TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador : Adequação dos processos gerenciais ao paradigma

Por:   •  11/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.385 Palavras (10 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 10

FATEC GUARATINGUETÁ

Projeto Integrador 3

Adequação dos processos gerenciais ao paradigma

do trabalho decente e da gestão da diversidade. 

Trabalho apresentado como Projeto Integrador do quarto semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação da Prof. Patricia Januario.

Guaratinguetá

2018


FATEC GUARATINGUETÁ

Autor: Grupo 3

Título: Adequação dos processos gerenciais ao paradigma do trabalho decente e da gestão da diversidade. 

Trabalho apresentado como Projeto Integrador do segundo semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação do Prof. Patricia Januario.

Projeto Integrador recebido e aprovado em _____/_____/_____

_________________________________________

Prof. Orientador de Polo

_________________________________________

Prof. Orientador do PI

Guaratinguetá

2018


RESUMO

Este trabalho tem a finalidade de apresentar a análise da adequação dos processos gerenciais ao paradigma do trabalho decente e da gestão da diversidade. 

Ajudar na compreensão e dimensionamento das relações entre trabalho decente, produtividade, resultados econômico-financeiros, responsabilidade social das organizações na gestão da diversidade, impactos gerados pela discriminação no trabalho nos resultados da organização e as estratégias de gestão orientadas pelo conceito de trabalho decente.

Para isso, foi utilizada a metodologia de pesquisa para desenvolver um conjunto de conhecimentos, norteado em artigos e textos fornecido pelas disciplinas do curso de gestão empresarial que contribuem para a compreensão dos conceitos de trabalho decente e de gestão da diversidade.


SUMÁRIO

1.        Introdução        5

2.        Objetivo do projeto Interdisciplinar        6

3.        O trabalho decente e a gestão da diversidade.        6

4.        Impactos da discriminação no trabalho e nos resultados das organizações.        9

5.        Conclusão        11

6.        Referências        13


  1. Introdução

Este trabalho tem a finalidade de apresentar a análise da adequação dos processos gerenciais ao paradigma do trabalho decente e da gestão da diversidade, o qual tem sido muito citado atualmente, devido à sua utilização, é preciso enfatizar a importância do trabalho decente baseando se em seu conceito formalizado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) em 1999, que diz que o conceito de trabalho decente sintetiza a sua missão histórica de promover oportunidades para que homens e mulheres obtenham um trabalho produtivo e de qualidade, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas, sendo considerada condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.  

Segundo Laís Abramo (2006), trabalho decente é condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia de governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável. Essa ideia foi afirmada em três reuniões realizadas em 2005, evidenciando a relevância do tema na agenda política latino-americana e internacional. Na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, a promoção do emprego pleno e produtivo e do trabalho decente para todos, especialmente mulheres e jovens, foi definida como meta de políticas e estratégias nacionais e internacionais de desenvolvimento.  

Este conceito vem sendo aplicado nas empresas e contribui para a produtividade da empresa e no alcance de melhores resultados econômico-financeiros.

As organizações utilizam estratégias de gestão orientadas pelo conceito de trabalho decente e se apoiam em quatro pilares estratégicos: a) respeito às normas internacionais do trabalho, em especial aos princípios e direitos fundamentais do trabalho (liberdade sindical e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva; eliminação de todas as formas de trabalho forçado; abolição efetiva do trabalho infantil; eliminação de todas as formas de discriminação em matéria de emprego e ocupação); b) promoção do emprego de qualidade; c) extensão da proteção social; d) diálogo social.

Este tema é de suma importância para administradores e gestores empresariais da atualidade que necessitam se manter informados para ajudar suas empresas no aumento da produtividade, competitividade e na busca de uma operação mais sustentável.  

  1. Objetivo do projeto Interdisciplinar

O projeto tem como objetivo analisar Adequação dos processos gerenciais ao paradigma do trabalho decente e da gestão que existe dentro de um contexto no qual existe a diversidade, tendo como partida os melhores resultados que possam ser encontrados.

.

  1. O trabalho decente e a gestão da diversidade.

Nos dias atuais houve uma mudança drástica nos modelos de gestão, podendo ser então observado o quanto se tem aprimorado as técnicas e desenvolvido habilidades neste âmbito, devido às novas tendências tecnológicas e comportamentais e a partir do momento que se obtiveram novos pensamentos a respeito dos direitos humanos, neste sentido podem ser lembradas as discussões de Karl Marx no sentido de que todas as pessoas possuem direitos iguais de princípios da subsistência, chegando assim a uma melhoria nas definições da Sociedade e respeito para com aqueles que nela fazem parte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com