com maior sensibilidade. Torna-se relevante analisar variáveis com baixo impacto na estratégia para compreender os próximos rumos dos negócios. Assim, ressalte algumas competências que você considera que serão relevantes aos executivos no pós-covid.

As competências relevantes são dinâmicas e mudam de cenário conforme a cultura da organização em que atuam. Em empresas mais tradicionais a figura do “chefe” tradicional poderá ser bem-vista em detrimentos as expectativas de um mundo mais conectado. Contudo, minha percepção para as competências necessária  para um mundo pós-covid baseia-se na autocritica, capacidade de discernimento, a capacidade de julgamento e tomada de decisão, inteligência emocional, criatividade, empatia, pensamento crítico, saber ouvir e falar.

  1.         O conhecimento acumulado referente a rotinas, cultura e performance organizacional permite que os colaboradores acelerem os projetos de inovação.
  1. Como romper com a cultura da hierarquia, resultados e metas de curto prazo e estabelecer processos de inovação?

Ao entendermos que temos um processo de inovação na medida em que conseguimos romper com o status quo do mercado somos capazes de gerar resultados de extremo impacto à empresa e, por consequência disso, é capaz de gerar desequilíbrio aos seus concorrentes, assim, temos um conjunto de ações, que proporciona transformações substanciais cujas principais características são: a melhoria das operações, elementos, sistemas e técnicas de mercado. Assim, a estruturação de um processo concreto de criação de soluções, dentro de uma cultura sistemática e contínua de fomento ao pioneirismo. Dessa maneira, estratégias inventivas e criativas relativas à criação ou ao aprimoramento de ferramentas, produtos, ideias e serviços abrem caminhos para alcançar um determinado objetivo dentro do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (185.5 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com