TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PRÉ-PROJETO

Por:   •  26/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO[pic 1][pic 2]

CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE

NÚCLEO DE GESTÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DANIELA SILVA        

JOEDYLLA ALCÂNTARA

A ERGONOMIA NO AMBIENTE DE TRABALHO

                                                       CARUARU/PE

                                                               2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE

NÚCLEO DE GESTÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DANIELA SILVA[pic 3]

JOEDYLLA ALCÂNTARA

A ERGONOMIA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Administração da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste como requisito parcial para a conclusão da disciplina de Métodos de Pesquisa em Administração.

Orientador: Professor Luiz Sebastião Júnior.

CARUARU/PE

2015

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO

Ao longo dos anos, a ergonomia passou por diversos estudos e carrega consigo o poder de desvendar uma série de informações para a adequação do trabalho ao ser humano, como esse está sendo executado e como desenvolvê-lo de maneira eficaz tanto para a empresa quanto para o colaborador.  Segundo Oliveira (2006), a ergonomia nada mais é do que adequar ou adaptar o local de trabalho ao trabalhador, visando evitar acidentes ou doenças profissionais.

1.1        PROBLEMA DE PESQUISA

Com o advento da Globalização, tornou-se cada vez notável a preocupação com a produtividade e a qualidade, gerando um reconhecimento gradual das boas condições de trabalho como essenciais (SILVEIRA e SALUSTIANO, 2012).

As empresas não precisam somente de equipamentos, mas também de pessoas para alcançarem seus ideais, ou seja, são elas que estão à frente de todo maquinário para a realização de atividades, por isso é de suma importância à preocupação com o bem estar físico e mental dos colaboradores (LUZ, ADJANE, 2013). Diante do abordado, apresenta-se o seguinte problema de pesquisa: verificar quais características ergonômicas os funcionários da empresa Provider conseguem observar na mesma.

1.2    PERGUNTA DE PESQUISA

O desenvolvimento de um bom trabalho depende diretamente de um conjunto harmonioso composto pelo trabalhador, equipamentos e locais adequados para realização das tarefas. Estes fatores integrados irão determinar um melhor desempenho das atividades, bem como, melhor utilização dos recursos disponíveis realização da atividade (PROENÇA et al., 1996).

A partir do problema de pesquisa apresentado, surge o seguinte questionamento: Quais características ergonômicas os funcionários da empresa Provider conseguem observar na mesma?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com