TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Poder de negociação dos fornecedores

Por:   •  15/6/2018  •  Ensaio  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

  1. Poder de negociação dos fornecedores

Temos como a terceira força de Michael Porter o poder negocial dos fornecedores, o mesmo é um fator que, apesar de pouco controlável, pode influenciar negativamente toda a sua estrutura. Sendo uma ótica semelhante à barganha dos compradores, mas agora voltada ao fornecimento de insumos e serviços para a empresa. Essa força usa como método avaliar se pode utilizar várias matérias-primas e fornecedores em prol de reduzir a dependência e controlar o impacto das matérias nos seus custos de produção e margens de lucro. Devendo também considerar o poder negocial, na medida em que se comercia um grande volume de vendas de determinado fornecedor, maior é a facilidade em negociar com ele preços baixos, e prazos de entrega curtos. Com base nas pesquisas foi possível encontrar as seguintes informações a baixo:

Os fornecedores têm poder de barganhar quando:

  •  o setor é dominado por poucas empresas fornecedoras;
  •  os produtos são exclusivos, diferenciados, e o custo para trocar de fornecedor é muito alto;
  • o setor de negócios em questão não tem representatividade no faturamento deste fornecedor.

  1. Os atuantes que competem diretamente ao ramo téxtil são os fornecedores de fios e maquinários. Esse fornecedores trabalham em prol da qualidade dos fios e das inovaçãos das máquinas. Apesar dos mesmo não compretirem entre si, competem entre fornecedores do mesmo produto, para então serem escolhidos para comporem o time que constituem a determinada indústria téxtil.
  1. Há vários fatores que podem impactam a concorrência mista do poder de negociação entre os fornecedores e fornecedores compradores. Temos como exemplo os produtos similares do ramo téxtil. A similaridade da qualidade dos fios, bem como cores e cortes. Outro forte exemplo são funções similares dos produtos e também o preço elevado.
  1. Um fator que é resposável por influenciar esse poder a favor da indústria é a existência muitos compradores e poucos fornecedores. Em outras palavras, quando a marca do fornecedor é muito forte, quando sua  organização não é tão relevante para o fornecedor ou quando simplesmente é fácil para o fornecedor encontrar novos compradores.

Segundo Porter (1989), a vantagem competitiva surge do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação pela empresa. O valor é aquilo que os compradores estão dispostos a pagar, e o valor superior provém da oferta de preços mais baixos do que os da concorrência, por benefícios equivalentes ou do fornecimento de benefícios singulares que mais do que compensam um preço mais alto. A questão da criação e percepção do valor pelo consumidor tem grande importância na obra de Porter e se constitui como um dos pontos importantes da sua teoria. Para ele, um fato para o entendimento da vantagem competitiva muito importante é justamente como o valor é captado pela cadeia, e isso é possível de perceber através da análise estrutural da indústria.

http://www.portalnovarejo.com.br/2014/01/24/as-5-forcas-de-porter-aplicadas-ao-e-commerce/

http://www.venki.com.br/blog/modelo-de-forcas-de-porter/

https://lucidarium.com.br/2012/11/25/os-determinantes-da-competicao-as-5-forcas-competitivas/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com