TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Perfil do Profissional em Gestão Financeira

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.079 Palavras (9 Páginas)  •  981 Visualizações

Página 1 de 9

CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO Curso de Gestão Financeira

SUELLEN BARBOSA BAUDSON  - RA 1179218

PI – Projeto Integrador

O Perfil do Profissional em Gestão Financeira

BRASÍLIA - 2015


INTRODUÇÃO

Todas as pessoas quando administram finanças, sejam suas ou de terceiros, tornam-se gestores financeiros. Isso mostra que as organizações necessitam de profissionais dessa área para as gerirem e possibilitarem seu crescimento e permanência no mercado.

Toda empresa busca alcançar lucro, contraditoriamente, até mesmo as de caráter não lucrativo, pois precisam do lucro ao menos para manter seu funcionamento, de forma a produzir seus bens ou prestar seus serviços, para isso elas utilizam recursos que precisam ser administrados.

Existem diferentes formas jurídicas de empresas, cada forma necessita de um tipo de gestor para melhor atender seus objetivos. As formas mais complexas são as Sociedades Anônimas, portanto, seus gestores devem ser mais capacitados que em uma firma individual, mas isso não isenta estes de profissionalizarem-se.  

As constantes mudanças no mercado financeiro exigem um novo perfil dos gestores, as instabilidades na esfera tributária afetam diretamente suas decisões, assim como a tendência de globalização.

Não existe atividade da empresa sem utilização dos recursos financeiros, o profissional da gestão financeira é quem possibilita que as atividades sejam realizadas e tenham continuidade.

  1. DA GESTÃO FINANCEIRA

Para atuar no mercado as empresas precisam utilizar recursos, sejam eles financeiros, humanos, materiais, administrativos ou mercadológicos, recursos esses que devem ser aplicados da forma mais rentável possível.

É a gestão financeira que possibilita a aquisição, a utilização e manutenção dos recursos necessários ao funcionamento da empresa, uma má gestão causa fracasso.

De acordo com Gitman (1997) os administradores financeiros desempenham atividades diversas como orçamentos, previsões financeiras, administração do caixa e do crédito, análises de investimentos e captação de fundos.

As atividades do gestor financeiro relacionam-se intimamente com a as atividades da contabilidade e a economia, elas se distinguem e se complementam.

A abordagem contábil utiliza o regime de competência, onde reconhece as receitas no momento da venda e as despesas apenas quando incorridas, na abordagem financeira o regime adotado é de caixa, reconhece as receitas e despesas apenas quando ocorrem entradas e saídas efetivas de caixa. O regime de caixa não revela integralmente as circunstâncias da empresa.

O contador realiza a coleta de dados consistentes sobre as operações da empresa e o administrador financeiro os interpreta e ajusta, para a partir daí realizar o processo de tomada de decisão.

Com relação à economia, o gestor financeiro deve conhecer as mudanças nas atividades e políticas econômicas, utilizar teorias econômicas como a da análise marginal, que se baseia na análise da superação dos benefícios adicionais sobre os custos adicionais.

Os mercados financeiros são muito instáveis, as variações das taxas de juros afetam diretamente as decisões financeiras, o que torna a atuação na área muito complexa.

1.1 Atuação do Gestor Financeiro

Entre as decisões tomadas pelo gestor financeiro as principais são:

  • Orçamento de capital – identificar oportunidades de investimento.
  • Estrutura de capital – captação e suplementação do capital.
  • Gestão do capital de giro – administrar as atividades diárias da empresa de modo a não haver interrupções em suas operações.

O objetivo básico da Gestão Financeira é a maximização do lucro, ou seja, incrementar o valor de mercado do capital dos proprietários ou acionistas de uma empresa, seja ela firma individual, sociedade de pessoas ou por ações. Em toda empresa, uma boa decisão financeira aumenta o valor de mercado do capital de seus proprietários.

Maximização da riqueza significa a contribuição para o aumento do valor da empresa pela escolha e seleção dos investimentos que possuem a melhor compensação entre o risco e o retorno. (CHIAVENATO, 2014, p. 13)

Ao gestor financeiro compete manter permanente a situação de liquidez da empresa, gerindo adequadamente os ativos e passivos. Ele deve equilibrar dois objetivos principais: maior rentabilidade e rápida liquidez.

Liquidez e rentabilidade estão inversamente ligadas, rentabilidade é sinônimo de investimento, por sua vez, o investimento reduz a liquidez, que é a capacidade imediata de um bem ou título transformar-se em moeda, dessa forma, não é possível conseguir a maximização dos dois objetivos simultaneamente, mas buscar sua satisfação.

O gestor financeiro desempenha um papel muito importante na administração da qualidade total (TQM), a busca pela qualidade total relaciona-se diretamente com a lucratividade da empresa, pois significa aumento de produtividade, diminuição de custos e tempo, o que é alcançado com recursos financeiros de modo a permitir uma modernização e aperfeiçoamento.

Segundo Robert W. Jonhson (1986 apud CHIAVENATO 2014, p. 14 e 15) a palavra finanças significa ação de prover os meios de pagamento, incluindo o planejamento financeiro, estimativa de entradas e saídas de caixa, levantamento, emprego e distribuição de fundos e seu controle financeiro para confrontar o plano original com o que foi executado.

O profissional da área de gestão financeira deve trabalhar no sentido de alcançar maiores lucros para a organização, o lucro é entendido como a diferença entre a receita e a despesa da empresa em um determinado período.

O mercado pode apresentar situações de certeza, risco e incerteza com relação às variáveis e as conseqüências de suas ações. Geralmente situações de maior risco são as que possibilitam obtenção de maior lucro. Essas incertezas e riscos devem ser muito bem analisados pelo gestor no processo de decisão.

Chiavenato (2014) afirma que o segredo está em maximizar não o lucro no curto prazo, mas a riqueza da empresa no longo prazo.

Os gestores financeiros da Foodmaker Inc., empresa americana que opera e franqueia duas grandes redes de restaurantes, avaliam os cálculos de retorno sobre o investimento original num horizonte de vinte anos, para decidirem sobre a abertura de um novo restaurante. Para manter o novo empreendimento são necessárias não só ações financeiras, mas dos demais setores, como o departamento de marketing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (203.1 Kb)   docx (80.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com