TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: O PMO - Escritório de gestão de Projetos da AtekPC

Por:   •  24/5/2017  •  Resenha  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  986 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de Caso: O PMO - Escritório de gestão de Projetos da AtekPC

        A AtekPC é uma empresa de médio porte fabricantes de PCs nos estados Unidos, porém vem sofrendo com a desaceleração nas vendas e lucratividade na fabricação de PCs no mercado. A crescente popularidade dos telefones móveis , PDAs, e software de aplicativos baseados na web, tem sido uma ameaça. Empresários e consumidores podem acessar emails de qualquer lugar , 24 horas por dia sem a inconveniência de carregar consigo um notbook. O setor de PCs mudou e continuará mudar em ritmo acelerado. Segundo artigo,  de acordo com Strider, a AtekPC enfrentava intensa competição de preços e a gestão da empresa sofria forte pressão para assegurar que cada ação tivesse um retorno visível. Diante do exposto, a solução seria acompanhar o mercado e suas tendências, criando novos produtos ou aprimorando os já existentes.

        Strider reconhecia que o setor estava em transição e que sua tecnologia da informação estaria envolvida em alguns projetos críticos e importantes, enqanto a AtekPc procurava tomar a liderança nestas mudanças. Sobre essa ótica, via a necessidade, do PMO, que se implantado corretamente, seria de grande ajuda para AtekPC. Reconhecia que teria de ser capaz de gerenciar projetos mais eficazes. o PMO estava sendo introduzido para prover a padronização para gerir estes projetos e promover melhorias no planejamento e desempenho das iniciativas, que até então tinham muitos projetos operacionais acontecendo, muitas melhorias em andamento, mas muito pouco aplicativos em andamento. Ao analisar dois modelos organizacionais para o PMO, o PMO-heavy e o PMO-light, optaram pelo Light, que era caracterizado pela equipe mínima de especialistas do PMO. Focava no desenvolvimento de habilidades nos gerentes de projetos internos que  não estavam formalmente conectados com o PMO.

        Diante de tantas entraves por conta da cultura da AtekPC, a melhor opção de modelo de PMO seria o light. Teriam menos resistência para a implantação por ser um modelo menos agressivo e uma melhor facilidade de aceitação nas outras áreas da empresa, pois envolveria todos os setores e gerentes, mesmo aqueles mais desconectados do PMO e não restringir apenas a um gerente comprometendo toda a produção dos outros setores.

        Além da implantação do PMO, precisa-se resolver questões culturais que resultam em barreiras para crescimento e desenvolvimento da empresa e projetos; acompanhar as crescentes mudanças no mercado. Seria um trabalho árduo de treinamentos para conscientização dos funcionários e gestores. Principalmente sobre a falta de disciplina dos colaboradores desacostumados a processos e padrões consistentes; pouca ou nenhum experiência com práticas formais de gerenciamento de projetos; e a alta resistência a mudanças o que é gravíssimo no mundo globalizado em que vivemos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (31.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com