TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing em tempos de crise

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.469 Palavras (6 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Salgado de Oliveira

Curso de Administração

Segundo Período

Marketing em tempos de crise.

Gestor Franco Groia

Juiz de Fora 2015

Universidade Salgado de Oliveira

Curso de Administração

Segundo Período

Luiz Gustavo

Priscila Moura

Laura Pereira

Greyse do Carmo

Monique Miranda

Lucas Nassif

Martinho Silva

Juiz de Fora 2015

Sumario:

Introdução .......................................................................................................... 4

1. O marketing em tempos de crise? ..............................................................................4

        1.1. O que fazer, então?...........................................................................4

2. Seis razões pelas quais você deveria investir em marketing na internet........5

3. Estudo de caso.................................................................................................6

4. Conclusão........................................................................................................8

Introdução

Em pleno século XXI vivemos uma condição constante de crise econômica e industrial. Nestes períodos são necessários o desenvolvimento de várias estratégias para garantir mercado e consumo de produtos.

Portanto as empresas precisam se adequar e buscar novos métodos para tal, com isso veremos abaixo algumas ações utilizadas hoje em dia:

  1. O marketing em tempos de crise: o que é possível fazer?

Com a desaceleração do crescimento económico mundial verificada nos últimos tempos e com a nítida contração de alguns mercados, as empresas tendem a reduzir a sua estrutura de custos e a mostrarem muita cautela nos seus investimentos para o novo ano que agora se inicia.

Desde logo, os investimentos na área de marketing devem ser um fator chave da estratégia das empresas.

- Emtempos de vacas magras, devem as empresas investir no crescimento do seu mercado?

- Devem reforçar o seu investimento em marketing para não perderem e mesmo assim, tentarem ainda reforçar as suas quotas de mercado?

Acredito firmemente que sim. É esse o caminho. No entanto, o esforço deverá ser mais intenso em estratégias de marketing menos onerosas. Ao entender para onde estão sendo destinados os recursos também será possível conseguir fazer uma gestão mais inteligente dando novos fins ao que não está trazendo resultados.

Na perspectiva do marketing uma crise apresenta sempre oportunidades e desafios.

  1. O que fazer, então?

 

Em primeiro lugar deve ser definido um orçamento de marketing. Ou seja, os investimentos nas atividades de marketing devem obter o respectivo retorno nas vendas conforme está definido no plano de negócio da empresa.

Os custos inerentes ao desenvolvimento das ações de marketing só podem ser considerados elevados ou reduzidos à partida, se os considerarmos em função dos resultados obtidos. É este o desafio!

Para este desafio ser ganho, é vital todas as empresas, independentemente da sua dimensão apostarem na gestão do seu relacionamento. Ou seja, adotarem definitivamente o CRM (Customer Relationship Management) como uma estratégia de marketing em tempos de crise. O CRM é uma sigla muito utilizada atualmente nas empresas e, essencialmente, traduz a gestão do relacionamento com o cliente, ou seja, é a identificação, desenvolvimento e retenção de clientes lucrativos, através de um relacionamento constante e eficiente com estes.

Porém, não iremos tratar de métodostípicos de marketing, vamos trabalhar com o Marketing digital.

Portanto vamos pisar no acelerador da inovação e dobrar o esforço em estratégias de crescimento. E não fazer nada ou desistir das nossas estratégias, porque tememos que poderia ficar pior, seria desastroso para cada um de nós individualmente, para as empresas que gerimos e para a economia coletiva.

Uma das áreas em que muitas empresas estão inovando é em suas estratégias de marketing digital. Muitas empresas estão investindo significativamente em estratégias de inbound marketing (Inbound marketing ou marketing de atração é uma forma de publicidade on-line na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, eBooks, newsletters). Eles estão publicando conteúdo, projetando como máquinas de captura de leads e utilizando tecnologias analíticas para melhorar a eficiência de vendas. Essas empresas estão inovando seus processos de vendas e marketing e, mais importante ainda, encontrando formas em que as vendas e o marketing possam trabalhar juntos para fazer crescer o negócio de maneira mais rápida e rentável.

  1. Seis razões pelas quais você deveria investir em marketing na internet:
  1. Esteja onde as pessoas estão procurando. Inbound vs. Outbound. A internet é basicamente um canal de marketing “inbound” onde você pode “puxar” os prospects para você, por estar onde eles estão procurando pela sua solução. A internet pode oferecer oportunidades de vendas prontas. Se eles estão procurando pela sua solução, o seu ciclo de vendas será, naturalmente, mais curto.
  2. Gaste tempo, não dinheiro. Quase todas as estratégias de marketing na internet exigem mais do seu tempo e menos do seu dinheiro, em comparação ao marketing tradicional e à solução de publicidade tradicional.
  3. Tudo é mensurável. Você pode testar tudo. Algumas pessoas ficam um pouco obsessivas com a medição de cada movimento. Nem toda conexão em uma rede social, ou todo e-mail que você envia, ou cada blog post que você escreve vão se transformar em um negócio. Mas, quando as suas atividades de marketing online se transformam em leads, oportunidades e vendas, você saberá exatamente qual atividade fazer novamente.
  4. Seus concorrentes estão mudando seus gastos. De acordo com o eMarketer, será gasto mais em online marketing em 2015. 86% dos profissionais de marketing estão planejando aumentar os gastos com marketing de conteúdo. Você vai conceder espaço para os seus competidores?
  5. Melhoria constante. Se você está fazendo a mesma coisa que você fazia para divulgar seu negócio há 25 anos trás, você tem um problema. O seu problema não é que você ainda veste calça boca de sino (aparentemente, eles estão de volta). É que você provavelmente não sabe o que está funcionando e o que não está funcionando (veja #3 acima). A mensurabilidade tem um efeito colateral muito interessante. Desde que agora você pode medir as coisas, você pode melhorá-las. Eu não estou falando de ajustar cores e cópias. Eu estou falando sobre entrar no escritório do CEO e mostrar como você entregou mais oportunidades ao time de vendas com um orçamento menor.
  6. Preparar para o futuro. Os profissionais de marketing muito experientes, têm provado que investir em tempos ruins é o caminho certo para capitalizar em bons momentos.
  1. Estudo de caso:

A Netflix oferece bons exemplos de ações de marketing de oportunidade, vamos ver alguns:

  1. Atendimento geek:

Veja a conversa completa aqui: http://goo.gl/NiKnpG

[pic 1]Um cliente americano entrou em contato por meio do serviço de atendimento online da Netflix para relatar um erro ocorrido durante um episódio da série que ele assistia. Em vez de encontrar aquele atendimento padronizado que tão bem conhecemos, o cliente recebeu um atendimento diferenciado, com referências a uma de suas séries preferidas: Star Trek. No final do atendimento, quando questionado se teria mais algum problema com o qual a Netflix poderia ajudá-lo, o cliente responde que quase deseja ter visto que essa foi a melhor experiência com atendimento ao consumidor que ele já teve.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (160.9 Kb)   docx (55.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com