TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Poder dos Príncipios-Chave: Foco nos resultados

Por:   •  16/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Curso: Administração

Disciplina: Gerenciamento da produtividade pelo método GTD (EaD)

Discente: Thayana Lopes de Almeida

(Atividade 10: Tarefa) Resenha crítica envolvendo os textos das aulas da semana “O Poder dos Príncipios-Chave: Foco nos resultados”.

O método GTD, criado por David Allen, possui alguns princípios básicos que direcionam sua aplicação: Capturar, Processar, Organizar, Refletir e Engajar. Outrora conhecido às funções e procedimentos de cada etapa, se faz necessário atentar-se para algumas implicações que possam ocorrer no indivíduo dirigente.

A aplicação deste método tem por objetivo liberar a mente das distrações, melhorando o desempenho em realizar determinada tarefa. Comumente, ocorrem diferentes reações nas pessoas ao realizar alguns desses passos, tanto de bem-estar, quanto de mal-estar mental, sendo de grande importância identificar qual é a fonte desses sentimentos positivos ou negativos, para que seja possível capturá-los ou eliminá-los, respectivamente.

O sentimento negativo não surge pelo excesso de trabalho (ele sempre existirá), mas sim pelo resultado do não-cumprimento dos acordos feitos consigo mesmo. Para evitar o descumprimento dos acordos e esquivar-se deste sentimento, pode-se optar por não fazer acordos (não pegar responsabilidades que não lhes sejam pertinentes ou que não darão conta), cumprir os acordos (lembrar de marcar como concluído os acordos cumpridos ou usar a regra-dos-dois-minutos para sanar tarefas rápidas) ou renegociar os acordos (reprogramar o compromisso, porém não deixar de fazê-lo). Fazendo dessa forma, liberará espaço para a mente focar no que de fato é essencial naquele período, tanto em âmbito pessoal, em grupo de pessoas, no dia a dia da organização e afins.

Depois de filtrados os acordos e tarefas, é indispensável decidir qual a próxima ação a se fazer e o porquê de agir desta forma, trazendo clareza no que ficou decidido, definindo de quem é a responsabilidade, aumentando a produtividade para realizar a atividade e também aumentando o  empoderamento sobre aquela decisão.

Todavia, é primordial que se mantenha foco nos resultados durante todo o processo, descobrindo o que se quer e como fazer acontecer, aliado à busca pelo autodesenvolvimento e pela maturidade para identificar as necessidades pessoais além dos da empresa.

Contudo, ressalta-se que, o método isoladamente não poderá fazer impactar na produtividade, mas o resultado do método dependerá de como cada indivíduo o aplicará.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com