TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS NO PROJETO

Por:   •  5/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 3

PLANEJAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS NO PROJETO

O planejamento dos recursos humanos foi  importante para determinar e reconhecer quais eram as habilidades necessárias para que o projeto fosse bem sucedido. Basicamente, pode-se dizer que essa medida foi imprescindível para formar a equipe da atividade a ser cumprida, de maneira a melhorar as competências e a interação por parte dos membros, o que foi essencial para atingir os resultados esperados.

Ao gerenciar a equipe do projeto e observar o desempenho de cada participante, tive mais controle sobre os processos de desenvolvimento. Assim, foi possível dar feedbacks, identificar e solucionar eventuais problemas, além de implantar mudanças a fim de otimizar o projeto como um todo e valorizar os seus colaboradores.

Antes de qualquer coisa, o primeiro passo para criar o plano de ação foi saber quais seriam as atividades executadas no projeto, o que pode ser feito por meio da leitura do escopo.  A partir daí, pude obter as informações necessárias para montar o planejamento do uso dos recursos humanos disponíveis  para alavancar a proposta.

Para planejar o emprego dos recursos humanos, comecei identificando e documentando quais eram as funções, as responsabilidades, as habilidades exigidas e as relações hierárquicas do projeto. Feito isso, iniciei o plano de gerenciamento de RH, registrando oficialmente as etapas da proposta, cada tarefa a ser realizada, a quantidade e tipo de colaboradores necessários.

As táticas aplicadas nesse processo incluíram organogramas e descrições de cargos, rede de relacionamentos e teoria organizacional.

Desenvolvimento da equipe do projeto

O segundo passo foi melhorar as competências e a interação entre os integrantes da equipe, a fim de aperfeiçoar o desempenho final do projeto. Ao aprimorar as habilidades já existentes, acabou aumentando a capacidade dos membros para a conclusão e entregas do projeto, o que contribuiu para economizar financeiramente, diminuir os cronogramas e elevar a qualidade no geral.

Além disso, ao treinar a equipe e deixá-la bem entrosada, também aumentou o sentimento de confiança dos participantes, ajudou na motivação, reduziu problemas e conflitos, e melhorou os resultados.

Os pilares dessa etapa foram:

  • criar uma cultura do grupo dinâmico e harmônico, que fosse capaz de incentivar o espírito de colaboração e ampliar a produtividade individual;
  • preparar o treinamento e estimular a mentoria entre os próprios integrantes da equipe, de maneira que compartilhassem os seus conhecimentos e experiências.

Gerenciamento da equipe do projeto

A última etapa da gestão de equipe se deu a partir do acompanhamento do desempenho do grupo, fornecendo  feedbacks, resolução de problemas e na coordenação de mudanças para otimizar os resultados do projeto.

Administrar a equipe exigiu uma combinação de competências, com foco na comunicação, gerenciamento de conflitos, negociação e liderança.

O gerenciamento de projeto funcionou  como um subconjunto da equipe, tendo como responsabilidade administrar as atividades da proposta principal e liderança, como a iniciação, planejamento, aplicação, acompanhamento, controle e a finalização das etapas.

Os procedimentos desta etapa envolveram habilidades interpessoais, treinamento, atividades de construção de equipe, regras básicas, agrupamento, reconhecimento e recompensa.

Processos no gerenciamento dos recursos humanos do projeto

Para gerenciar e liderar a equipe do projeto foi preciso colocar dois processos em prática: influenciar a equipe do projeto e estabelecer um comportamento profissional ético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (205.1 Kb)   docx (78.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com