TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Apresentação da Empresa

Por:   •  30/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 Apresentação da Empresa        4

2.2 Estrutura Orgnizacional        5

2.3 Administração da Produção................................................................................6-7

2.4 Simulação Empresarial.......................................................................................7-8

2.5 Logística..............................................................................................................8-9

3 CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11



  1. INTRODUÇÃO

Esta produção textual deriva de um processo investigativo que tem por objetivo realizar uma entrevista na empresa em que trabalho. Abordou-se sobre aspectos de sua estrutura organizacional, administração de produção, simulação empresarial e logística.

A empresa escolhida foi no ramo de armazenamento de combustíveis líquidos, onde iniciou suas atividades em 2013 com um armazenamento total de 60 milhões de litros e em apenas três (3) anos está ampliando para acrescer mais 44 milhões de litros, totalizando 104 milhões de litros de derivado de petróleo armazenados.

A pesquisa é classificada como bibliográfica; pois se utiliza de contribuições de diversos autores sobre determinado assunto, como fontes: artigos específicos, livros e referenciou-se no método dialético para análise e interpretação de dados.

O trabalho foi sistematizado em tópico único de desenvolvimento, divididos em sub tópicos dentro do desenvolvimento, acrescido desta introdução, e conclusão das considerações finais e referências.

Inicialmente realizou-se uma breve descrição da empresa dando ênfase em sua estrutura, citando ramo de atuação, logo após foram descritas as respostas do questionamento de acordo com o entendimento das disciplinas estudadas, em seguida foi elaborado uma análise do entendimento de como a empresa gerência suas atividades.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. apresentação da empresa.

  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.

Sua estrutura pode ser disposta da seguinte maneira.

[pic 8]

2.3 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO.

Podemos descrever a Função dentro da Administração de Produção como Atacadista de Produtos pois seu objetivo social é a prestação e exploração de serviços de armazenagem de combustíveis líquidos, seu principal carro chefe. Construindo tanques para disponibilizar aos clientes espaço de armazenamento de seus produtos com eficiência, qualidade, agilidade e segurança.

Após quatro (4) anos de operações a empresa deparou-se com a necessidade de aumentar sua área de estocagem e realizar manobras de navios no período noturno, buscando assim operar o Terminal 24 horas com carga e descarga de produtos, estes são os gargalos que podemos apresentar até o momento, mas nada que não haviam pensado no desenvolver do projeto. Pois com olhos no futuro e um excelente planejamento o Terminal foi concebido para armazenar 160 milhões de litros, sendo dividido em três partes. Incialmente projetado para armazenar 60 milhões, assim que houvesse a necessidade ampliariam para mais 44 milhões que é o que está acontecendo neste ano de 2017 e sua infraestrutura portuária com instalações necessárias para que possam realizar atracações noturnas, dependendo apenas da liberação das autoridades marítimas o que já foi solicitado.

A procura por tanques para armazenamento de derivados de petróleo no Brasil é muito grande, fazendo com que a empresa não necessite investir em um departamento de logística propriamente dito, os próprios clientes são os que divulgam o Terminal.

                         Com esta informação podemos descrever o processo da seguinte maneira.

[pic 9]

Para apoiar este processo a empresa conta com o apoio das Funções do Departamento de Recursos Humanos (RH), contratando e capacitando os colaboradores a Tecnologia da Informação (TI) apoiando com sistemas avançados e de ponta, fazendo com que os documentos sejam todos eletrônicos e também com o Sistema de Gestão Integrada (SGI) fazendo com que todo o sistema de gestão da empresa funcione de forma eficaz.

  1. SIMULAÇÃO EMPRESARIAL

Após reuniões com os gestores das áreas de administração, produção, departamento de recursos humanos, marketing, logística e finanças, com uma severa investigação para tentar alavancar alguma falha nesses processos e levando em considerações o aprendizado nas tele aulas, literaturas digitais e físicas, posso afirmar com convicção que não foi encontrado situação difíceis que venha comprometer de alguma forma com o desempenho da empresa.

Tanto é que a empresa iniciou suas atividades em meados de 2013, já com toda a planta inicial e projetos de ampliações prontos e com definições de período para realizar suas etapas baseando-se em um estudo e simulações de mercado o que vem ocorrendo como previsto. Uma das ampliações que estava prevista para iniciar em 2018 já está em fase de conclusão, os potenciais clientes que foram levantados na época estão com contratos fechados com a empresa, no estudo de crescimento apontou-se a criação de uma nova empresa para realizar a importação de produtos a mesma iniciou suas atividades em 2016, como previsto.

Pensava-se também em mão de obra capacitada para operar o terminal de tal forma a não vir comprometer as operações na qual é local e a empresa promove   capacitação podendo moldar o operador conforme deseja.

Não tiveram problemas em conseguir clientes, os clientes de hoje procuraram a empresa para criar as instalações que funcionam a nível satisfatório proporcionando uma logística de alta qualidade para poder distribuir combustíveis em toda a região norte.

A gestão financeira é muito bem arquitetada, utilizando departamento de suprimentos apoiado pelo departamento de TI com desenvolvimento de ferramentas na qual existe todo um processo para aquisição, pagamentos e investimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (166.4 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com