TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSAMENTO DE IMAGEM

Por:   •  4/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 3

Imagem

O processamento de imagens em sistemas multimídias está incluso na classificação de mídias discretas ou estáticas, pois são independentes do tempo. A imagem digital é uma imagem bidimensional, que utiliza um código binário para permitir o seu processamento, transferência, impressão ou reprodução.

Um dos métodos de representação é o mapa de bits (bitmap), onde se pode visualizar as imagens por meio de uma série de pontos (pixels) de luminosidade diferente. As imagens digitais podem se classificar em duas formas, sendo ela Imagem Matricial ou Vetorial. Em processamento de Imagens usa-se o modelo de matricial e a computação gráfica geralmente se baseia no modelo de objetos vetoriais.

As imagens digitais do tipo Matricial são imagens formadas por um conjunto de pontos definidos por valores numéricos, no qual cada ponto representa um pixel. O pixel é a menor parte de uma imagem bitmap e ele pode ser visualizado graças à informação de cor que guarda. Nesse modelo é utilizado uma matriz de dados para armazenar valores de cor em cada ponto da imagem, cada ponto é composto pelo RGB (Red, Green, Blue) que são as cores primarias na imagem digital.

[pic 1]

Um pixel pode ser preto, monocromático ou colorido, sendo que o padrão para os pixels com cor é o formato RGB (o mesmo usado nos monitores). Isso que torna a facilidade da imagem bitmap, que foi adotada na web e em quase todos os segmentos.

Enquanto a imagem bitmap está diretamente ligada a um pequeno quadrado (o pixel), a vetorização parte para um caminho bem diferente. Com os vetores pode-se representar linhas, pontos, curvas, polígonos e outros elementos básicos da geometria.

Neste modelo os objetos são armazenados apenas a partir da descrição das coordenadas de seus vértices, sejam elas espaciais ou planares (três ou duas dimensões, respectivamente). Dessa maneira utiliza-se um sistema de coordenadas Cartesiano, onde os objetos podem ser escalados, rotacionados e transladados com maior liberdade para cada objeto.

Tipos de Formatos de Imagens Digitais

Com o aperfeiçoamento constante de recursos gráficos, tanto de hardware quanto de software, formas e cores variadas passaram a fazer parte da rotina de quem utiliza estas máquinas, situação que aos poucos, resultou no surgimento de formatos variados de imagens. Os formatos que se popularizaram na internet foram JPEG, PNG e GIF. Ainda possuem outros formatos conhecido porém pouco utilizados como Formato Bitmap, TIFF, RAW, e SVG.

JPEG - É um formato de arquivo de computador para armazenar figuras fotográficas. É um dos formatos mais populares da internet devido a seu arquivo ser pequeno para sua qualidade quando comparado a outros formatos, facilitando seu armazenamento.

Utiliza esquema de cores de 24 bits, possibilitando 16,8 milhões de cores. A extensão dos arquivos JPEG, geralmente é JPG ou JPEG.

PNG - O PNG suporta milhões de cores, não apenas 256, sendo, sendo assim, uma ótima opção para fotos. Uma característica a mais no PNG é a transparência por 24 imagens de bit RGB. Além de comprimir bem o tamanho do arquivo da imagem sem perder qualidade, o PNG também aceita transparência, mas utilizando um canal alfa, o que significa que é possível definir o nível de opacidade de cada pixel, aumentando, assim, sua qualidade. O PNG também tem um formato para animações, chamado APNG.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (534.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com