TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Poder político juridicamente orientado para objetivos de interesse público

Por:   •  1/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Administração Pública Gerencial

Curso: Administração

Professor:

Nome do aluno: RUY ROMULO DE SOUZA CAMPOS

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. De acordo com Verbo (1968) o Estado é "um conjunto humano, um território e um poder político juridicamente orientado para objetivos de interesse público".

Com base nesta definição, apresente exemplos para cada uma destas partes componentes do Estado. (nota máxima 2,5)

Resposta:

1. Poder Político representa a soberania, é o exercício do poder do Estado, internamente e externamente.

2. Território é o espaço geográfico, a faixa de terra, o espaço aéreo e o espaço marítimo, que delimita o Estado.

3. Conjunto humano: representa à sociedade, a coletividade, a reunião de indivíduos num determinado território.

2. No sistema feudal, o modo de organização econômica, política, social e cultural baseou-se na posse da terra. Nesse contexto, intensificou-se a obrigação servil. Como uma das bases do sistema feudal, as relações sociais eram bastante hierarquizadas. Quem nascia servo ou senhor, assim se mantinha por toda a vida (imobilidade social).

Com base neste contexto, apresente um exemplo de sociedade atual que mantém este sistema de relações sociais e apresente vantagens e desvantagens do mesmo. (nota máxima 2,5)

Resposta:


      No feudalismo os poderes econômicos, políticos e jurídicos ficavam nas mãos dos senhores feudais. Na atualidade, a República Democrática Popular da Coréia (Coréia do Norte) é uma sociedade que mais se assemelha com sistema feudal.
     Apesar de o governo norte coreano divulgar que o país é altamente alfabetizado, com um índice de alfabetização de 99% (fonte Wikipédia), não há vantagens nesse sistema de governo, pois, existem outros países (caso da Noruega) que conseguem índices de 100% de alfabetização sem adotar a ditadura como forma de governo.

3. Leia a seguinte afirmação:

"A principal característica do Segundo Reinado (que durou 50 anos: 1840-1889), foi a alternância entre conservadores e liberais no poder. Assim era que, uma vez os liberais assumindo o poder, estes se tornaram conservadores" (KEHRIG, 2010, p. 69).

Com base na afirmação, faça uma análise crítica da mesma, relacionando com a realidade contemporânea e apresente exemplos. Resposta em, no máximo, 20 linhas. (nota máxima 3,0)

Resposta:

     Mesmo com os conflitos iniciais entre conservadores e liberais, a tendência política no Segundo reinado foi a conciliação entre os dois partidos. Inexistindo muitas  divergências ideológicas  entre os dois, pelo acesso ao uso da máquina do Estado. Essa alternância de poder, mas não de atitudes é uma constante na história da política do Brasil.
Um exemplo claro é o Partido dos Trabalhadores (PT), que passou de esquerda radical (como forte oposição à situação) para apenas esquerda e ao chegar ao poder, sendo situação, passou a ser considerado por especialistas políticos de centro-esquerda. E nesse vai e vem do poder fica a sociedade carente de representantes, sejam eles de esquerda, de direita, conservadores ou liberais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (286.5 Kb)   docx (519.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com