TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A relação entre o processo projetual e o projeto final no concurso público

Por:   •  19/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 6

SILVIA MUNIZ

1. TÍTULO

DE ONDE VEM A IDEIA?

A relação entre o processo projetual e o projeto final no concurso público.

2. REFERENCIAL TEÓRICO EXPLORATÓRIO

As discussões sobre a qualidade do ambiente construído mostram que ela é resultado de um processo de projeto, de construção da obra e sua manutenção, bem como de um uso condizente com as suas funções (KOWALTOWSKI ET AL. 2012). O processo de criação não possui métodos rígidos ou universais entre profissionais (VELOSO, 2009), pois cada caso é único e precisa de soluções específicas, muito embora possam ser encontrados alguns procedimentos comuns entre projetistas.

Neste sentido, uma mesma problemática projetual pode resultar em diversas possibilidades de soluções, posto que cada arquiteto emite juízo de valores a cada fase do processo projetual que demandarão caminhos convergentes e divergentes diversos. O projeto, enquanto processo, possui caminhos a serem seguidos, nos quais é necessária, segundo Mahfuz (1995), a definição do problema, a herança cultural, as necessidades programáticas, as características climáticas e do sítio, e os recursos e materiais disponíveis.

Seguindo esse pensamento, os concursos públicos, se configuram como uma vasta área de pesquisa, com possibilidades para a investigação de metodologias de projeto adotadas, de diretrizes projetuais elencadas, abrindo espaço para o campo da discussão na arquitetura, em que os projetos servem de parâmetro comparativo entre si, para discutir novas alternativas projetuais, propostas formais e posturas distintas para enfrentar o “problema”, a partir de condicionantes iguais como o programa de necessidades, questões ambientais e históricas do sítio, entre outros.

3. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA: ENUNCIADO DA QUESTÃO

O processo do projeto consiste, segundo Piñón (2006), numa série de fases sucessivas que acontecem gradativamente, sendo cada uma apoiada em um juízo estético subjetivo de modo que caminho depende da estratégia a que os sucessivos juízos dão lugar. Neste sentido, uma mesma problemática projetual pode resultar em diversas possibilidades de soluções, pois cada arquiteto ou equipe de arquitetos emite, a cada fase do processo projetual, juízo de valores que demandarão caminhos convergentes e divergentes diversos. Apesar de complexo, pode-se dizer que a beleza da atividade de projetar está, justamente, nessa diversidade de verdades. Averiguar o que leva a essas ou outras decisões, torna-se um exercício de investigação estimulante, onde as várias etapas deste processo projetual podem ter grande importância sobre os caminhos e resultados.

Nesse sentido, a problemática apresentada emerge da observação de que muitas vezes o processo projetual quando acontece de modo puramente intuitivo, contribui para um mal resultado qualitativo do produto final (projeto). Com base nesta observação, surgem alguns questionamentos pertinentes às discussões: que relações existem entre processo projetual adotado pelos autores e o resultado final, o projeto? A partir do que se projeta? Que valores, critérios ou princípios são norteadores deste processo? Como se desenvolve o processo projetual? Quais são os procedimentos que, nesse fazer, assegurariam a obtenção de melhores projetos?

4. OBJETO

A análise do processo projetual e sua relação com o projeto - produto final deste processo – no concurso público de Arquitetura do Instituto Moreira Sales.

5. OBJETIVOS

5.1. OBJETIVO GERAL

Analisar, nos concursos, a relação entre as escolhas adotadas no processo projetual e o resultado dos projetos arquitetônicos (produto final).

5.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

5.2.1 Levantar e revisar os métodos de análise e avaliação de projetos de arquitetura que servirão de base para a elaboração dos critérios de análise dos projetos.

5.2.2 Elaborar os critérios e parâmetros a serem utilizados como instrumento analítico e avaliativo de projetos.

5.2.3 Comparar os resultados das avaliações com os pareceres dos júris dos concursos e seus editais, buscando pontos convergentes e/ou divergentes.

5.2.4 Averiguar prováveis modificações ocorridas entre o edital, o produto vencedor do concurso (anteprojeto), o projeto executivo e o edifício construído e quais fatores imperaram nesta tomada de decisão. (objetivo ainda em aberto)

6. JUSTIFICATIVA

A escolha deste tema se deu, primeiramente, pela percepção, a partir da experiência na vivência profissional como também em ensaios desenvolvidos em sala de aula com os discentes sobre processo projetual - ambos embasados em diversos autores sobre o tema - de que o projeto arquitetônico desenvolvido a partir de um processo projetual, porém, não acontecendo de modo puramente intuitivo, contribui para um melhor resultado qualitativo do produto final (projeto), independente de quais métodos e ferramentas são utilizados.

Em segundo lugar, este tema é instigante porque toda essa discussão sobre processo projetual e metodologia de projeto se mostra extremamente complexa, sendo intensamente pesquisada desde muito tempo até os dias de hoje, pois ainda não há consenso sobre quais procedimentos ou metodologias assegurariam uma boa arquitetura. Assim, esta pesquisa poderá trazer à luz importantes respostas nesta área.

7. HIPÓTESE

Esta pesquisa parte do pressuposto de que existem relações de dependência entre os procedimentos projetuais adotados para cada fase de projeto, com as decisões projetuais definidas pelos arquitetos e, consequentemente, com o resultado final, o projeto.

8. METODOLOGIA

Pesquisa de natureza qualitativa.

Método analítico – abordagem interpretativa

8.1. Pesquisa bibliográfica

8.1.1. Pesquisa na produção científica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (161.7 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com