TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Perfil do Consumidor

Por:   •  19/3/2019  •  Abstract  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 4

PERFIL DO CONSUMIDOR

 

A influência da cultura sobre o ato de compra e de consumo integra-se na maior parte das abordagens sobre o comportamento. E como sabemos o cliente que se associa ao Sistema Prever procura sanar algumas preocupações psicológicas, monetárias, e sociais. Blackwell, Miniard e Engel, indicam que a cultura influencia no processo de pré-compra e na compra dos produtos, porém certas forças culturais são difíceis de superar. As decisões de compra também são influenciadas por características pessoais que segundo Kotler (2006) essas influências pessoais são: idade e ciclo de vida, ocupação, personalidade e estilo de vida, entre outros.

Desde o início de seu funcionamento, o Sistema Prever estabeleceu um compromisso com seus associados em oferecer um serviço de qualidade com atendimento especializado e adequado ao perfil de seu público.

Representado principalmente pelas classes C, D e E (87%) visto que são aquelas cuja necessidade da associação se dá através da identificação do mesmo com os benefícios oferecidos, onde os descontos para a saúde é o mais procurado. Por se tratar de um publico carente nesta área, pois dependem em grande parte dos serviços prestados pelos Órgãos Públicos. Os clientes optam por aderir aos planos pela possibilidade de serem atendidos por profissionais no caráter particular, elevando assim também seu status e poder de decisão.

Segundo Samara e Morsch (2005, p.123), o indivíduo absorve as sensações ao entrar em contato com mensagens que escolhe para prestar atenção, as sensações selecionadas, organizadas e interpretadas formando a percepção. Estímulos ambientais e de marketing penetram no consciente do comprador. Mas não basta atingir o consciente, pode-se ir mais além e tentar compreender o inconsciente dos consumidores. Com esta analise pode se verificar que a forma como o Sistema Prever aborda o publico consumidor, através de seus vendedores, campanhas de conscientização e marketing, ela embute a necessidade de se precaver e antecipar-se de forma a sentir-se seguro com o futuro.

A renda per capita dos clientes é de aproximadamente R$ 93,00, famílias compostas de 6 a 7 pessoas por casa e a titularidade dos planos, na maioria é feminina, representada por 78%. Pode-se observar que a estrutura familiar vem mudando significativamente a cada ano. Sabemos que existem hoje em dia várias famílias onde a mulher é o chefe da família, seja porque vive sozinha com os filhos, seja porque ocupa posições no mercado de trabalho onde sua remuneração é maior do que a do homem. O fato é que o papel exclusivamente de “dona de casa” deixou de ser o principal na vida delas e na de suas famílias. A maior inserção da mulher no contexto social e de negócios tem levado a uma mudança de papel, passando de mera influenciadora ou coadjuvante no processo decisório de compras para ator com maior presença em todas as fases decisórias da compra, isso sem deixar de lado o instinto maternal e protetor que a maioria das mulheres apresenta.

          

A maior procura pelos nossos serviços são por pessoas cuja faixa etária enquadra-se entre 31 e 70 anos, equivalente a 81% dos nossos clientes, ficando bem a frente dos 9,85% onde a faixa etária varia de 01 a 30 anos e 9,15% acima de 71 anos. Através destas informações, podemos concluir também que grande parte das pessoas que contratam os serviços, busca fugir dos altos preços dos planos de saúde, bem como das grandes filas de espera dos hospitais e postos de saúde,  sem se esquecer da preocupação com o momento do óbito de um familiar.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (714.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com