TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PMO (Escritório de Gestão de Projetos) da AtekPC

Por:   •  20/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Rafael

Trabalho da Disciplina PMO e Gestão de Programas e Portfolio,

Santa Rita do Sapucaí - MG

2018

FICHAMENTO

TÍTULO: O PMO (Escritório de Gestão de Projetos) da AtekPC

CASO: O PMO (Escritório de Gestão de Projetos) da AtekPC

REFERÊNCIA: MCFARLAN, F Warren, HUPP, John e KELL, Mark. O PMO (Escritório de Gestão de Projetos) da AtekPC, Harvard Business School, 2007.

TEXTO: 

No texto, os Autores apresentam as dúvidas, dificuldades e expectativas sofridas por John Strider, CIO da AtekPC, ao implantar um PMO (Escritório de Gestão de Projetos) em uma empresa onde essa cultura não estava enraizada em seus processos.

Em meados dos anos 2000, o mercado de PC’s passava por uma grande desaceleração nas vendas e lucratividade Em 2007., uma grande revista de notícias publicou um artigo de capa intitulado “Os rumos do PC?” As ameaças reportadas na análise eram mundiais e vinham de uma variedade de fatores incluindo a crescente popularidade dos telefones móveis, PDAs e software de aplicativos baseados na Web.

Neste cenário a AtekPC lutava em conjunto com outros fabricantes de PCs do mundo enquanto lidavam com a transição de um setor em crescimento para um setor maduro.  No outono de 2006, a AtekPC já tinha começado várias iniciativas com o objetivo de posicionar a organização para o futuro. Uma dessas iniciativas era o estabelecimento de um Strategic Planning Office, cuja responsabilidade era propor mudanças de negócios. Sob os auspícios do Strategic Planning Office, o esforço inicial de PMO, que era focado em projetos de TI, se tornaria um dia um PMO corporativo. A AtekPC reconhecia que teria de ser capaz de gerenciar projetos mais eficaz e efetivamente para que as propostas do Planning Office tivessem sucesso. Em março de 2007, o Strategic Planning Office e o PMO inicial estavam em operação há alguns meses. De acordo com Strider, a AtekPC enfrentava intensa competição de preços e a gestão da empresa sofria forte pressão para assegurar que cada ação tivesse um retorno visível.

Historicamente os aplicativos na empresa eram desenvolvidos pela equipe de TI, por meio de solicitações individuais feitas diretamente pelas áreas focados no nível operacional das funções de negócio. Esforços integrados de PMO foram empenhados em grandes projetos no passado e apesar de bem sucedidos não incorporaram a estrutura de gestão da empresa. O analistas lideres focados em cada setor/cliente desenvolviam seu método de gestão e controle de acordo com a necessidade de cada segmento e voltado ao relacionamento com cada liderança de forma específica.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (136.5 Kb)   docx (43.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com