TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional Gestão Financeira

Por:   •  10/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

DESAFIO PROFISSIONAL DO 2º BIMESTRE

Disciplinas:

Direito Empresarial

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Tecnologias de Gestão

SÃO PAULO/ SP

2014

SUMÁRIO

Introdução                                                                                        02

Desenvolvimento                                                                       _               03

Recomendações Finais                                                                        07

Referências                                                                                        08

 

INTRODUÇÃO

A INOXEL uma indústria metalúrgica que se destaca como uma das mais importantes e respeitadas fabricantes de equipamentos e sistemas de produção. Preocupada com a segurança na armazenagem e qualidade dos produtos entregues a seus clientes e para assegurar a qualidade, a empresa implantou o "Sistema de Gestão da Qualidade". A responsabilidade social deixou de ser uma opção para as empresas. É uma questão de visão, de estratégia e, muitas vezes, de sobrevivência. Os assuntos ambientais estão crescendo em importância para a comunidade de negócios, em termos de responsabilidade social do consumidor e desenvolvimento de produtos. A gestão ambiental vem ganhando um espaço crescente no meio empresarial. O desenvolvimento da consciência ecológica em diferentes camadas e setores da sociedade mundial acaba por envolver também o setor empresarial. Naturalmente, não se pode afirmar que todos os setores empresariais já se encontram conscientizados da importância da gestão responsável dos recursos naturais. O fator ambiental vem mostrando a necessidade de adaptação das empresas e consequentemente direciona novos caminhos na sua expansão.

1. MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO

1.1 O que pode ser utilizado na INOXEL?

  • Pode ser implantada a certificação da ISO para que a empresa obtenha mais qualidade em seus produtos e assim ampliar os clientes e contratos.
  • Podemos também, aplicar a MGE para que possamos melhorar na competitividade, sustentabilidade, na gestão ( de forma abrangente), mensurar os resultados, confiança nos colaboradores, alcançarmos a cultura de excelência, etc..
  • Precisa investir mais nos colaboradores, identificando as competências, as necessidades, dando reconhecimentos, capacitando-os de acordo com novas tecnologias, preparando novos lideres e proporcionando uma qualidade de vida melhor. Todo esse investimento fará com que o colaborador trabalhe mais motivado gerando mais benefícios e qualidades nos produtos da INOXEL.
  • Identificar e controlar os aspectos ambientais e perigos relacionados aos seus produtos e serviços prestados;

1.2 Que critérios podem ser trabalhados na INOXEL?

Além do conceito de controle, seria bom renovar e otimizar seus conceitos incluindo qualidade, renovação e segurança, direcionando para funcionários, pode-se citar, qualificação de seu profissionalismo e treinamento para capacitação e renovação para se criar novas ideias, já que, por causa da correria novas ideias ficam em segundo plano.

1.3 Considerando as ferramentas de gestão mais utilizadas pelas organizações líderes de mercado, quais ferramentas a consultoria indicaria à INOXEL?

Podem ser utilizadas varias ferramentas disponíveis, mas tomando cuidado para adequar a que melhor encaixa em cada empresa, como na INOXEL a melhor ferramenta de gestão seria planejamento estratégico, já que é um processo gerencial que ira reformular os objetivos para a seleção de programas de ação e execução levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.

2. SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Na caldeiraria INOXEL existem varias ameaças ao meio ambiente, tais como:

  • Emissão de gás poluente;
  • Descarte de resíduos corrosivos em locais não apropriados;
  • Utilizam aço inoxidável, aço carbono, alumínio e chapas galvanizadas, causando danos à natureza, entre outros.

E tudo isso ocorre principalmente por falta de políticas ambientais dentro da empresa.

A necessidade de fiscalização por parte dos governos e também da sociedade, tem que ser severa e às vezes radical, em caso das empresas serem reincidentes.

Além deste diagnóstico, a gestão ambiental é de responsabilidade não só das empresas e governo, mas também de toda sociedade. Nós temos um compromisso com a natureza, sabemos que, tudo que atinge de forma destrutiva o meio ambiente, acaba atingindo o ser humano de forma desastrosa e muitas vezes permanente. A capacidade administrativa do empresário, não pode ser baseada somente no lucro, a uma tendência mundial para o consumo de produtos ecologicamente corretos. Ficando cada vez mais difícil as empresas ganharem mercados destruindo o meio ambiente. Podemos afirmar sem duvida, que hoje a sociedade esta mais atenta à degradação ambiental, a uma fiscalização rigorosa nos países emergentes, isto ocorre porque na sua maioria são os grandes detentores de florestas e rios intactos. É preciso salientar que devido à desigualdade social dos países emergentes e falta de políticas, de educação ambiental adequada, a população menos favorecidas ainda não tem uma consciência ecológica correta, basta observar os lixos produzidos pelo consumo desenfreado de bebidas envasadas com garrafas (pet) que seus destinos acabam sendo quase sempre o leito dos rios e mares, sem contar nos lixos que são deixados também as margens de rios. Podemos afirmar que há uma preocupação ambiental eminente nesse sentido, uma cobrança diária dos órgãos do meio ambiente, para que as prefeituras e empresas privadas implantem usinas de reciclagem a fim de atingirem a totalidade dos lixos recolhidos nas grandes cidades e também industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (147.5 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com