TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PERFIL E OS CONCEITOS NA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  17/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Graduação em Administração Pública

ATIVIDADE AVALIATIVA I

O PERFIL E OS CONCEITOS NA ADMINISTRAÇÃO

Passos

2016

INTRODUÇÃO

        Desde os primeiros tempos da humanidade, o homem tem procurado maneiras de gerenciar suas tarefas para melhor realizá-las. Durante a revolução industrial, os processos de produção de artesãos deram lugar a um novo conceito em que o poder humano foi substituído por uma força motriz. Com o começo da máquina e a expansão da industrialização, novas incógnitas nas empresas começaram a surgir. Nesse mesmo tempo, a administração aparece com uma oferta para explicar os defeitos que resultaram desse processo e aumentar a produção em face da concorrência que apareceu no mercado.        

AS TRANSFORMAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS

        Aqueles que desempenham o papel de criar novos produtos e serviços para atender às necessidades sociais sofrem de um mercado cada vez mais volátil. Os modelos administrativos propostos pelos teóricos da gestão não atendem às necessidades atuais. Neste contexto, observamos a operação de um conjunto de variáveis externas que influenciam decisivamente nessas mudanças.

A tarefa de um bom administrador é gerenciar as organizações para que elas possam alcançar seus objetivos, oferecer bons benefícios à sociedade e sobreviver com o tempo. Por esse motivo, o administrador é necessário para gerenciar melhor o processo administrativo, tais como: estratégia, eficiência, visão de negócios, flexibilidade, empreendedorismo, entre outros.

        Diante dessa mudança constante, é necessário adotar medidas administrativas que possam ajudar a atingir os objetivos comerciais em face de um cenário cada vez mais competitivo. Para que isso aconteça, o administrador deve seguir os processos evolutivos das organizações existentes para planejar maneiras de fazê-los se destacar no cenário global.

Nos tempos atuais, o tema principal das atividades do gerente é lidar com funcionários que são "atores-chave" nas organizações e cuidar do consumidor contemporâneo que parou de consumir apenas por necessidade e começou a cultivar o consumismo desenfreado.        Podemos concluir então que, cabe a este profissional, a questão de aprimorar seus conhecimentos e habilidades levando em conta todas as tendências da administração atual para que possa trabalhar o seu papel no meio da sociedade de forma que vá de encontro com as necessidades das empresas e do mercado.

UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS IDÉIAS DE JOÃO BOSCO LODI E WALDEZ LUDWIG

        João Bosco Lodi, através de seu trabalho "História da administração", tenta apresentar a trajetória da administração, citando suas práticas, ideologias, teorias e estratégias que surgiram em um momento em que questões atuais como globalização e tecnologia ainda não eram parte de cenário contemporâneo. A partir desse momento, o papel do administrador tornou-se importante no processo industrial, e esse modelo de gerenciamento familiar não atende mais às necessidades da organização, dando lugar a um novo conceito capaz de resolver problemas.         

Frederick Taylor, o fundador da Administração Científica, ainda propôs a divisão das linhas de produção para aumentar a eficiência e reduzir os custos operacionais. Os trabalhadores não foram percebidos por ele como obras elementares para a empresa e não precisavam de especialização para desempenhar as tarefas porque tinham que realizar um conjunto de atividades repetitivas e padronizadas em grande escala. Um elemento importante deste modelo foi a alta rentabilidade organizacional, mesmo que custe a exploração do empregado.

Paralelamente às idéias de John Bosco Lodi e consultora de negócios Waldes Ludwig, pode-se mostrar que esse mesmo cita um modelo padronizado do antigo sistema administrativo, o sistema descrito no livro de Lodi como algo que já não existe em uso, é um padrão que não atende mais às necessidades organizacionais. Ludwig coloca mais ênfase no modelo de gestão atual, no qual o empregado ocupa uma posição significativa na empresa e é percebido como um elemento importante no funcionamento da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com