TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: A CONTRIBUIÇÃO DA CIÊNCIA DA CONTABILIDADE PARA O PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL E FAMILIAR

Por:   •  29/5/2016  •  Artigo  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  847 Visualizações

Página 1 de 7

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: A CONTRIBUIÇÃO DA CIÊNCIA DA CONTABILIDADE PARA O PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL E FAMILIAR

BUCHELT, Patrícia Frizzera

E-mail: patyfrizzera@hotmail.com

GOÍS, Michele Barreto

E-mail: mychelly-barreto@hotmail.com

IVERS, Eduardo Ramos

E-mail: duivers@gmail.com

  1. INTRODUÇÃO

O presente resumo expandido traz uma discussão acerca do tema educação financeira e a aplicação da contabilidade no controle das finanças. O objetivo é demonstrar a importância da aplicação da ciência da contabilidade no planejamento financeiro pessoal e familiar.

O conhecimento das noções básicas de educação financeira possibilita o entendimento de questões que influenciam economicamente e financeiramente a vida dos indivíduos. Desta forma o desenvolvimento desta pesquisa será de grande relevância, tendo em vista que a educação financeira é um assunto em ascensão, mas que ainda necessita ser disseminada, e devido a carência de abordagens aos conceitos da contabilidade em prol da finanças pessoais. O conhecimento sobre esses assuntos contribuirá para o direcionamento das ações e escolhas financeiras e para a elaboração do planejamento e do controle orçamentário.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Em meio as constantes crises econômicas do país, a educação financeira, uma terminologia ainda recente, vem ganhando destaque especialmente por meio dos noticiários vinculados na mídia e na internet, sobre a vida financeira das famílias brasileiras, endividamento, taxas de juros, entre outros assuntos de caráter econômico e financeiro. Segundo Campos (2014, p.37) “A Educação Financeira tem uma repercussão cada vez maior nos meios de comunicação e está sendo inserida no meio escolar, familiar, de trabalho, ou seja, tornou-se de fundamental importância ter informações sobre esse tipo de controle financeiro pessoal”.

Para Campos (2014 apud OCDE, 2005):

Educação Financeira é o processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que com informação, formação e orientação claras possam desenvolver os valores e as competências necessárias para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos neles envolvidos e, então, poderem fazer escolhas bem informadas, saber onde procurar ajuda, adotar outras ações que melhorem o seu bem-estar e, assim, tenham a possibilidade de contribuir de modo mais consciente para a formação de indivíduos e sociedades responsáveis, comprometidos com o futuro.

A educação financeira é um processo capaz de transformar o comportamento das pessoas, ela auxilia na compreensão dos fatos econômicos que interferem no dia a dia das famílias, na tomada de decisão na hora do consumo, na formação de patrimônio e reservas financeiras, contribui para o bem estar da família, na melhoria da qualidade de vida e na construção de um futuro tranquilo.  De acordo o Caderno de Educação Financeira, Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central do Brasil (2013, p.12) a educação financeira pode trazer diversos benefícios, como equilibrar as finanças pessoais, preparar para os imprevistos financeiros e aposentadoria, qualificar o uso do sistema financeiro, preparar o caminho para a realização dos sonhos e tornar a vida melhor.

A contabilidade muitas vezes é associada exclusivamente ao funcionamento das empresas, mas ao contrário do que muitos acreditam, o conhecimento proporcionado pela ciência da contabilidade também pode ser utilizada para a administração das finanças pessoais, como ferramenta na elaboração do planejamento familiar e pessoal. (SILVA, 2007, p.18) diz que a “Contabilidade pessoal é a organização financeira do patrimônio de pessoas físicas. É o registro de todas as operações financeiras realizadas por uma pessoa. Estas informações são usadas para o controle e gestão das finanças pessoais”.

Os seus métodos e conceitos da contabilidade auxiliam nas análises e aplicações das decisões a serem tomadas na construção do orçamento familiar e pessoal e no gerenciamento do patrimônio. Segundo Alves (2010, p.11) a contabilidade estuda os fenômenos de mutação do patrimônio das empresas, visando a obtenção e a aplicação de recursos, podendo este mesmo conceito ser aplicado ao cotidiano familiar.

Assim como nas empresas o planejamento financeiro é primordial no cotidiano das famílias, a falta do controle e do planejamento dos recurso pode desestrutura e leva-las ao endividamento. De acordo com (MARTINS; FILHO, p.2) “O Planejamento Financeiro é uma forma de organizar a finança familiar, objetivando criar reservas que possibilitem uma situação mais favorável ou até mesmo a aquisição de bens. O controle financeiro é uma importante ferramenta, pois aponta a origem e as aplicações”. Para Alves (2010, p.12) afirma que o universo familiar pode ser influenciado negativamente e ocorrer desarmonia se não houver o controle orçamentário e o planejamento das questões financeiras.

Dentro do planejamento financeiro uma das ferramentas mais importantes e fundamentais para o sucesso financeiro das pessoas é a realização do orçamento e do controle dos ganhos (receitas) e dos gastos (despesas). Segundo o Banco Central do Brasil (2013, p. 20, 21) o orçamento é uma ferramenta de planejamento financeiro pessoal, para você conhecer, administrar e equilibrar suas finanças, inicia-se por meio do registro de tudo que se ganha e gasta durante um período e contribui para a realização dos projetos e dos sonhos. 

  1. REFERENCIAL METODOLÓGICO

Através do método de pesquisa, é possível uma explicação detalhada, das ações desenvolvidas durante a pesquisa, serve para dar um direcionamento mais preciso e para atingir os objetivos propostos.

Pode-se definir pesquisa como o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa é requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou então quando a informação disponível se encontra em tal estado de desordem que não possa ser adequadamente relacionada ao problema. (GIL, 2002, p.17)

Este resumo teve fundamentação no seguinte método de pesquisa: Pesquisa qualitativa, pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Pela necessidade de explicar sobre o ponto de vista da forma de abordagem do problema a pesquisa utilizada foi a pesquisa qualitativa, que teve como fase principal o diálogo entre os participantes do projeto.

 Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, foi utilizado a pesquisa bibliográfica, que é desenvolvida com base em materiais já elaborados, como os artigos científicos, e fornecem informações de fundamental importância e relevância para a abordagem do tema proposto. Ainda segundo o ponto de vista dos procedimentos técnicos o estudo de caso fez-se necessário para melhor compreender os motivos que levaram os acadêmicos da 3ª fase do curso de administração, a iniciarem o Projeto Finanças Pessoais, que está sendo desenvolvido com os alunos do ensino médio da Escola CEJA José Dias e apresentar a opinião sobre a contribuição da contabilidade seus conceitos e métodos, em prol da finanças pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com