TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Orçamento Pessoal e Familiar

Por:   •  29/3/2020  •  Artigo  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 7

Orçamento pessoal e familiar.

Você sabe o conceito de orçamento?

É uma avaliação ou cálculo aproximado de um custo. Fazemos orçamento toda vez que precisamos executar um serviço, uma obra, comprar algo de grande valor.

Então porque não fazemos um orçamento de nossas despesas diárias?

Falar sobre dinheiro principalmente em família é um dos maiores tabus no mundo. A pesquisa recente feita nos Estados Unidos pelo banco Wells Fargo, descobriu que para a maioria dos americanos (44%), o dinheiro é o tema que propõe a conversa mais difícil na família. Ou seja, um tabu maior que a morte (38%), a política (35%) e a religião (32%).

Aqui no Brasil as coisas não são muito diferentes segundo uma pesquisa feita pelo SPC Brasil, apenas 44% dos brasileiros falam sobre dinheiro com frequência dentro de casa.


Muitos casais ainda enfrentam esse problema e não conseguem dialogar sobre o tema com seu cônjuge. Na maioria das vezes o assunto só é debatido quando as contas já não fecham mais, criando assim discussões, debates e em muitos casos até separação.

Milhares de famílias brasileiras estão endividadas e uma boa parte disso se dá pelo fato que, as decisões que impactam a vida financeira do lar não foram tomadas em conjuntos.

Cuidar da saúde financeira da nossa casa é responsabilidade de todos, inclusive dos filhos. Todos precisam participar desse momento que é de vital importância para o bem-estar da família.

O assunto do orçamento familiar precisa ser presente em nossas casas no dia a dia e acima de tudo, ser tratado com naturalidade e não como algo assustador e chato de se falar.

Afinal, Porque não falamos sobre dinheiro?

Existem vários motivos, porém três entram em maior destaque: omissão, falta de Interesse e criação.

Muitas pessoas ainda preferem esconder do seu cônjuge qual o valor da sua renda mensal. Muitos casais não sabem quanto seu cônjuge ganha. Muitas pessoas não têm interesse em conversar sobre o assunto, acham o assunto chato e acabam não dando a real importância que o assunto precisa e o que mais me preocupa particularmente é a maneira como fomos criados influencia muito no tratar de nossas finanças. Se nossos pais não conversavam sobre o assunto, é quase certo que também não iremos conversar. Se eles não nos convidavam a participar do planejamento financeiro da família, entenderemos que nossos filhos também não precisarão participar. Fazemos isso de maneira inconsciente.

Só que conversar ainda é a melhor opção dentro de casa, dialogar abertamente sobre os assuntos aproxima as pessoas e faz com que todos expressem suas opiniões.

 Criar o hábito de uma vez por mês reunir a família para revisarem o orçamento, analisar as metas e comemorarem juntos um resultado obtido, desenvolve no seio familiar uma relação de confiança e harmonia. Onde todos são responsáveis e participativos no sucesso!

Depois do adultério, as finanças ainda são a maior causa de separação, não podemos ser negligentes a esse assunto. 

Porque não prevenir o incêndio antes dele começar? Muitos conflitos seriam evitados se trabalhássemos na prevenção em vez do combate. 

Mas como fazer um orçamento pessoal e familiar?

Antes de mais nada aqui temos que chamar todos que participarão, no caso de uma família chame o cônjuge, os filhos e quem mais viver na casa e tenha uma conversa aberta e franca sobre quais são os objetivos financeiros de vocês.

Sair das dívidas? Ter estabilidade financeira? Conquistar a Casa Própria? Um carro? Deixar um patrimônio para os filhos?  Fazer aquela viagem que tanto sonha?

Independentemente de quais sejam os objetivos, o orçamento pessoal ou familiar é a ferramenta que vai facilitar e acelerar a conquista dos seus objetivos.

O orçamento será seu plano para tornar seu objetivo uma realidade concreta, ao contrario de que muitas pessoas pensam, orçamento não é um controle chato de pessoas pão duras e metódicas fazem.

Essa definição é importante para nosso estudo daqui pra frente, o orçamento não é apenas um controle. Orçamento é o plano que você precisa para realizar seus maiores objetivos financeiros.

Visto por muitos como o vilão na verdade o orçamento é um conceito tão antigo que ele é  Bíblico, em Lucas 14:28 temos, “ Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?” e novamente em Provérbios 21:5 “Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria.”

O orçamento te da a capacidade de se antever, de se preparar e ter conhecimentos sobre sua vida financeira e as decisões que terá ou que poderá tomar.

Provérbios 13:16a “Todo homem prudente age com base no conhecimento”

Ter um orçamento bem feito serve como um bom GPS nos caminhos da vida rumo a seus objetivos e ainda serve como uma forma de acelerar pode acreditar, se você fizer e seguir um orçamento, a tendência é que você conquiste seus objetivos de forma mais fácil e rápida.

Além destas justificativas que coloquei aqui, existem inúmeras outras: pagar suas contas em dia; evitar empréstimos; ter autoconhecimento sobre seus hábitos de consumo; evitar viver em função do dinheiro; entre tantos outros motivos pelos quais você deve ter um orçamento.

Mas vamos lá na pratica, como criar o meu orçamento pessoal ou familiar?

Embora seja uma ferramenta extremamente importante em nossas vidas criar um planejamento é uma das coisas mais fáceis e pode ser feita em 5 etapas simples.

  1. Escreva no papel seus principais objetivos de curto, médio e longo prazo

Podemos aqui considerar como curto prazo até 1 ano, médio prazo coisas maiores que 1 ano e até 05 anos e longo prazo tudo que for acima de 10 anos.

Vamos começar listando os objetivos pois eles darão todo o nosso caminho a ser percorrido, eles apontarão a nossa direção a ser seguida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (261.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com