TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PERFIL DO EMPREENDEDOR SOCIAL

Por:   •  20/1/2018  •  Artigo  •  6.950 Palavras (28 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 28

                                                         

EMPREENDEDORISMO SOCIAL LUCRATIVO

O PERFIL DO EMPREENDEDOR SOCIAL

Kele da Silva Reis Guedes¹

Celina Maria Frias Leal Martins²

RESUMO:

O empreendedorismo social são negócios que geram impacto social em grande escala. Estudar o perfil do empreendedor social que favoreça o sucesso nos projetos sociais de forma autossustentável contribui para o desenvolvimento social. Para isso será realizada pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva através de livros, artigos e internet, e também será narrada a história de Fábio Rosa, Engenheiro Agrônomo que levou a eletricidade para zona rural transformando a vida dos produtores rurais. O presente artigo constatou que de modo geral os empreendedores sociais procuram uma integração entre vários setores para resolver problemas sociais. Eles são dinâmicos, atentos, buscam oportunidades, são inovadores, têm capacidade de influenciar pessoas e produzem um impacto social benéfico.

PALAVRAS-CHAVE: Empreendedorismo Social, perfil empreendedor, desenvolvimento social.  

¹ Aluno concludente do curso de Bacharel em Administração da Faculdade Estácio de Sá

² Professora Orientadora do artigo da Faculdade Estácio de Sá.

2

I INTRODUÇÃO:                                                                                                               

Os empreendedores sociais no mundo inteiro buscam soluções criativas para muitos males da sociedade e novas maneiras para promover o bem-estar social e restaurar o meio ambiente.

Uma boa parte dos mais pobres da população mundial percebe através da televisão e internet o seu estado perante a sociedade mais rica, o conhecimento fornecido pela tecnologia possibilita o cidadão abrir caminhos, construir perspectiva de vida melhor, ter ideias criativas para sair da pobreza, fazer parte de associações e corporações e deixar de se esconder julgando-se incapazes a mercê do primeiro setor. Pois o governo não consegue resolver todos os problemas da sociedade, surge-se então o terceiro setor e empreendedores engajados com o bem-estar social.

O setor cidadão tem um amplo campo de atuação e hoje em dia preocupa-se mais em capacitar pessoas a se desenvolverem e criar oportunidades de trabalho e renda do que fazer caridade. Como afirma o indiano Amartya Sen, prêmio Nobel em 1998, o verdadeiro desenvolvimento estar em acabar com as abstenções que impedem as pessoas de exercer sua condição de cidadão. Propiciar ao indivíduo opção de escolha favorece o seu desenvolvimento pessoal, isso reflete em toda a sociedade.

Vivemos um mundo de opulência sem precedentes, mas também de privação e opressão extraordinárias. O desenvolvimento consiste na eliminação de privações de liberdade que limitam as escolhas e as oportunidades das pessoas de exercer ponderadamente sua condição de cidadão.  Amartya Sen.

Nesse contexto as ações sociais deixam de ser assistencialistas e passam a se concentrar no auto desenvolvimento do indivíduo. Nessa área atua o empreendedor social com ideias criativas para resolver problemas da sociedade em grande escala e ao mesmo tempo gerar lucro para expandir o negócio de forma autossustentável, um exemplo são as corporações e associações onde todos os envolvidos empenham-se pela empresa social.

  

Surge então um contratempo: Como encontrar oportunidade nos problemas sociais para além de resolver a situação gerar lucro para seu próprio desenvolvimento?

3

O objetivo geral desse presente artigo é pesquisar sobre o perfil do empreendedor social que favoreça o sucesso nos projetos sociais de forma autossustentável. Para isso determina-se os

objetivos específicos: Definir quais as características do empreendedor social, averiguar como  emergiram ideias bem-sucedidas no setor cidadão e identificar os pontos importantes para alavancar essa ideia, abrangendo questões comerciais e administrativas de uma estrutura empresarial em uma organização social.

        

O estudo sobre empreendedorismo social é importante porque é um negócio lucrativo que traz desenvolvimento para a sociedade. As empresas sociais, diferentes das ONGs ou de empresas comuns, utilizam mecanismos de mercado para, por meio da sua atividade principal, buscar soluções de problemas sociais. Os negócios sociais integram a lógica dos diferentes setores econômicos e oferecem produtos e serviços de qualidade à população excluída do mercado tradicional, ajudando a combater a pobreza e diminuir a desigualdade de forma integrada e autossustentável.

Este tipo de negócio com impacto social tem proliferado por todo o país, por uma geração de empreendedores que pautam sua estratégia em valores sustentáveis. Esse artigo irá analisar características importantes de empreendedores sociais através de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. Também será analisado a história de Fábio Rosa, empreendedor social que desenvolveu um projeto de eletrificação rural transformando a vida dos produtores rurais. Esse estudo irá colaborar para a conceituação e fomento deste novo modelo de negócio que causa um grande impacto no desenvolvimento social.

II REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Histórico do Empreendedorismo.

A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo. (DORNELAS, 2005).

De acordo com Hisrich (apud DORNELAS 2005) O primeiro relato de empreendedor surgiu quando o aventureiro Marco Pólo, tentou estabelecer uma rota comercial para o Oriente a fim de vender as mercadorias de um homem rico (capitalista). Eles fizeram um contrato comum

4

na época que oferecia um empréstimo para o comerciante aventureiro a uma taxa de 22,5%, incluindo seguro. Quando o comerciante aventureiro era bem-sucedido na venda das mercadorias e completava a viagem, os lucros eram divididos, cabendo ao capitalista a maior parte (até 75%), enquanto o comerciante aventureiro ficava com os 25% restante. Com isso, Marco Pólo ficou conhecido como “o aventureiro empreendedor”. Correndo riscos físicos e emocionais a fim de vender as mercadorias (DORNELAS, 2008, p.14).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.3 Kb)   pdf (339.2 Kb)   docx (494.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com