TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROGRAMA 8 SENSOS UMA EVOLUÇÃO DO PROGRAMA JAPONÊS 5 SENSOS

Por:   •  10/11/2015  •  Resenha  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 8

1. Introdução

Como sabemos, a gestão da Qualidade Total é imprescindível nas empresas. A globalização está exigindo uma maior competitividade das empresas que, estão sendo obrigadas a produzirem melhor e com menor custo. A cada dia, elas estão buscando se utilizar dessa ideologia, pois ela traz bastante vantagens para a empresa como um todo.

Na busca da melhoria contínua, item fundamental da Qualidade Total, todos ganham, seja empresa, seja clientes externos e internos. Segundo Falconi (2004), “o objetivo principal de uma empresa é satisfação das necessidades das pessoas: consumidores (através qualidade), empregados (através crescimento do ser humano), acionistas (através produtividade), e vizinhos (através contribuição social). Este pode ser atingido pela prática do Controle da Qualidade Total (Total Quality Control – TQC). TQC é o controle exercido por todas as pessoas para a satisfação das necessidades de todas as pessoas.”

O estudo da Qualidade Total no Brasil começou em meados dos anos 90, inspirados, por sua vez, nos processos de qualidades implantados pelas empresas japonesas desde o início da década de 50. Um dos modelos de gestão iniciados por eles, foi o programa 5s (ou 5 sensos), que apesar de ser voltado para o âmbito operacional da empresa, ele visa trazer uma nova perspectiva da maneira de pensar das pessoas da organização e busca nortear um melhor comportamento para toda a vida. Os 5s são cinco palavras que começam pela letra “S” encerrando em si os conceitos de triagem (Seiri), arrumação (Seiton), limpeza (Seiso), normalizar (Seiketsu) e disciplina (Shitsuke).

Já o programa 8 s, tem a mesma essência do 5 s, porém, com o objetivo de complementar e adequar a filosofia do 5S ao Brasil, acrescentam-se mais três sensos: determinação e união (Shinkari Yaro), treinamento (Shido) e senso de economia e combate aos desperdícios (Setsuyaku). Muitos livros de administração e métodos de melhoria da qualidade, citam que estes programas só têm êxito e durabilidade se, entre outras, as seguintes ações forem implementadas: A) Participação real e efetiva da alta administração da empresa. B) Treinamento e qualificação de todos os funcionários. C) Participação total dos funcionários, principalmente com sugestões de baixo ou nenhum investimento financeiro, mas que geram significativas economia e combate aos desperdícios.

2. O programa 5S

Existem diversos métodos de gestão que combatem os desperdícios, dentre os quais o programa 5S, ou dos Cinco Sensos, originário do Japão, e proposto pela equipe do professor Kaoru Ishikawa em maio de 1950.

Denominação

Conceito

Objetivo

Japonês

Português

SEIRI

Triagem

Separar o que é necessário de tudo que seja desnecessário

Eliminar de todo o espaço de trabalho tudo que seja inútil

SEITON

Arrumação

Apor cada coisa em seu devido lugar

Para organizar o espaço de forma eficaz

SEISO

Limpeza

Conservar o ambiente de trabalho, limpando e cuidando do mesmo

A fim de que o nível de limpeza seja melhorado

SEIKETSU

Normalizar

Diz respeito a criar normas

Criar normas claras de triagem, organização e limpeza

SHITSUKE

Disciplina

Traz um conceito de que todos ajudam

Incentivar a melhoria contínua

(Fonte: Wikipédia. Acesso em: 16/07/2014)

A metodologia desse programa possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, com consequente melhoria da competitividade organizacional. Os propósitos da metodologia 5s são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.

Podemos definir os objetivos desse programa aplicado na Administração. Quais sejam: Arrumação: identificação de dados e informações necessárias e desnecessárias para decisões. Ordenação: determinação do local de arquivo para pesquisa e utilização de dados a qualquer momento. Limpeza: sempre atualização e renovação de dados para ter decisões corretas. Asseio: estabelecimento, preparação e implementação de informações e dados de fácil entendimento que serão muito úteis e praticas para decisões. Autodisciplina: hábito para cumprimento dos procedimentos determinados pela empresa.

3. O programa 8 s

Objetivando complementar e adequar a filosofia do 5S ao Brasil, são propostos 3 novos Sensos (Shikari Yaro, Shido e Setsuyaku) de forma a torná-lo um êxito e de uso contínuo. É importante ressaltar que a grande vantagem do programa 8S é que ele não contempla o investimento em máquinas e sistemas automáticos, tratando-se de uma metodologia de gestão de recursos humanos e materiais, baseado totalmente na capacidade intelectual e criativa dos funcionários. O investimento é nos seres humanos, com educação, treinamento e qualificação profissional. A metodologia promove a mudança de comportamento de dirigentes e funcionários que, passam a formar um grupo unido com visão de sobrevivência e continuidade dos negócios, principalmente através da economia e combate aos desperdícios.

Os oito Sensos são a seguir descritos seguindo suas ordem de implantação:

3.1 Shikari Yaro: Senso de determinação e União. Prega a participação determinada da alta administração em parceria com a união de todos os funcionários. O exemplo vem de cima. Motivação. Liderança e comunicação são as chaves deste Senso. Este primeiro Senso deve ser implantando segundo as seguintes etapas: 1-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com