TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel das diferentes gerações no ambiente organizacional

Por:   •  15/4/2018  •  Artigo  •  5.761 Palavras (24 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 2]

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ

SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR – SETI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ – UNESPAR

CAMPUS APUCARANA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

SEMINÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O PAPEL DAS DIFERENTES GERAÇÕES NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Patrícia Praxedes Bonifácio Fernandes

________________________

Artigo elaborado como requisito da disciplina de Seminários de Iniciação Científica, ministrada pela Professora Carine Maria Senger, Colegiado de Administração, UNESPAR/Apucarana.

Acadêmico (a) Patrícia Praxedes Bonifácio Fernandes do Curso de Administração, 3o ADM A/B,

UNESPAR/Apucarana, e-mail.


RESUMO

O presente artigo tem por objetivo apresentar o papel das diferentes gerações no ambiente organizacional, a partir da identificação de diferentes possibilidades que podem ser adotadas para trabalhar as distintas relações entre elas e de algumas reflexões sobre os desafios e perspectivas que foram encontradas nesse contexto. Sendo assim, evidenciou-se como problema de pesquisa como trabalhar as diferentes gerações, de forma a acabar com os fortes conflitos entre elas, proporcionando um ambiente agradável para a convivência nas organizações. Diante disso, este estudo teve a pretensão de analisar os conflitos produzidos entre as diferentes gerações, no ambiente organizacional, apontando as causas que, supostamente, tendem a ser decorrentes das diferenças na forma de pensar e proceder as situações. Quanto aos objetivos específicos, procurou-se identificar as principais dificuldades no relacionamento entre as gerações, apontar os problemas percebidos na área estudada devido à inter-relação entre os indivíduos das múltiplas gerações presentes no ambiente de trabalho e especificar os impactos que as novas gerações continuaram provocando nas organizações. Para o desenvolvimento desse estudo, tomou-se como base a pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, sendo a pesquisa norteada por estudos bibliográficos. Dentro desse contexto, observa-se que os gestores têm que estar preparados para lidar diariamente com os conflitos, evitando-os e mantendo um bom ambiente de trabalho em pequenas e grandes organizações, realizando uma permanente integração, o que assegurará vantagens como melhor resolução de problemas, proporcionando um convívio onde todos possam ganhar. Diante disso, entende-se que é relevante o papel dos gestores no ambiente profissional, pois precisam entender os diferentes estilos de trabalho, levando em conta os valores de cada geração, compartilhando também as percepções e estando prontos para as diferentes e novas gerações que virão.

Palavras-chave: Gerações, Ambiente Organizacional, Conflito.


1 INTRODUÇÃO

Diante das visíveis diferenças de relacionamento interpessoal que vem surgindo cada vez mais nas organizações, o presente estudo visa apresentar o papel das diferentes gerações no ambiente organizacional, a partir da identificação de diferentes possibilidades que podem ser adotadas para trabalhar as distintas relações entre elas e de algumas reflexões sobre os desafios e perspectivas que foram encontradas nesse contexto.

Percebe-se que a cada dia as organizações buscam pelos melhores profissionais. Devido às grandes exigências do mercado competitivo, e para estar à frente da concorrência no mercado em que atua, verifica-se a necessidade de rever o processo de relacionamento entre as diferentes gerações no ambiente organizacional.

Alguns aspectos impactam diretamente nas organizações; a troca de experiências no ambiente de trabalho entre as gerações, nem sempre tem sido agradável.  Uns deveriam aprender com os outros, mas os mais velhos nem sempre aceitam opiniões dos mais novos, e esses, por sua vez, nem sempre fazem questão de explicar. Assim os conflitos aparecem, tornando o gerenciamento cada vez mais difícil.

        Nesse sentido, é possível identificar entre essas gerações, a X, Y e Z. A Geração X, destaca-se pelos nascidos entre os anos de 1960 e final de 1970 (profissionais bem-sucedidos ou frustrados); a Geração Y, pelos nascidos entre os inícios dos anos de 1970 e 1990 (jovens que passaram pelos avanços tecnológicos e econômicos); e a Geração Z, pelos que nasceram após o ano de 1995 (familiarizados com a Web, a globalização não é um problema).

        Sendo assim, evidenciou-se como problema de pesquisa o seguinte questionamento: como trabalhar as diferentes gerações, de forma a acabar com os fortes conflitos entre elas, proporcionando um ambiente agradável para a convivência nas organizações?

        Diante disso, este estudo teve a pretensão de analisar os conflitos produzidos entre as diferentes gerações, no ambiente organizacional, apontando as causas que, supostamente, tendem a ser decorrentes das diferenças na forma de pensar e proceder as situações. Quanto aos objetivos específicos, procurou-se identificar as principais dificuldades no relacionamento entre as gerações, apontar os problemas percebidos na área estudada devido à inter-relação entre os indivíduos das múltiplas gerações presentes no ambiente de trabalho e especificar os impactos que as novas gerações continuaram provocando nas organizações.

Defronte a presença de diversas situações enfrentadas pelas desigualdades dessas gerações, enfatiza-se a relevância desse estudo como contribuição para os gestores no ambiente profissional, entendendo os diferentes estilos de trabalho, levando em conta os valores de cada geração, compartilhando também as percepções, para que se possa criar um ambiente agradável.

Entende-se, ainda, a relevância deste trabalho para a sociedade, para os próprios membros dessas gerações, para o âmbito no campo de pesquisa científica e como crescimento pessoal e profissional de futuros formandos, mostrando os pontos entre cada uma, sendo esses, aliados para ajudar a compreender e a lidar as diferenças entre elas, de forma a buscar um melhor desenvolvimento em seus relacionamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.6 Kb)   pdf (292.9 Kb)   docx (50.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com