TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE NEGÓCIOS EM TEMPOS DE CRISE ECONÔMICA

Por:   •  30/6/2021  •  Artigo  •  5.265 Palavras (22 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 22

PLANO DE NEGÓCIOS EM TEMPOS DE CRISE ECONÔMICA

RESUMO

Através deste estudo serão discutidos os impactos da crise econômica nos empreendimentos, destacando os desafios, as oportunidades e a inovação que advêm desse período. É sabido que desde o ano de 2015 o Brasil vem passando por uma grave crise política e econômica que interferiu nos mais variados setores da economia. No entanto, apesar de se mostrar uma fase assustadora, a crise pode ser um momento único na vida de empreendedores, mostrando-se uma oportunidade de mudar e recomeçar. Negócios já existentes podem ser ajustados e transformados, mostrando-se mais fortes e com grandes possibilidades de crescimento, desde que possam contar com uma gestão eficaz; já os novos negócios podem se mostrar inovadores diante da crescente concorrência, chamando a atenção dos clientes e despertando o seu interesse. Empresas brasileiras bem geridas não se deixam abater pela crise e isso justifica o crescimento da taxa de empreendedorismo, que aumentou paralelamente à crise. Isso demonstra que os empreendedores têm entendido, cada dia mais, que a crise é uma oportunidade que deve ser explorada, transformando a incerteza em uma chance de sucesso. A metodologia utilizada nesse artigo é a pesquisa bibliográfica, com base em publicações diversas de autores renomados no assunto em questão.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Inovação. Oportunidade. Gestão eficaz.

1 INTRODUÇÃO

A crise é um momento que, se bem aproveitado, pode se transformar em uma ótima oportunidade de negócio. O Brasil, nos últimos três anos, tem passado por uma grande crise política e financeira, que reduziu o poder de consumo da população, reduzindo progressivamente o salário mínimo e as políticas sociais adotadas desde o ano de 2002.

Tal fato reduziu significativamente a quantidade de dinheiro nas mãos das pessoas, que passaram a consumir menos e a ter menores condições de melhorar sua qualidade de vida. Com um consumo menor, a indústria passou a produzir menos, a contratar menos e a aumentar o número de demissões, gerando um ciclo econômico nada favorável.

Com o crescimento dos índices da inflação, as famílias perderam poder de compra e isso gerou uma grave crise nas indústrias e, concomitantemente, nos comércios e isso foi impulsionado pelas crises econômica e política, gerando instabilidade econômica e afetando diretamente a sobrevida de muitas empresas. Com a crise que se instalou no Brasil no ano de 2015, muitos brasileiros perderam seu poder de compra, abrindo mão de hábitos que se tornaram comuns, como frequentar restaurantes e lanchonetes, bem como adquirir produtos e serviços sem data específica.

No entanto, apesar de todo esse cenário e do pânico causado pela crise, muitos gestores encararam esse momento como uma oportunidade de mudar, de ajustar os negócios e inovar e as empresas bem-estruturadas souberam transformar momentos de fraqueza em um momento de recomeço. Empresas que se preparam para momentos difíceis sabem aproveitar as oportunidades que surgem, levando seu negócio ao crescimento e à superação das dificuldades.

Quanto mais a empresa protelar a solução dos seus problemas, mais dificuldades ela terá para se reerguer e se refazer, sobretudo em momentos de crise econômica. Isso requer momentos de grande reflexão e análise da situação real da empresa, considerando custos elevados, desperdícios, inadimplência, altos salários, entre outras situações que podem interferir na sobrevida do negócio.

A justificativa para a elaboração deste estudo é a relevância do tema, bem como a necessidade de se discutir o quanto as oportunidades podem nascer de um momento de crise econômica, levando as empresas a se reinventarem e a buscarem novas formas de gestão, mais simples e mais eficazes.

O objetivo geral desse estudo é identificar as oportunidades corporativas que podem surgir de momentos de crise, tanto para as empresas já existentes quanto para o caso de novos empreendimentos.

A questão que motivou a elaboração desse estudo é: como ser um empreendedor de sucesso em um momento de crise econômica? Como o plano de negócios pode auxiliar as empresas, transformando-se em uma ferramenta eficaz para o recomeço dos negócios?

A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, com base em publicações de autores renomados no assunto em questão.

2 COMO EMPREENDER E SOBREVIVER EM MOMENTOS DE CRISE ECONÔMICA

Segundo Generoso (2016), quem detém a informação detém o poder e em momentos de crise ela é crucial para a sobrevivência de um empreendimento. Isso demonstra o quanto é importante um gestor ter em mãos dados, projeções e análises reais da situação de uma empresa, de modo a embasar a tomada de decisões mais acertadas e capazes de interferir positivamente nos resultados da organização.

Diante de um cenário altamente instável como os advindos da crise econômica, é fundamental que as decisões sejam tomadas com base em dados concretos e reais e não com base na intuição, na emoção ou em dados fictícios. Nesse momento, o plano de negócios mostra-se uma ferramenta gerencial de grande relevância.

A crise econômica nem sempre é sinônimo de estagnação ou falência para as empresas, pelo contrário, novos e inovadores negócios podem surgir a partir daí e empresas que já existem podem se reinventar e fazer da crise uma oportunidade para mudar e apresentar uma nova perspectiva ao mercado.

Existem casos de empresas que diminuem drasticamente investimentos e inovações quando a crise se instala, porém, ao contrário desse comportamento, essas empresas, quando bem administradas, devem aproveitar esse momento para despertar a atenção do seu cliente, mostrando seu potencial mercadológico e suas condições de inovação, fazendo disso um grande diferencial competitivo. Em suma, inovar é uma forma eficaz de estimular o consumo e melhorar significativamente os resultados da empresa.

Para tanto, para obter os efeitos desejados, a empresa precisa contar com um plano de negócios bem estruturado e capaz de demonstrar os nichos de mercado mais promissores, principalmente quando esses surgem das falhas e fraquezas da concorrência. Esse trabalho permite que as decisões sejam tomadas de maneira mais acertada, gerando resultados mais consistentes (GENEROSO, 2016).

Gestores que desejam inovar precisam ter consciência dos riscos que terão que enfrentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com