TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfolio Interdisciplinar em Grupo

Por:   •  22/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.007 Palavras (13 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        3
  2. DESENVOLVIMENTO        4
  1. ETAPA 1        4
  2. ETAPA 2        5
  3. ETAPA 3        6
  4. ETAPA 4        6
  5. ETAPA 5        7
  1. CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13

  1. INTRODUÇÃO

A confecção dessa produção textual é voltada para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades provenientes dos conteúdos ministrados ao longo do semestre letivo atual. Tanto a teoria como a prática são essenciais para a formação acadêmica, assim a intenção dessa proposta é trazer para a discussão uma situação geradora de aprendizagem diretamente vinculada a um estudo de caso hipotético para que se consiga compreender as semelhanças e divergências existentes em sua atuação profissional e construir uma carreira de sucesso.

Esse artigo possui como temática de exploração “Da informalidade empresarial para a formalidade”, assunto bastante relevante e de grande valia no contexto cientifico da gestão, pois evidencia claramente uma crescente elevação do número de empresas no mercado brasileiro, onde muitas pessoas ingressam no empreendedorismo por necessidade e assim acabam que por não formalizar os negócios devido a grande burocracia e custos. A pandemia trouxe uma alavancagem para com o número de empreendedores por necessidade, pois diversas pessoas ficaram desempregadas e buscaram uma maneira de gerar alguma renda. Assim, a finalidade dessa pesquisa é gerar apoio para os empreendedores que estão na informalidade entrarem na legalidade.

Para tanto, inicialmente será definido um planejamento de cunho estratégico, elaboração de ações e estratégicas competitivas e determinação de um projeto de alavancagem do empreendimento após a sua efetivação na formalidade. Trataremos acerca da teoria administrativa contingencial para se alçar melhores resultados para o negócio, evidenciando as empresas orgânicas e mecanicistas. Será relatado o impacto da elevada inflação para as novas empresas e também para aquelas que estão fixas no mercado e discutir as principais habilidades que um gestor deverá conter, assim como os devidos regimes tributários que podem ser praticados.

Essa produção será baseada na metodologia de revisão integrada de literatura como forma de buscar conhecimentos mais aprofundados sobre a temática em estudo por meio do livro didático da disciplina e ainda assim, através da biblioteca virtual, artigos, dissertações, teses, dados e informações estatísticas para melhor entendimento do cenário atual e elaborar as atividades solicitadas em prol da experiência de conhecimento das possibilidades e desafios do mercado.

Portanto, a importância da construção desse texto cientifico se pauta exclusivamente pela necessidade de entender como se dar e funciona a informalidade das organizações e a melhor maneira de orientar e gerar apoio para aqueles empreendedores que desejam formalizar os seus negócios e crescer dentro do mercado atuante com melhores vantagens competitivas.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. ETAPA 1

Toda e qualquer empresa que se encontra na informalidade necessita adotar a realização de um planejamento estratégico efetivo e de qualidade para buscar melhores resultados e consequentemente crescimento do seu negócio no mercado. A elaboração de seu ideário empresarial é um aspecto bastante relevante nesse processo, pois orientar o empreendedor no mercado em prol de seu desenvolvimento.

Então, é fundamental o conhecimento do conceito de planejamento estratégico por parte dos empreendedores que se encontram na informalidade e aqueles que ainda pretendem ingressar nesse mercado. De acordo com Andreuzza (2012) afirma que:

planejamento estratégico é um conjunto de ferramentas que por si só são insuficientes, mas quando é seguido de planejamentos táticos e operacionais, consiste em robusta ferramenta para implementar o pensamento estratégico da organização. Ainda segundo o autor, o Planejamento Estratégico é relacionado com os objetivos de longo prazo e com as estratégias e as ações para atingi-los, que atingem a organização com um todo.

No entendimento de Müller (2003), com a adoção do planejamento estratégico, não se pretende adivinhar o futuro, mas traçar objetivos futuros viáveis e propor ações para alcança-los. O autor menciona também que com isso é possível afirmar que para iniciar um Planejamento Estratégico, primeiramente é necessário fazer uma análise do mercado e definir a estratégia a ser tomada pela organização.

A partir do momento em que se elabora o seu planejamento estratégico e efetiva a sua devida formalização no mercado é necessário que o empreendedor busque por novas oportunidades para tornar o negócio mais competitivo frente aos seus concorrentes. A melhor estratégia a se utilizar nesse contexto é a diferenciação, buscando efetivar um maior valor direto aos seus consumidores por meio dos produtos e serviços ofertados, o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, únicos e exclusivos, assim consegue-se elevar os lucros, agregando mais enfoque e projeção de sua marca no mercado, além da qualidade. Verifica-se que a finalidade maior da concorrência é sempre ofertar um menor preço para se destacar, tornando essas ações mais efetivas para tal objetivo.

De acordo com Kotler e Armstrong (2007) contesta que uma estratégia de diferenciação é tida como uma ação praticada por empresas que desejam ofertar aos seus consumidores um produto único, diferente e exclusivo de todos aqueles outros itens que são oferecidos pelos os seus concorrentes no mercado atuante. A principal finalidade da aplicação desse tipo de estratégia se pauta em elevar o seu diferencial competitivo. Para tanto, uma organização efetivará tal estratégia a partir da reflexão de suas forças, fraquezas, necessidades e desejos dos clientes e o nível de valor que consegue atingir com o que se oferta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (172.5 Kb)   docx (89 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com