TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA AUDITORIA INTERNA NO CUMPRIMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SAPEZAL

Por:   •  18/3/2019  •  Monografia  •  4.153 Palavras (17 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 17

UNIDADE PARCEIRA GRUPO ANDRADE MARTINS[pic 1]

FERNANDA BRANDÃO BARBI

O PAPEL DA AUDITORIA INTERNA NO CUMPRIMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

SAPEZAL

2018


UNIDADE PARCEIRA GRUPO ANDRADE MARTINS[pic 2]

FERNANDA BRANDÃO BARBI

O PAPEL DA AUDITORIA INTERNA NO CUMPRIMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, apresentado a Instituto Cotemar a parcial à obtenção do título Pós-Graduação em Auditoria Empresarial.

Orientador(a): AMANDA CRISTINA CHAVES

SAPEZAL

2018


SUMÁRIO

[pic 3]

1.        INTRODUÇÃO        2

2. O PAPEL DA AUDITORIA        4

2.1 CONCEITOS DE AUDITORIA E PAPEL DO AUDITOR        4

2.2 CONCEITOS DE AUDITORIA INTERNA E EXTERNA        5

3.1 CONCEITOS E FUNDAMENTOS DE PLANEJAMENTO        8

3.2 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO        8

3.3 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO        9

4. A AUDITORIA INTERNA E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO        12

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIA        14


O PAPEL DA AUDITORIA INTERNA NO CUMPRIMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Barbi, Fernanda Brandão Barbi[1].

RESUMO

A preocupação básica deste estudo é refletir sobre o papel da auditoria interna de modo a analisar como ela tem apoiado executivos no cumprimento as metas e objetivos estratégicos das organizações. A auditoria interna almeja fornecer uma garantia independente para verificar se os processos de gestão de risco, governança e controle interno de uma organização estão operando de forma eficaz. Já o planejamento estratégico propõe-se à tradução da missão, visão, valores, em objetivos, metas e indicadores, que atendidos, devem gerar o desenvolvimento organizacional. Desta forma, o artigo discorre sobre os conceitos de auditoria e o papel do auditor, bem como as definições de auditoria interna e externa, além de apresentar um breve estudo sobre a auditoria como elemento fundamental para a realização do planejamento estratégico. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, considerando as contribuições de autores como: Perez Junior (1998), Stuart (2014), Kotler (1997), Chiavenato (2004) e Araújo (2001), entre outros, procurando enfatizar a importância do uso da auditoria interna como uma ferramenta estratégica para a tomada de decisão, na tentativa contribuir para o avanço do conhecimento deste instrumento para a gestão do planejamento estratégico organizacional.

Palavras-chave: Gestão. Auditoria. Planejamento estratégico.


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema a análise do uso da auditoria interna e como ela tem auxiliado os executivos a estabelecer e cumprir seus objetivos estratégicos. A auditoria interna ambiciona fornecer uma garantia independente para verificar se os processos de gestão de risco, governança e controle interno de uma organização estão operando de forma eficaz. Já o planejamento estratégico visa o alcance dos seus objetivos e, para tanto, todos os stakeholders[2] devem ter o entendimento e a compreensão da missão e visão da empresa e, assim, perceber como suas funções, quando desempenhadas com excelência, satisfazem um propósito maior, se refletindo na receptividade dos clientes aos produtos/serviços e, consequentemente, no retorno financeiro para os acionistas e a sociedade.

Nesta perspectiva, foram construídos três objetivos específicos que nortearam este trabalho, são eles:

  • Analisar os conceitos de auditoria e da auditoria interna, apresentados na literatura de referência;
  • Avaliar os conceitos e usos do planejamento estratégico nas organizações;
  • Verificar como a auditoria interna auxilia no cumprimento das metas e dos objetivos do planejamento estratégico organizacional.

Quando se fala em planejamento estratégico, se está tratando de um instrumento da administração, um modelo de gestão que auxilia a mensuração do progresso das organizações rumo ao cumprimento de suas metas de longo prazo, a partir da transposição de alvos impalpáveis da visão, em indicadores quantificáveis.

E, neste sentido, o objetivo do planejamento estratégico coincide com as atividades dos auditores internos, que lidam com questões que são fundamentalmente importantes para a sobrevivência e prosperidade de qualquer organização. Ao contrário dos auditores externos, eles olham além dos riscos e declarações financeiras, para considerar questões mais amplas, como a reputação da organização, o crescimento, seu impacto no meio ambiente e a forma como trata seus funcionários, ou seja, os aspectos da visão e missão da empresa.

Atualmente, as organizações têm dificuldades em obter vantagens competitivas sustentáveis. Segundo Kaplan e Norton (2008, p. 26) as empresas da “Era da Informação” estão baseadas em: “um novo conjunto de premissas operacionais: processos interfuncionais; ligação com clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores do conhecimento”. Fatores externos e internos que influenciam a tomada de decisão e, por isso, necessitam ser previamente analisados, auditados e medidos.

Neste contexto, se espera que o presente artigo venha contribuir para o conhecimento da auditoria interna, sua fundamentação, instrumentos e benefícios, com intenção de que os administradores possam utilizá-la para atingimento dos objetivos estratégicos organizacionais.

Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (230.4 Kb)   docx (271.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com