TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfolio Empresa Praticidade

Por:   •  18/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.159 Palavras (13 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Ciclo PDCA        4

2.2        Diferença entre recrutamento e seleção        4

2.3        Plano de recrutamento e seleção para vaga de tecnólogo em gestão ambiental        5

2.4        Programa de integração        6

2.5        Gestão do conhecimento        6

2.6        Processo de abertura de capital        8

2.7        Vantagens e desvantagens        9

2.8        Principais práticas de governança corporativa        9

2.9        Valor agregado        11

3        CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14

  1. INTRODUÇÃO

A empresa praticidade atua no mercado há mais de 10 anos na produção de descartáveis como copos, pratos, canudos entre outros. Após a percepção da queda de aceitação dos produtos no mercado e constatado que os clientes agora preocupam-se mais com questões ambientais, a proposta da produção textual objetiva indicar os fatores e caminhos tomados pela empresa Praticidade em relação a inovação ecológica e administrativa, adequando-se ao mercado e a legislação com novos meios de gestão e administração de seu capital, assim buscando novamente o forte posicionamento no ramo e destaque em seus produtos.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Ciclo PDCA

O ciclo PDCA é uma ferramenta muito utilizada no gerenciamento da qualidade dos processos e tomada de decisões que objetiva garantir o cumprimento das metas necessárias à existência da empresa.

Proposto na década de 30 por Walter A. Shewarth nos EUA, ficou conhecido como ciclo de Deming no Japão em 1950, onde foi aplicado pelo estatístico Ewards Deming.

Muito usado na área de desenvolvimento de software, indústrias que trabalham com processos manufaturados e desenvolvimento de novos produtos, com lugar importante na melhoria contínua e gerenciamento de mudanças.

O ciclo PDCA apresenta as fases de Plan (planejamento), Do (execução), Check (verificação), Action (agir).

A etapa da execução (Do), é o momento que ocorre a implementação do planejamento, onde se faz necessário pessoal capacitado para desenvolver as atividades, colocar em pratica a produção de seus novos produtos e maneiras de produção. Momento em que se deve registrar todas as variações, defeitos e desafios enfrentados, dados que serão posteriormente usados na fase de verificação.

Na fase de checar (Check) é o momento de avaliar o que foi desenvolvido, se o planejamento foi alcançado em relação as metas estabelecidas. Etapa onde utiliza-se ferramentas de controle para mensuração dos resultados alcançados, baseados em fatos e dados, e não em opiniões. E por fim avaliar se a aceitação aumentou e se houve redução da geração de resíduos da produção descartável.

A próxima fase é a ação (action), momento de atuar corretivamente sobre a diferença encontrada, buscando a causa raiz do problema para que ele não se repita, ou aplicar a correção ao planejamento, uma vez que as metas foram alcançadas.

  1. Diferença entre recrutamento e seleção

Conforme o crescimento e desenvolvimento da empresa existirá em algum momento o aumento de sua força de trabalho, devido ao aumento de produção, disponibilidade de novos produtos, desenvolvimento de novas formas de controle e administração, onde será necessário pessoal capacitado para preencher as vagas disponíveis, seja elas por promoção de funcionários ou abertura de novos postos específicos.

Os termos Recrutamento e Seleção são dificilmente utilizados no processo de contratação, com seus diferentes conceitos, a ausência da especificação desses termos pode ocasionar a diminuição da credibilidade em relação a empresa e suas vagas disponíveis.

O recrutamento, seja ele interno ou externo, objetiva alcançar os candidatos para determinada vaga. Partindo da análise das qualificações profissionais e acadêmicas, responsabilidades, experiência, entre outras, assim identificando o candidato ideal.  

Após o recrutamento vem a etapa da seleção, que é basicamente encontrar a pessoa certa para ocupar determinado cargo na empresa. A seleção de candidatos é comparar as características de cada um com um padrão definido para a vaga, através de testes de conhecimento, psicológicos, aptidão e personalidade.

  1. Plano de recrutamento e seleção para vaga de tecnólogo em gestão ambiental

O processo seletivo para o cargo de tecnólogo em gestão ambiental segue alguns passos definidos para encontrar o candidato mais capacitado para ocupar a vaga.

Descrição da vaga

O profissional deve elaborar e implantar projetos ambientais, gerenciar a implementação do sistema de gestão ambiental (SGA), implementação, gestão e controle da emissão de poluentes, administrar resíduos e procedimentos de correção e assistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (164.8 Kb)   docx (225.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com