TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Open-book Management

Por:   •  6/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

Open-book Management

O Open-book management (Literalmente traduzida do inglês como Gestão livro aberto) é uma metodologia organizacional que tem como característica a transparência dos dados organizacionais, fazendo assim que todos os contribuintes tenham um maior conhecimento de todos os processos da organização, assim envolvendo mais as pessoas e fazendo que assumam conjuntamente a responsabilidade pelo sucesso organizacional.

Mas para uma implantação de sucesso é necessária uma real transparência por parte da empresa, uma equipe competente, e um ambiente com um clima organizacional favorável e de extrema cooperação.

Este processo é conhecido por sua aplicação de certa maneira simples e de resultados notáveis. O open-book management foi concebido inicialmente nos EUA na década de 1980, por um empresário chamado Jack Stack mas só se tornou mais aplicável depois com o livro de John Case em 1995.

Boa parte do sucesso deste método se deve a fidelidade e comprometimento alcançado por parte dos contribuintes, pois como já dizia o General Napoleão Bonaparte, “um soldado é tanto mais produtivo, quanto ele saiba exatamente o que dele se espera”, e esta expressão diz de forma quase perfeita o que este método tem de vantagem, porque contribuintes mais participativos e cooperativos acabam se esforçando mais para cumprir o que se espera deles, logo a empresa só tem de a ganhar com uma equipe mais unida e produtiva.

Claro que é normal receio por parte de alguns  gestores por conta da transparência exigida para aplicação deste método, pois muitas das informações são importantes e as vezes até o segredo do negócio mas, sem dúvidas é um método excepcional que pode promover uma empresa ao sucesso de maneira louvável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com