TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Interdisciplinar em Grupo

Por:   •  27/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.379 Palavras (10 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1 Importância Do Trabalho Docente Nas Classes Hospitalares / Serviço De Atendimento A Rede De Escolarização Hospitalar        4

2.2 Desenvolvimento Histórico Sobre As Classes Hospitalares No Brasil.        5

2.3 A Classe Hospitalar Do Hospital Municipal Jesus        6

2.3  Classe Hospitalar        8

3        CONCLUSÃO        9

4        REFERÊNCIAS        10

  1. INTRODUÇÃO

O processo pedagógico atualmente não acontece somente em ambientes escolares, e professores atuando em hospitais já é uma realidade, nesse novo cenário que se pretende criar condições para que se desenvolva práticas científica que permita e respeite as diversidades

A prática do pedagogo poderá ocorrer em ações e projetos nas unidades de internação, na ala de recuperação para crianças que precisam de estimulação e também no ambulatório.

A pedagogia hospitalar deve oferecer atendimento emocional e humanístico tanto para o paciente quanto para a família que as vezes apresentam problemas psicológicos. O atendimento vai depender do espaço físico e o tipo de convênio firmado das necessidades do hospital. É importante envolvimento com o doente.

Essa prática já é possível e importantíssima tendo jovens e crianças internados por longos períodos sendo possível continuar sua aprendizagem além da sociabilidade que não deixarão de ter nesse período de tratamento.

É um momento histórico da pedagogia onde começa a ser quebrado os paradigmas sobre o perfil do pedagogo e começa a surgir um novo profissional voltado para uma nova perspectiva. Falamos também no fato que a pedagogia hospitalar oferece a criança e ao jovem hospitalizado a valorização de seus direitos à educação e saúde.

                               

                       

       

             


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DOCENTE NAS CLASSES HOSPITALARES / SERVIÇO DE ATENDIMENTO A REDE DE ESCOLARIZAÇÃO HOSPITALAR

A secretaria de Estado do Paraná implantou o serviço de atendimento a rede de escolarização hospitalar.

Esse serviço atende crianças, adolescentes e idosos, jovens e adultos eu se encontram impossibilitados de frequentar a escola em virtude de internamento hospitalar ou tratamento de saúde.

O Sareh promove a universalização da educação, reconhece o atendimento formal do atendimento educacional em ambiente hospitalar; destacando as seguintes estratégias: organização da rede de coordenadores do serviço em todo estado, processo de seleção e capacitação de professores, sistematização de informações por meio do portal Educacional do Paraná. O diferencial deste serviço se confirma em garantir a presença de um pedagogo responsável pela organização do trabalho pedagógico na instituição de saúde, articulação entre família e escola, hospital e trabalhando com uma equipe de três professores divididos por áreas do conhecimento atendendo todas as disciplinas curriculares da educação básica. A prática pedagógica do Sareh está voltada para perspectiva da educação universal e inclusiva.

Esse trabalho é muito importante para o educando que se encontra afastado da sua escola de origem por longo período para tratamento de diferentes enfermidades.

Os hospitais universitários abrem espaço para estágio de acadêmicos dos cursos de licenciatura, uma experiência ano ambiente hospitalar, amparada pelas diretrizes para formação de professores da educação básica em nível superior. Seria relevante que as instituições de ensino superior pudessem discutir outros espaços educativos como campo de estágio, é o caso dos hospitais garantindo a educação na forma da lei. É emocionante ver o trabalho dessa equipe de pedagogos em hospitais, as crianças se sentem felizes e sabem que apesar da doença são capazes de realizar as atividades que antes eram feitas no ambiente escolar, se esquecem por estantes que estão doentes, melhorando assim seu imunológico, as crianças são atendidas em leitos ambulatórios; na UTI cardiologia podemos ver como é essencial para essas crianças, estar perto de um professor, os alunos aprendem todas as matérias da grade curricular, o objetivo é que essas crianças estejam sempre aprendendo, buscando á interação com o exterior dos hospitais mantendo os sempre informados do cotidiano; essas crianças também são atendidas no setor de hemodiálise, no corredor enfim, a equipe todo o tempo instiga a criança a pensar no que ela gosta de aprender, os jogos além de fazer com que se esqueçam um pouco da condição faz com que aprendam matemática, cálculos naturalmente e de modo prazeroso. Existe uma biblioteca muito rica, e leituras todo o tempo.

Também participam de oficinas culturais envolvendo pacientes e familiares, estamos falando de experiências vividas no hospital pequeno príncipe. O tempo todo é oferecido oficinas com o apoio de outras instituições.

2.2 DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO SOBRE AS CLASSES HOSPITALARES NO BRASIL.

A classe hospitalar tem sua origem no início do século xx na França, no Brasil iniciou-se em 1950; há registros de que em 1600 no Brasil colônia já havia atendimento escolar aos deficientes físicos da na Santa Casa de misericórdia em São Paulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (164.7 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com