TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de atividades da disciplina “Atividades Programadas em Pesquisa”

Por:   •  30/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório de atividades da disciplina “Atividades Programadas em Pesquisa”, durante o segundo semestre de 2018.

Por Jeremias Rodrigues da Silva.

As atividades das quais participei nesta disciplina - regida pela professora Dra. Lívia Freitas Fonseca Borges – contribuíram fortemente para o meu desenvolvimento pessoal e profissional, especialmente no que diz respeito ao meu projeto de pesquisa. Dentre as principais ações desenvolvidas durante o segundo semestre de 2018 convém destacar as reuniões de orientações coletivas; as indicações de leitura da professora regente e; o incentivo à participação em eventos acadêmicos.

Como primeiro destaque, as reuniões de orientações coletivas, promovidas pela professora regente, em que se privilegiava o ensino metódico do rigor científico e metodológico na área do currículo. Dentre as principais atividades realizadas nestes encontros, estiveram presentes os estudos sistemáticos de artigos acadêmicos e capítulos de livros. Entre as leituras marcantes vale citar aqui alguns capítulos do Livro “ A Bússola do Escrever”, organizado por Lucídio Bianchetti e Ana Maria Netto Machado. Outra leitura importante foi o artigo intitulado “A reforma da caneta: reflexões curriculares acerca do ensino médio profissional no Brasil atual”, de autoria de Lívia Freitas Fonseca Borges e Francisco Thiago Silva. Nele, os autores refletem sobre as consequências da adoção unilateral de reformas educacionais no cenário brasileiro. Além destas, destacam-se também as indicações de leituras individuais, tais como: As consequências da Modernidade (GIDDENS, 1990); Memória e Sociedade, lembranças de velhos (BOSI, 1995).

Outro destaque desta disciplina refere-se aos os momentos de qualificação de pesquisa dos orientandos da professora regente. Foram eventos marcados por valiosas lições no meio acadêmico. Especialmente, no que diz respeito à tomada de consciência da relevância científica dos trabalhos em qualificação, e na constatação do crescimento individual dos pesquisadores do grupo. Igualmente, durante as apresentações, tornava-se mais evidente o rigor científico o qual me referi no início deste relatório, exigido pela professora Lívia Freitas Fonseca Borges.  

Um importante evento no qual participei e que convém relatar foi o Grupo de Trabalho da ANFOPE/DF - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação do Distrito Federal – em que se discutia a Base Nacional Comum Curricular e os seus possíveis efeitos no Currículo em Movimento adotado pelo Distrito Federal. Durante esses encontros, ficou evidente a preocupação dos membros do GT quanto à conjuntura política do país, a qual, aliada a outros fatores sociais, impõe um retrocesso à educação brasileira com a iminente adoção de uma BNCC antidemocrática. Este GT tem atuado como um foco de resistência a esta nova ameaça a educação no país.

Em resumo, as atividades realizadas durante o segundo semestre de 2018 nesta disciplina contribuíram para o desenvolvimento do senso de pertencimento entre os pesquisadores da área de currículo da Faculdade de Educação da UnB, além de promover a reflexão crítica, o rigor científico-metodológico e o engajamento pessoal em ações de natureza política em prol da educação brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com