TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio 6º semestre Caso Empresa Praticidade

Por:   •  19/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.081 Palavras (13 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10][pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Implementação do ciclo PDCA        4

2.2        Contratação de um tecnólogo em Gestão Ambiental        4

2.3        Questões trabalhistas        7

3        CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12

  1. INTRODUÇÃO

A empresa “Praticidade” é uma empresa que atua no setor de produção de copos plásticos, canudos, pratinhos e outros, á mais de 10 anos. Como toda empresa que deseja se destacar e ter o seu produto sempre no topo, ela precisará se reestruturar no âmbito de reciclagem e destinação dos seus produtos, pois seu público está atento e tem reduzido as compras com a empresa por não ter um plano bem elaborado para a redução do descarte indevido no meio ambiente.

Ao longo dessa consultoria, serão apresentadas formas de descarte correto, reutilização e uma gestão exclusiva para cuidar desse setor, ajudando também a empresa agregar valor no mercado financeiro, onde seus diretores e stakeholders desejam ingressar.


  1. DESENVOLVIMENTO

Ao longo desse texto será mostrado através do ciclo PDCA, como a empresa fará para se adequar as leis e normas vigentes, através de capacitação de colaboradores, contratação de um responsável pela gestão Ambiental da empresa, a utilização de recursos para a reciclagem, diminuição de custos e a entrada da empresa no mercado de ações.

  1. IMPLEMENTAÇÃO DO CICLO PDCA

Sabendo que a empresa Praticidade já vem atuando e tentando melhorar a sua produção dentro das normas ambientais e tem se planejado em conformidade legal, foi preparado através dos dados disponibilizados pela empresa, um sistema de gestão ambiental, onde foi utilizado o ciclo PDCA, que gera uma riqueza maior nos detalhes de execução, checagem e tomadas de decisões futuras. Segue o relatório:

  • Etapa de planejamento(PLAN):

  Identificação do problema: foi verificado que há grande geração de resíduos que resultam da produção de descartáveis, esses resíduos não podem ser dispensados diretamente ao meio ambiente por apresentarem longos tempos para decomposição;

  Estabelecimento da meta: a empresa busca implantar um sistema de gestão ambiental, o qual buscará trabalhar incorporando práticas adequadas á empresa focando em desenvolver um conjunto de diretrizes e atividades administrativas e operacionais (planejamento, direção, controle, alocação de recursos, etc)

  Análise do fenômeno: empresa não tem local correto para acondicionar os resíduos, tem contrato com empresas que reciclam corretamente, mas precisa modernizar o processo, colaboradores precisam de treinamento correto, não tem um profissional que cuide da gestão ambiental;

 Análise das causas: Falta de planejamento, espaço e má gestão dos resíduos;

  Elaboração de um plano de ação: Empresa disponibilizará um barracão para armazenagem, separação, pesagem, trituração, alocação correta de resíduos, expedição para venda do produto final de descarte. Também serão feitas mudanças em alguns materiais para produção de canudos, onde o mesmo é um dos maiores descartes da população, esse será substituído por matéria prima de palha ou papelão, por ser um material biodegradável, que irá levar menos tempo para se decompor. Seguindo as ISSO 9001 e 14001;

  • Etapa de execução (DO): Para colocar em prática o planejamento a empresa segue o seguinte fluxograma:

  • [pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29][pic 30][pic 31][pic 32][pic 33]

[pic 34]

[pic 35]

[pic 36]

  • Etapa de Verificação (CHECK): a função da Etapa Check é verificar se a meta foi atingida. Nesta etapa existem apenas dois caminhos a seguir: ir para a padronização (Etapa Act), quando a meta foi atingida, ou reiniciar o ciclo PDCA para avaliar as causas que impossibilitaram o sucesso do projeto. Neste caso verificou-se que desde o início do trabalho realizado os processos estão fluindo, a empresa está tendo o retorno com menos custos de matéria prima, os resíduos gerados pela empresa estão sendo descartados da maneira correta, seguindo as normas da ISO9001 e ISO14001, onde colaboradores foram treinados para fazer todo o processo de separação, trituração e armazenamento, tendo responsáveis por cada etapa, para verificação de todo esse processo.
  • Etapa De Agir: essa parte consiste em fazer uma revisão de todo o processo. Percebe-se que a empresa ainda precisa melhorar, para que chegue perto de cem por cento de aproveitamento, tendo como base o PDCA, a cada três meses será realizado uma nova fase e metas para o cumprimento das normas ambientais;
  1. ETAPA 2 – CONTRATAÇÃO DE UM TÉCNOLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL

Com as mudanças que estão sendo feitas na empresa, viu-se a necessidade da contratação de um profissional na área de Tecnólogo em Gestão Ambiental. O tecnólogo em Gestão Ambiental tem a missão de planejar, gerenciar e executar atividades relacionadas ao meio ambiente, que podem ser:

  • Diagnóstico de situação
  • Avaliação de impacto ambiental
  • Proposição de medidas mitigadoras, corretivas e preventivas
  • Recuperação de áreas degradadas
  • Acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental
  • Regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente
  • Avaliação de conformidade legal
  • Análise de impacto ambiental
  • Elaboração de laudos e pareceres
  • Elaboração de programas de educação ambiental
  • Desenvolvimento de pesquisas e trabalhos na área
  • Assessoramento e consultoria em gestão ambiental
  • Certificações de qualidade em gestão ambiental

Para tanto será realizado uma fase de recrutamento e seleção de candidatos. Para se entender melhor essa parte, vai uma explicação:
Recrutamento é o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Diz respeito ao anúncio da vaga que pode ser realizado de três formas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (298.3 Kb)   docx (251.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com