TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR PEDAGOGIA "O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E OS DIFERENTES SABERES"

Por:   •  25/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Curso de PEDAGOGIA

UNISAL – CAMPUS LICEU SALESIANO CAMPINAS

Nome do aluno: Jucilene Pires Freitas RA: 200015029

Nome do aluno: Mariana Miranda RA: 200012348

Nome do aluno RA:

RELATÓRIO PROJETO INTEGRADOR

2º semestre

NOVEMBRO/2020

CAMPINAS - SP

  1. INTRODUÇÃO

TITULO O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E OS DIFERENTES SABERES

Ao recordar, passamos a refletir sobre como compreendemos nossa própria história e a dos que nos cercam. Vamos nos inscrevendo numa história que não está mais distante, e sim, impregnada das memórias que nos tomam e de qual muito outros fazem parte (PRADO; SOLIGO, 2005, p.6).

Constituído a partir de olhares autobiográficos, o projeto integrador fundamenta-se em uma proposta de educação para autonomia que visa a estimular o protagonismo dos/as discentes e seu engajamento no processo de construção de conhecimentos, promovendo uma aprendizagem significativa por meio dos conhecimentos em rede e interdisciplinaridade entre os componentes curriculares estudados.

As histórias de vida e os estudos autobiográficos como metodologias de investigação científica na área de Educação ganharam visível impulso no Brasil nos últimos anos e ancora-se na ´perspectiva de que  formação docente se fundamenta nas aprendizagens experienciais e, não consiste em uma acumulação de informações e saberes, mas na experiência vital do sujeito que se transforma juntamente com o conhecimento, assumindo novas formas de ser e de estar no mundo e, juntamente com essas novas formas, as imagens de si, para si e para o outro são ressignificadas. (BRAGANÇA 2011, p.162).

O cerne para a compreensão da pesquisa (auto)biográfica em Educação são as reflexões a respeito da própria formação. É privilegiar na ação (auto)reflexiva, no processo de reflexividade das experiências formadoras do/pelo outro, em que representações de si se interpelam no/pelo outro, na construção de um projeto de pesquisa-ação-formação.

No interior do projeto integrador, objetiva-se o resgate das  memórias e vivências e momentos que marcaram a nossa própria trajetória como aluno e agora reflete essas experiências com o conhecimento acadêmico.

O tema “Corpos que comunicam: o brincar e a expressão”, aplicado aos 2os. Semestres do Curso de Pedagogia torna-se um terreno fértil de estudo autobiográfico, especialmente quando integrado ao questionamento base do Projeto de Vida: “quem sou eu?”, cujo olhar focaliza as MEMÓRIAS DE INFÂNCIA.

        A partir desses olhares próprios da subjetividade de cada membro deste grupo, o presente projeto que culminou em uma ação pedagógico acadêmica, que intitulamos .......- um álbum digital com imagens da trajetória de vida, conceitos acadêmicos e frases que representam o presente projeto de formação autobiográfico.

Para construção deste material se fez necessária uma visita ao nosso passado e nossa história em que vasculhamos a nossa memória e nosso coração, entrevistamos pessoas queridas e revisitamos a nossa história e, hoje com um novo olhar relacionamos o passado a uma perspectiva de futuro no qual as experiencias do passado alimentem o ideal profissional futuro.

A consolidação desse ideal profissional futuro perpassa necessariamente pelo amparo teórico das disciplinas que integram os componentes curriculares do 2º semestre do curso de Pedagogia, quais sejam: Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem; Linguagens e Educação: arte, corpo e movimento; Educação e Multiculturalismo; Fundamentos da Alfabetização e Letramento, além da articulação com um dos eixos do MEC (desenvolvimento nacional sustentável, meio ambiente e educação ambiental, acessibilidade, direitos humanos, relações étnico-raciais, culturais e indígenas, responsabilidade social da Instituição),

A temática deste trabalho compreendeu os eixos....... e apresentam por fundamentos....

(fundamentos das relações multiculturais, interétnicas, e de gênero, focalizando a diversidade cultural presente na escola, bem como as diferentes linguagens na forma de sua expressão e compreensão pela sociedade (arte, movimento, escrita, leitura).

II.  DISCUSSÃO

Apresentar o resumo da bibliografia estudada e dos principais conceitos apreendidos, vinculadas a temática e a disciplina.

3. METODOLOGIA

Reescrever mudando o tempo verbal e de acordo com o que fizeram...

 Ao longo da construção deste trabalho fomos estimulados a desenvolvermos a autonomia no processo de construção de conhecimentos vinculadoas as disciplinas...., uma vez que a metodologia esteve o tempo todo centrada no nosso protagonismo.

O desenvolvimento do trabalho culminou na proposição de uma ação educativa que articulou o tema “Corpos que comunicam: o brincar e a expressão”, ao conteúdo programático do curso de Pedagogia e às temáticas problematizadas no Núcleo de Direitos Humanos, no Núcleo de Educação das Relações Étnico-raciais e no Núcleo de Educação Ambiental do UNISAL[1].

Utilizamos como estratégias de aprendizagem:

  • Pesquisa e revisão da bibliografia sobre o tema;
  • Uso das Tecnologias Visuais para registro de situações de aprendizagem;
  • Pesquisa sobre Técnicas de Oratória e boa comunicação;
  • Estudo das normas éticas para tratamento das questões Étnicas, Culturais, em multimídias;
  • Roteiro de planejamento de ação educativa;
  • Criação/elaboração de scripts de filmagem;
  • Técnicas de gravação e montagem de vídeos;
  • Criação de álbum de família digital (Produto Final a ser projetado);
  • Flipped learning;
  • Uso de tecnologias digitais;
  • Debates em grupos.

3. CONSIDERAÇÕES

Escrever um texto avaliando o que aprenderam, enfim:

A Contribuição do projeto no desenvolvimento das disciplinas e na formação como educador/a;

A Presença da interdisciplinaridade como importante forma de aprendizagem;

Apresentar a parceria de todos na elaboração do projeto;

Falar da importância da perspectiva da autobiografia na construção do perfil docente.

Dizer se obteve apoio dos/as professores/as para o projeto integrador e nomeá-los e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (213.4 Kb)   docx (343.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com