TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PERFIL DO PROFISSONAL EM GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  19/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.540 Palavras (15 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 15


[pic 1]

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

LUIS HENRIQUE F. FERREIRA - RA: 8124970 

O PERFIL DO PROFISSONAL EM GESTÃO FINANCEIRA

Projeto Integrador apresentado para o Curso de administração, da Faculdade Claretiano de Curitiba, com o requisito parcial para aprovação desta disciplina. Professor: Francisco de Assis Breda

CURITIBA/PR

        Maio de 2022

Sumário

1. INTRODUÇÃO        3

2. PRINCIPAIS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ESTUDO DA GESTÃO FINANCEIRA DAS ORGANIZAÇÕES E SEUS OBJETIVOS CENTRAIS        4

2.2 Controladoria        4

2.3 Contabilidade        5

2.4 Administração financeira        5

3. PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DO TRABALHO DO PROFISSIONAL EM GESTÃO FINANCEIRA E SUAS PROCUPAÇOES........................................................          .        6

4. DESTACAR, DE FORMA GERAL, O CONJUNTO DE CONHECIMENTO ATUAIS AO PROFISSIONAL GESTOR FINANCEIRO, COM ESPECIAL ATENÇÃO PARA O CAMPO DA ECONOMIA.        6

4.1 Economia        6

4.2 Contabilidade        7

4.3 Fluxo de caixa        7

4.5 Planejamento Financeiro        8

5. QUALIDADES PESSOAIS QUE UM PROFISSIONAL DEVE POSSUIR PARA ATUAR NA GESTÃO FINANCEIRA.        9

5.1 Capacidade de comunicação e de trabalho em equipe        9

5.2 Disciplina        9

5.3 Capacidade de realizar múltiplas tarefas        9

5.4 Proatividade        10

6. METODOLOGIA        10

7. CONCLUSÃO        10

8. REFERÊCIAS        11

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir de dados qualitativos, extraídos de pesquisas bibliográfica, que visa   nortear a condução e elaboração do projeto integrador numa perspectiva interdisciplinar, tendo como propósito desenvolver o senso critico e articular conceitos apreendidos nas disciplinas e aplicando-os de forma objetiva e pratica.

1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem por objetivo mostrar o conjunto de práticas e ações da gestão financeira que, dento de uma empresa, buscam a análise, planejamento e controle de toda e qualquer atividade financeira. E mostrar quais são as atribuições de um gestor financeiro além de suas qualidades e responsabilidades, inerentes a um profissional dessa área.                                                                                                                                           

Sabe-se que, além da redução de despesas e maximização dos lucros, a obtenção de recursos financeiros é própria da gestão financeira e que possibilita atingir níveis desejados. Portanto, o gestor financeiro é de extrema relevância nas organizações para que a empresa apresente ótimos resultados em seus registros, independentemente do tipo ou do porte da empresa. Mas para que o sucesso seja alcançado a gestão concentra-se sobre o estudo das decisões financeiras assumidas nas empresas. A empresa, como um agrupamento humano hierarquizado, tem a possibilidade de mobilizar meios humanos, materiais e financeiros para extrair, transformar, transportar, e distribuir produtos ou prestar serviços que atendam os objetivos definidos pela organização. Portanto é inerente ao profissional em gestão financeira, a responsabilidade de entender os mecanismos que o regem, pois esse instrumento será de extrema importância para a tomada de decisões, assim como a distribuições dos recursos inerentes ao sucesso da organização.

2. PRINCIPAIS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ESTUDO DA GESTÃO FINANCEIRA DAS ORGANIZAÇÕES E SEUS OBJETIVOS CENTRAIS                                                        

O gestor financeiro tem como tarefa básica administrar aplicação de recursos monetários utilizando-se de eficientes métodos no controle das organizações. Dessa forma o tecnólogo em gestão financeira possuirá habilidades e competências para acompanhamento das funções pertinentes à gestão dos recursos financeiros nas organizações em geral. Portanto entre os principais elementos que compõem o estudo da gestão financeira, são algumas: a administração, a controladoria, a contabilidade, a administração financeira                                

                

2.1 Administração        

A administração tem a papel a de coordenar pessoas e recursos, com a finalidade de alcançar objetivos e metas. Segundo Neivaldo Hakime Dutra (2013, p.34)

Administrar significa planejar, dirigir, organizar, coordenar, e controlar organizações e/ou tarefa, tendo como objetivo maior produtividade e/ou lucratividade. Para se chagar a isso, o administrador avalia os objetivos organizacionais e desenvolves as estratégias necessárias para alcança-los. Este profissional, no entanto, não tem apenas função teórica, ele é responsável pela implantação de tudo que planejou e, portanto, vai ser aquele que define os programas e métodos de trabalho, avaliando os resultados e corrigindo os setores e procedimento que estiverem com problemas.

                Portanto ter conhecimento das ferramentas administrativas auxiliara futuros gestores nas decisões que irá tomar no dia a dia e, capacita-los a ter uma postura analítica de estilo empresarial.

2.2 Controladoria        

A controladoria é a evolução da contabilidade, que Franco (1997 apud Cassio e Mário, 2013, p.22) define como:

[...] a ciência que estudos fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações e orientação necessárias à tomada de decisões sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (143.5 Kb)   docx (46.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com