TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DOS RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

Por:   •  23/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 6

O PAPEL DOS RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

Anderson Schvartz

Prof. Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta

Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Bacharelado em Administração (GCS061) - Administração de recursos Humanos I

29/11/2015

RESUMO

O objetivo principal do presente estudo é verificar como o planejamento estratégico dos recursos humanos podem servir para melhorar toda a gestão de pessoal dentro de uma organização através da gestão por competências. A gestão de competências é basicamente alocar o colaborador segundo as suas melhores competências, e através desta visão o presente trabalho visa a elucidar esta gestão e de como ela pode trazer excelência a organização, Constitui a matéria deste trabalho aspectos introdutórios necessários ao entendimento inicial, em um segundo momento iremos adentrar no desenvolvimento e aprofundar o tema gestão por competências, Acompanhando esta tendência, o presente estudo se apresenta de forma sintética e consistente com o intuito de ampliar os conhecimentos acerca do estudo da gestão de recursos humanos e a sua adequada aplicação para que possa trazer resultados satisfatórios as organizações, a final, a realidade é que muitos gestores estão despreparados para gerir os seus colaboradores o que acaba prejudicando as organizações pois acaba que a empresa traz resultados insatisfatórios e aumenta cada vez mais sua rotatividade de colaboradores. Numa fase final foi possível relatar alguns pontos relevantes a respeito da gestão por competências e a como sua adequada aplicação irá trazer melhorias as organizações.

Palavras-chave: Recursos humanos. Planejamento estratégico. Competências.

INTRODUÇÃO

No início da era industrial, o departamento de pessoal denominado meramente de seção pessoal eram responsáveis ​​por elaborar as admissões, folhas de pagamento demissões e obrigações legais da empresa. O papel do departamento de pessoal foi principalmente administrativo. Os recursos humanos, de acordo com Girardi (2008), eram vistos como custos fixos, e geridos de forma paternalista, burocrática e estática. Durante as próximas décadas, o papel da administração de pessoal tornou-se mais envolvidos com os objetivos gerais do negócio. As empresas começaram a recrutar líderes de recursos humanos que eram capazes de gerenciar o departamento de uma posição mais estratégica. Administração de pessoal, portanto, evoluiu para um negócio agora se refere à gestão de recursos como humano. Gerentes de recursos humanos são responsáveis ​​por desenvolver soluções estratégicas para as questões relacionadas com o emprego que afetam a capacidade da organização para cumprir suas metas de produtividade e desempenho. Nesta nova fase, a percepção, por parte das instituições são de que as pessoas são o ponto central da eficiência e da eficácia e isso amplia a atuação da área de Recursos Humanos (RH), e faz com que esta estabeleça efetivamente relações com a estratégia organizacional.

DESENVOLVIMENTO

O papel da gerencia de recursos humanos é determinante para que se possa haver uma adequada gestão de pessoas, os gerentes de recursos humanos descobrem o que é único em cada pessoa e, em seguida, capitalizam isso sobre ela. Gerentes médios jogam damas, enquanto os grandes administradores jogam xadrez. A diferença? Em damas, todas as peças são uniformes e se movem da mesma forma; elas são intercambiáveis. Você precisa planejar e coordenar os seus movimentos, certamente, mas todos eles se movem no mesmo ritmo, em caminhos paralelos. No xadrez, cada tipo de peça se move de uma maneira diferente, e você não pode jogar, se você não sabe como cada peça se move. Mais importante, você não vai ganhar se você não pensar cuidadosamente sobre como ira mover as peças. Grandes gerentes conhecem e valorizaram as habilidades únicas e até mesmo as excentricidades de seus empregados, e eles aprendem a melhor forma de integrá-los em um plano coordenado de ataque.

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

O planejamento de recursos humanos com base na competência serve como um elo entre a gestão de recursos humanos e do plano estratégico geral de uma organização. As competências são definidas como habilidades observáveis, habilidades, conhecimentos, motivações ou características definidas em termos de os comportamentos necessários para o desempenho do trabalho bem sucedido. O conceito da competência está relacionado com o desenvolvimento do indivíduo e com a formação continua ou seja a oportunidade para melhorar ou adaptar as competências. Para Zarifian (2003) a competência é uma inteligência pratica das situações que se apoia em conhecimentos adquiridos e os transforma, a medida que a diversidade de situações aumenta.

         Gestão por competências suporta a integração de planejamento de recursos humanos com planejamento de negócios, permitindo assim que as organizações avaliem a capacidade dos recursos humanos atual com base em suas competências contra a capacidade necessária para atingir as metas de visão, missão e de negócio da organização. Para isso toda a organização precisa ter estratégia organizacional que segundo Chiavenatto (2010 pg 71) define que:

A estratégia organizacional refere-se ao comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Quase sempre, estratégia significa mudança organizada. Toda organização precisa ter um padrão de comportamento holístico e sistêmico em

relação ao mundo de negócios que a circunda e onde opera.

Estratégias de recursos humanos direcionados, planos e programas para preencher as lacunas (por exemplo, contratação de pessoal; desenvolvimento de carreira; aprendizagem de gestão de sucessão; etc.) são então projetados, desenvolvidos e implementados para fechar as lacunas. Enquanto competências não são novos para a maioria das organizações, o que é novo é a sua aplicação o que aumentou em funções variadas de recursos humanos (ou seja, o recrutamento / seleção; aprendizagem e desenvolvimento, gestão de desempenho, desenvolvimento de carreira e planejamento de sucessão, planejamento de recursos humanos). As organizações estão procurando novas maneiras de adquirir, gerenciar e reter o talento precioso necessário para alcançar seus objetivos de negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (126.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com